Nematóides de 46 mil anos “ressuscitam” no descongelamento do permafrost siberiano

Por , em 28.07.2023

À primeira vista, os nematoides podem parecer vermes redondos e pouco notáveis, mas não subestime-os.

Em 2018, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente quando encontraram e reviveram duas espécies microscópicas de nematoides no permafrost siberiano, estimando que sua idade fosse em torno de 42.000 anos. Uma pesquisa recente publicada em 27 de julho no periódico PLOS Genetics se concentra nesses antigos vermes e sugere que um deles pode pertencer a uma nova espécie chamada Panagrolaimus kolymaensis, nomeada em homenagem ao rio Kolyma, onde foram encontrados. O estudo investiga o mecanismo de sobrevivência do nematoide siberiano, comparando-o com outra espécie de nematoide, a Caenorhabditis elegans, comumente utilizada em laboratórios ao redor do mundo. Os pesquisadores propõem que os vermes P. kolymaensis possam ter na verdade 46.000 anos, com base na datação de matéria vegetal encontrada junto aos nematoides.

Teymuras Kurzchalia, um dos coautores do estudo e biólogo celular emérito do Instituto Max Planck de Biologia Celular Molecular e Genética em Dresden, afirma a precisão da datação por radiocarbono, confirmando a notável resistência desses organismos ancestrais.

As espécies Panagrolaimus são conhecidas por sua capacidade de se adaptar a ambientes hostis com exposição frequente à dessecação ou ao congelamento. Ann Burnell, professora emérita de biologia na Universidade de Maynooth, na Irlanda, que não participou da pesquisa, atesta a ampla presença dos vermes Panagrolaimus em todo o mundo.

Se as estimativas de idade forem precisas, esses nematoides exemplificariam um caso extraordinário de criptobiose – um fenômeno biológico em que um organismo suspende seu metabolismo para sobreviver em condições desfavoráveis.

No entanto, alguns cientistas permanecem céticos em relação aos resultados do estudo, como foi o caso quando os espécimes foram relatados inicialmente em 2018. Byron Adams, um biólogo da Universidade Brigham Young, expressa dúvidas sobre a idade dos vermes, sugerindo que a análise apenas comprova a idade do material vegetal circundante. Ele pede mais investigações para confirmar a autenticidade dos nematoides recuperados, propondo amostragem de solo para distinguir entre organismos antigos e contaminantes superficiais.

Kurzchalia, que não esteve diretamente envolvido no processo de coleta inicial, demonstrou confiar nos procedimentos de esterilidade utilizados pelos cientistas para evitar a contaminação moderna. Ele encontrou os vermes posteriormente, expressando interesse nos relatos e convidando um coautor russo para fornecer amostras para análise.

Além da datação por radiocarbono, os pesquisadores conseguiram induzir com sucesso os nematoides a entrar e sair da criptobiose usando pistas específicas de preparação.

Embora o mecanismo de congelamento testado no estudo tenha gerado algumas preocupações devido à sua natureza artificial, os pesquisadores encontraram evidências genéticas que apoiam a presença de genes relacionados à sobrevivência em P. kolymaensis, semelhantes aos observados na espécie comum de laboratório C. elegans.

A análise se mostrou desafiadora, uma vez que P. kolymaensis é partenogênico e triploide, tornando difícil obter um número suficiente de vermes para investigações genéticas. No entanto, os esforços foram considerados válidos, e as análises genéticas foram consideradas sólidas e intrigantes, independentemente das incertezas sobre a idade dos vermes.

Em conclusão, a descoberta desses nematoides ancestrais no permafrost siberiano abre fascinantes perspectivas sobre o mundo da criptobiose e a resiliência da vida em condições extremas. [ScientificAmerican]