Netflix estudou quão rápido nós assistimos nossas séries

Por , em 19.06.2016

Em tempos de Netflix e de séries surgindo por todos os lados, fica difícil acompanhar o ritmo ou até mesmo assistir tudo que gostaríamos. Mas quando gostamos de uma série, é difícil de largar, mesmo com todos os compromissos da vida adulta. Mas quanto tempo uma pessoa média leva para terminar uma temporada de uma série?

De acordo com a própria Netflix, não muito.

Os assinantes que terminam a primeira temporada de uma série, em geral, o fazem em uma semana, diz a Netflix. E as pessoas estão dedicando uma quantidade significativa de tempo para fazer isso: assistimos cerca de duas horas por dia.

Estas são algumas das conclusões de um estudo feito pela Netflix divulgado na semana passada, depois de localizar a sua base global de assinantes e analisar como eles assistiam as primeiras temporadas de mais de 100 séries de televisão durante um período de sete meses.

“Depois de três anos estudando lançamentos de séries originais e nove anos de streaming, podemos agora identificar alguns padrões, finalmente”, diz Cindy Holland, vice-presidente de conteúdo original na Netflix. “Agora estamos tentando distinguir que diferentes séries são consumidas em ritmos diferentes”, explica ela.

Usando números medianos, os resultados revelam que alguns programas são consumidos rapidamente, enquanto outros são vistos em um ritmo ligeiramente mais lento. Os gêneros que as pessoas assistem imediatamente? Horror e suspense. Os shows que levam um pouco mais de tempo? Dramas políticos e comédias sofisticadas.

Aqui estão algumas das tendências que a Netflix identificou entre os espectadores das primeiras temporadas:

Maratonas muito rápidas

Quão rápidas? A quantidade média de tempo que um usuário usa para terminar uma temporada é de quatro dias. O tempo gasto assistindo a cada dia é cerca de duas horas e 30 minutos.

Os principais gêneros são terror, suspense e sci-fi. Exemplos:

“Breaking Bad”;
“Sons of Anarchy”;
“The Fall”;
“The Walking Dead”;
“American Horror Story”;
“Orphan Black”.

“Estes são os que as pessoas assistem muito rápido e não necessariamente têm que pensar sobre as questões ou descompactar todas as piadas ou fazer uma pausa nos momentos dramáticos”, diz Holland.

Maratonas bastante rápidas

Quão rápidas? A quantidade média de tempo que os usuários demoram para terminar uma temporada é de cinco dias. Tempo gasto assistindo a cada dia é cerca de duas horas.

Gêneros: comédias dramáticas, crime, super-heróis. Exemplos:

“Fargo”;
“The Blacklist”;
“Orange is the New Black”;
“Nurse Jackie”;
“Jessica Jones”.

Maratonas mais relaxadas

Quão rápidas? A quantidade média de tempo para terminar uma temporada é de seis dias. Tempo gasto assistindo a cada dia é cerca de uma hora e 45 minutos.

Gêneros: drama político, comédias irreverentes, dramas históricos. Exemplos:

“Unbreakable Kimmy Schmidt”;
“Arrested Development”;
“House of Cards”;
“Homeland”;
“The West Wing”;
“Mad Men”.

Quando piadas de um show como “Unbreakable Kimmy Schmidt” estão sendo disparadas a um ritmo de metralhadora, as pessoas tendem a demorar mais tempo entre os episódios para digeri-las, explica Holland. E a empresa descobriu que com dramas políticos como “House of Cards” e “The West Wing”, os telespectadores tendem a “respirar”, aponta ela.

O estudo da Netflix incluiu programas atuais (“Fargo”) e outros que já estão fora do ar por algum tempo ( “The West Wing”). O serviço de streaming estudou unicamente seriados e programas que estavam disponíveis globalmente no serviço (Netflix tem mais de 81 milhões de usuários). O estudo abrangeu o período de outubro de 2015 até o início de maio. Os assinantes que não terminaram a primeira temporada de um show não foram incluídos.

Enquanto a Netflix considera que o modelo de maratona é o que os espectadores querem, alguns executivos de redes de TV a cabo tradicionais continuam a argumentar que a sua implantação de episódios semana a semana de programação original mantém seus shows nas conversas culturais por meses.

Mas Holland afirma que o estudo mostrou à empresa que, sim, os telespectadores da Netflix estavam inclinados a ver os programas de uma vez, e reforçou a fé da empresa em sua política de liberação de todos os episódios de uma série original de uma só vez.

O estudo é baseado em temporadas de lançamento. O que acontece depois?

“A tendência geral que notamos é que as temporadas subsequentes são consumidas ainda mais rápido do que as temporadas anteriores”, diz Holland. [NY Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

1 comentário

  • Frank Chan:

    Netflix tem que fazer atualizacao oque nao faz. Agora virou encher de lixo nacional. Pare de por lixo no ar. E comecem atualizar ta ruim

Deixe seu comentário!