Mosca parasita transforma abelhas em zumbis

Por , em 5.01.2012

Como se não bastassem vírus mortais e fungos, as abelhas da América do Norte têm agora que lidar com outro vilão: moscas parasitas que fazem com que elas deixem suas colmeias e morram depois de vagar desorientadas como zumbis.

Cientistas já sabiam que o parasita, denominado Apocephalus borealis, infecta e mata abelhas e vespas. A mosca pousa nas costas de uma abelha e deposita seus ovos no abdômen do inseto. Quando ela vai embora, a colmeia já está completamente diferente, com abelhas desorientadas que morrem pouco tempo depois.

Até agora, cientistas descobriram abelhas parasitadas apenas em San Francisco, Califórnia e Dakota do Sul, nos Estados Unidos.

Pesquisadores observaram em laboratório que cerca de sete dias depois que os ovos são implantados em uma abelha, até 25 larvas de moscas emergem nas áreas da cabeça e tórax do inseto. Em estado selvagem, 13 larvas já foram observadas desabrochando em uma única abelha.

As abelhas parasitadas abandonam suas colmeias e começam a procurar fontes de luz, e rondam enquanto se comportam de maneira estranha. Elas parecem desorientas, andam em círculos, e quando perdem o equilíbrio, muitas vezes não são capazes de se levantar novamente.

Ainda não está claro como as moscas mudam o comportamento das abelhas, embora os pesquisadores acreditem que os parasitas afetem o ciclo natural de dia e noite dos insetos. Os pesquisadores também não sabem se as abelhas infectadas estão abandonando a colmeia para proteger as outras.

Esse fenômeno foi responsável pelo extermínio de 90% das abelhas de algumas colmeias. Em 2006, casos do tipo já haviam sido relatados, mas em menor escala. [LiveScience]

• Danilo:

Resident evil 6 – A morte das Abelhas

• Rodolfo:

resident evil

• Ícaro Jack:

Realmente as abelhas agem desta forma devido a destruição do seu sistema de órgãos internos. Or órgãos desses incetos são afetados pela eclosão dos ovos das moscas, principalmente os órgãos do sistema nervoso, fazendo com que as abelhas ajam de maneira desorientada, características de zumbis.

• antônia:

Aqui perto de casa em Vitoria-Es, duas vezes, apareceram dezenas (talvez mais de cem) abelhas mortas perto das lâmpadas do corredor do prédio. os corredores apareciam cheios de abelhas mortas no chão de manhã. mas não reparei se havia larvas.

A Ampulex compressa é uma vespa encontrada no Brasil que transforma as baratas em zunbis. Ela ferroa a barata, bota seus ovos nela e a conduz até o seu ninho como um homem conduz o cavalo puxando pelas rédeas. No ninho, a barata permanece viva aguardando os ovos eclodirem. Quando isso acontece, a larvinha da vespa entra em seu hospedeiro, onde irá se desenvolver até a fase adulta.

Comentarei este artigo com meu amigo apicultor, José Maria, do Mel São José.

• ísis:

Parece um filme de terror, fora os fatos científicos viáveis. Uma questão que me preocupa é como essa relação parasítica das moscas e abelhas pode causar prejuízos ao meio ambiente. Sem abelhas para polinizar as plantas, pouca coisa seria capaz de florescer apenas com o pólen levado pelo vento, pássaros, outros insetos, etc…
    Apesar disso, se as abelhas infectadas se afastarem da colmeia em prol da sua comunidade, terremos motivos para admirar ainda mais esse insetinho.

• Eset:

Isso acontece porque filhotes da mosca parasita se alimentam dos órgãos da abelha que continua viva por ter um sistema muito resistente, porém não dá tempo para seus órgãos se recuperarem, desse modo ela haje como uma retardada fazendo coisas típicas de um zumbi, inclusive ficar rodeando ponto de luz.

Talvez, a abelha esteja apenas tentando proteger sua colmeia, por isso ela vaga, desorientadamente, para fora da colmeia. As abelhas tem este instinto de cooperação, em pró da colmeia.