Mistério: o que causou o Dia Escuro?

Por , em 21.05.2012

O fenômeno aconteceu em 19 de maio de 1780 na Nova Inglaterra (EUA) e Canadá, e foi conhecido como o Dark Day ou Dia Escuro. Pelo nome, você já entendeu: foi um dia escuro.

Nos últimos 232 anos, historiadores e cientistas têm discutido a origem do evento: seria um vulcão, uma nuvem de fumaça, um asteroide, ou algo mais sinistro?

Com o pouco conhecimento da época, as pessoas estavam com medo, e alguns advogados de Connecticut (EUA) achavam que estava ocorrendo o Julgamento Final, principalmente por que nos dias anteriores, tanto o sol quanto a lua tiveram uma luz avermelhada.

Mas, o que poderia ter acontecido naquele dia de 1780?

O Departamento de Meteorologia apontou que uma nuvem espessa poderia baixar o suficiente para fazer as luzes das ruas acenderem e os carros terem que ligar os faróis. Mas é improvável que uma nuvem fosse capaz de causar todos os eventos do Dia Escuro.

Um eclipse também foi descartado, por que estes eventos são previsíveis, e não há registro de um naquele dia. Além do mais, eclipses duram poucos minutos.

Outra possibilidade seria a erupção de um vulcão – a erupção do Eyjafjallajokull espalhou cinzas na atmosfera o suficiente para obrigar aeroportos a cancelarem pousos e decolagens por toda a Europa Setentrional. Além disso, as cinzas vulcânicas podem causar “dias amarelos”.

Só que não há registro de atividade vulcânica naquele ano de 1780, o que faz com que uma nuvem vulcânica seja improvável. E a queda de um asteroide também é improvável, embora não possa ser desartada.

A resposta para este enigma pode estar nas árvores, acreditam alguns cientistas. Acadêmicos do Departamento de Silvicultura da Universidade do Missouri, EUA, analisaram troncos de árvores da Nova Inglaterra, em uma região em que prevalecem os ventos vindos do oeste. Eles encontraram anéis com marcas de incêndio datando daquela época.

O professor associado de geografia William Blake, da Universidade de Plymouth, EUA, aponta que houve uma seca na região em 1780, fazendo com que um incêndio seja provável.

Mas um incêndio florestal poderia causar um escurecimento como o relatado? O professor Blake conta que testemunhou incêndios na Austrália e que, quanto maior o incêndio, mais ele escurece o céu. E a combinação de fuligem e neblina pode fazer cair uma escuridão.

O relato de testemunhas oculares dá força à hipótese do incêndio florestal, já que alguns relatam que sentiram um cheiro estranho que parecia com o de uma casa de malte ou um forno à carvão.

O curioso é que dias escuros não são novidade. William Corliss, físico e cronista de eventos inexplicáveis, conseguiu reunir o relato de 46 dias escuros entre 1091 e 1971. Um deles assustou a população da mesma região em 1950, causado por um incêndio em Alberta (EUA). Algumas pessoas acharam que se tratava de um ataque nuclear ou um eclipse solar, pois a escuridão era tanta que parecia meia-noite para quem acordasse ao meio-dia.

E você, tem alguma outra explicação para o misterioso Dia Escuro?[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,50 de 5)

28 comentários

  • Jonny:

    Tem algo mais importante, quero saber quem ai sabe pronunciar o nome daquele Vulcão kkkk acho q o autor bateu a testa no teclado hsudhausd

  • Sthephanie Matos:

    Bom,acho que isso é um sinal dos últimos dias,assim como muitos outros.E na Bíblia em Mateus 24:29 vem falando sobre ele.Se quiserem,deem uma olhada.

    • Thy Zancheta:

      BOM esse sinal dos ultimos dias foi a quase 300 anos sinal que deus não ta com tanta pressa assim

    • Mila Malik:

      Se vc nunca leu a biblia thy, deve não saber que Jesus esta construindo moradas no ceu para nós, foi aberto o tempo do fim, em mateus 24:14 fala: e sera pregado este evvangelho do reino por todo mundo, para testemunho a todas as nacoes. Entao vira o fim.
      Deus esta esperando todos saberem do evangelho verdadeiro, se ninguem colaborar claro q nunca ele vira, estamos vivendo na geracao final. Antes de falar de Deus, vai saber sobre a biblia e dos planos dele

    • Darlison Sammet:

      Deus não está com presa por que ele ama a humanidade e quer salvar seus filhos… temos que ver isso por que Deus é amor e o nosso pai só quer o nosso bem, Deus e maravilhoso….

