Mulheres “são melhores de garfo” que os homens

Por , em 25.01.2009

Um estudo realizado no Departamento Norte-Americano de Energia do Laboratório Nacional de Brookhaven mostrou que os homens, não as mulheres, são capazes de controlar o impulso de comer sua comida favorita. Os resultados podem ajudar a compreender o porquê de taxas de obesidade são mais comuns entre as mulheres do que entre os homens e porque as mulheres têm mais dificuldades de perder peso.

“Nossas descobertas podem ajudar a compreender o mecanismo neurobiológico que fundamenta a habilidade de evitar a ingestão de comida, além de sugerir novos métodos farmacológicos ou outras intervenções para ajudar as pessoas a regularem seus comportamentos alimentares e manterem uma dieta saudável”, disse Gene-Jack Wang, autor principal do estudo.

Os cientistas utilizaram tomografia de emissão de pósitrons para mapear a atividade cerebral de 13 mulheres e 10 homens (todos voluntários). Foram, então, analisadas as atividades cerebrais dos homens e das mulheres ao serem submetidos a observar e sentir o cheiro de suas comidas favoritas, mas não comê-las. Quando os cientistas pediram, eles deviam evitar a comida e a vontade de qualquer maneira. Cegou-se à conclusão de que homens conseguem controlar o impulso com muito mais facilidade do que mulheres.

“Mesmo quando as mulheres diziam não estarem com fome, suas atividades cerebrais continuavam as mesmas”, afirmou Wang. “Já os homens, quando deviam evitar a comida, apresentavam uma diminuição considerável em suas atividades cerebrais, mostrando maior controle.” [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Laura Macedo:

    ainda bem q nao tenho esse problema.. como beeeem.. e peso tranquilamente.. nao faço gosto de ninguém, faço o meu!

  • mayanna:

    poxa!!!!!que inveja! dos homens!agora ta explicado porque todas as mulheres correm loucas em busca de dietas!!!

  • Gih #):

    a diferença, é que as mulheres tentam perder peso…plo menos é o que se ve na rua.

  • Victor:

    Muito interessante! Este equipamento mostrou ser uma máquina da verdade, pois a mentira não esconde a atividade cerebral, pelo menos neste caso, o que pode trazer explicações até mesmos para a personalidade feminina! Eu só achei que o número de pacientes analisados foi muito pouco (13 mulheres e 10 homens) para conseguir uma generalização. Estatisticamente, a população analisada não representa toda humanidade. Eu, por exemplo, acho que não consegueria conter meu impulso. E estas pessoas? De onde eram? Da mesma região geográfica? Tinham a mesma cultura? Se não me engano, há sérias falhas de dedução estatística nesta pesquisa. Mas, como toda pesquisa, é um começo de outros estudos e abordagens.

  • Douglas Miranda:

    Tem gente que nem vai acreditar, mas às vezes eu esqueço que tô com fome, é só me distrair e foi… É o literalmente “não sabe nem a hora que tá com fome”, todo mundo já ouviu essa frase né?
    Deu pra notar que consigo controlar bem a fome, apesar de que como muito, e quando começo a comer…. hehe, só pra ter uma idéia, antes de dormir vão pelo menos 3 cachorros quente que eu mesmo faço com refrigerante (todo dia). Agora sim, tem gente que não vai acreditar, se eu não fizer exercícios eu PERCO PESO! Faço exercícios físicos pra manter ou ganhar massa…
    Só acho errado tá com fome e evitar comer…. se a pessoa tem tendência a engordar, creio que é só não comer muito. Vai almoçar? Coloca pouca comida no prato. Vai comprar algo? Compre só o suficiente pra matar a fome. E por aí vai… podemos escolher o que é melhor pra gente, raciocinar é o que nos diferencia dos outros animais (…frase esquisita do dia). 😛

Deixe seu comentário!