  • Rafael Azevedoe Juliana Floricena:

    OLÁ BOA NOITE. COISAS INEXPLICÁVEIS ASSIM EU DEIXO PARA O CRIADOR RESPONDER VEJA VCS MESMO O TEXTOS Á SEGUIR: Apocalipse 6:12 – o escurecimento do sol e da lua. O que tornou isto mais marcante foi o fato de que o tempo de seu cumprimento havia sido definitivamente apontado. Na conversa do Salvador com os seus discípulos no Monte das Oliveiras, depois de descrever o longo período de provação da igreja – os 1260 anos da perseguição papal, em relação aos quais ele havia prometido que a tribulação deveria ser encurtada – Ele mencionou certos acontecimentos que precederiam sua vinda, e fixou o momento em que o primeiro destes deveria ser testemunhado: “Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz” (Marcos 13:24). Os 1.260 dias, ou anos, terminaram em 1798. Um quarto de século antes, a perseguição tinha cessado quase inteiramente. Entre estas duas datas, de acordo com as palavras de Cristo, o sol devia escurecer
    Em 19 maio de 1780, esta profecia se cumpriu. Não foi um eclipse. Timothy Dwight diz: “A 19 de maio de 1780, houve um marcante dia escuro. Velas foram acesas em muitas casas, os pássaros estavam em silêncio e desapareceram, e as aves de capoeira retiraram-se para se empoleirar… Uma opinião muito geral prevaleceu, que o dia do julgamento estava à mão”. Citado em Coleções históricas Connecticut, compilada por John Warner Barber (2º Ed; New Haven: Durrie & Peck and J.W. Barber, 1836) p. 403. Para comentários adicionais sobre este evento, por favor continue lendo.

    O sol se converterá em trevas , e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor” Joel 2:31.
    A lua tornou-se vermelha como sangue na noite do dia “escuro” de 19 de maio de 1780. Milo Bostick em “História das pedras de Massachusetts” diz: “A lua que estava cheia, tinha a aparência de sangue”.

    Estrelas Caem do Céu.
    “E as estrelas cairão do céu” (Mateus 24:29).
    A grande chuva de estrelas teve lugar na noite de 13 de novembro de 1833. Ela era tão brilhante que um jornal podia ser lido na rua. Um escritor disse: “Por quase quatro horas o céu estava literalmente em chamas”*. Homens pensaram que o fim do mundo havia chegado.

    • Brian Carvalho:

      biblia não é fonte cientifica. alem de ser muito arcaica, ela contem informações de tradições e folclore. passar bem

  • Paulão RC:

    Incendios já deixaram a cidade onde eu moro como se fosse outro planeta como Marte rsrs, com o céu todo avermelhado como se fosse o fim do mundo mas nao totalmente escuro como foi citado nao, no texto diz que ficou escuro total como se fosse meia noite, e olha que as queimadas por sao muitas, quem quiser pesquisar pesquisa aí “Corumbá”.
    E naquela decada teve a erupçao do vulcao Eyjafjallajokull,

  • John jones:

    sera que e um aviso dos ets?

  • claudiohagra:

    O único “Dark Day” que eu mesmo senti e vi foi quando cortaram a luz daqui de casa!

  • Edilson C. Nascimento:

    Prezados,

    Pode ter sido um incendio mesmo, eu disse pode ter sido.

  • Eduardo:

    Fico me perguntando, embora eu seja muito cético: Poderia ter algo a ver com ovnis?

    • Cesar Grossmann:

      Poderia. Mas a gente tem que se guiar pelas evidências, pelo que pode ser comprovado. E se as evidências são insuficientes, então não dá para chegar a nenhuma conclusão. É um dos ônus do ceticismo: muitas perguntas ficam sem resposta.

    • Rafael Alves:

      Ceticismo não tão criterioso assim, pois poderia ser alienígenas, mas Deus de forma nenhuma.

  • Alnilam:

    Aqui já aconteceu algo parecido.
    Teve um dia no qual a escuridão tomou conta, o sol se tornou vermelho como sangue.Logo as pessoas se desesperaram, começaram a dizer que era o fim do mundo e tal.
    Na realidade tudo ocorreu por conta das queimadas. Cá estou numa pequenas cidade do Amazonas, na época teve uma infinidade de queimadas tanto aqui como nos estados vizinhos. Constantemente víamos o sol vermelho, a lua vermelha…mas teve apenas um dia no qual tudo escureceu.
    Tudo que li é bem familiar ao que passei nesse dia.

    • Vera figueiredo Silva:

      Credo, que meda!! rsrsr

  • Jonatas:

    Talvez tenha sido a passagem pelos restos de uma cauda de cometa, o que ocasionou não a queda de um, mas de milhares de meteoros pequenos, a maior parte totalmente desintegrada pelo atrito com a atmosfera, e seus restos formando a fuligem que escureceu o dia. Eles teriam se desmanchado completamente por serem compostos por substâncias menos densas que os clássicos meteoritos de ferro que formam crateras e grandes estragos. Mas alguns que atingiriam o solo poderiam causar alguns incêndios ocasionais isolados, bem diferente de uma queimada semi-apocalíptica ou erupção vulcânica que seria vista em outros lugares.
    Isso que citei já acontece numa escala menos intensa nas clássicas chuvas de meteoros que já conhecemos, mas imagino que um episódio de atividade mais massiva e intensa teria tais efeitos.

    • Brian Carvalho:

      foi a mão de deus. HUAEHUAEHUEAHUAEHUAEHUAEUHAEUHAEHUAE
      velho, vc não acha q se fosse uma suposta “chuva de meteoros” obviamente as pessoas veriam uma “rajada” de riscos luminosos no céu? é mais facil acreditar q foi uma queimada muito distante do que uma chuva de meteoros que quase incendeia a atmosfera. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Jonatas:

      Pense melhor, antes de caçoar dos outros, e não tente menosprezar meu conhecimento astronômico sem poder. O evento que citei seria uma chuva de meteoros sem precedentes, fiz questão de citar em meu comentário que não seria como as comuns. Pra você saber, foi um evento meteórico de alta intensidade que obscureceu a atmosfera a 65 milhões de anos matando plantas e animais. Meteoros de origem cometária ou asteróides encandecem o céu devido ao atrito com a atmosfera, mas no curto período da entrada, e quando são muitos a poeira dos primeiro já estaria escurecendo a visão dos demais. Ao se desintegrarem, dependendo de sua constituição, podem sim liberar grande quantidade de poeira, o que pode ter causado o evento. Detalhe, assim como a queimada pode ter sido distante, o início da chuva também.

    • Brian Carvalho:

      “fenômeno aconteceu em 19 de maio de 1780…”
      não quero desmoralizar ninguem. só falei q seu cenario é surreal e muito improvavel.
      Só penso q se fosse causado por supostos “meteos” não só uma região seria atingida.
      “Acadêmicos do Departamento de Silvicultura da Universidade do Missouri, EUA, analisaram troncos de árvores da Nova Inglaterra, em uma região em que prevalecem os ventos vindos do oeste. Eles encontraram anéis com marcas de incêndio datando daquela época.”

    • Jonatas:

      As pessoas não tinham comunicação, mas não eram burras. É perfeitamente distinguível incêndios de um evento sem explicação. A hipótese do incêndio é melhor que a tempestade meteórica, claro que é, pois tem mais evidências. Só o que apresentei foi uma outra possibilidade, não contei nenhuma piada.

    • Cesar Grossmann:

      O problema é: qual cometa? Cometas não aparecem em um dia e somem em outro, eles ficam semanas, meses no céu, visíveis. Mesmo se você passar pelo rastro de um cometa, é um evento que se torna periódico: todos os anos você vai ter um fenômeno do tipo.

    • Jonatas:

      Hoje são previsíveis, mas é possível que o dessa época tenha se desintegrado no Sol, já vimos isso acontecer, e poderia ter acontecido.

  • Glauco Ramalho:

    Mistério hein? Prá saber se isso foi algum evento astronômico externo ou algum evento meteorológico basta verificar se outras regiões do mundo passaram pelo mesmo, de preferência de latitudes e longitudes distantes. Se foi astronômico e externo, outras pessoas também viram. Sem contar que isso foi muito recente, o que não faltariam seriam gravuras e pinturas mostrando como foi o evento.

    Prá mim, incêndios florestais são comuns demais para assustar as pessoas ou deixar a lua vermelha ou o dia escuro! Qual a possibilidade disso ter sido um corpo – cometa – que esteve entre a Terra e o Sol?

    • Brian Carvalho:

      man, uma coisa é um incendio a “1000km de distancia” e vc sem nenhum meio de comunicação “moderno”. não tinha como as pessoas saberem o que aconteceu.

    • Andhros:

      Tem sempre a hipótese da alucinação coletiva…

    • Glauco Ramalho:

      Eu não acredito nisso. Parece uma forma de se empurrar a sujeira prá debaixo do tapete.

    • Cesar Grossmann:

      Se for um incêndio longe da visão da população afetada pelo fenômeno do dia escuro? A fumaça se eleva bastante, e o vento leva ela para longe, e pronto, você tem um dia escurecendo sem que você saiba por que. E como isto tem sido testemunhado em outros lugares e épocas, e em alguns casos sabe-se que é causado pela cinza e fumaça de incêndios…

Deixe seu comentário!