Nível de açúcar no sangue afeta nosso desejo por alimentos

Por , em 25.09.2011

Segundo uma nova pesquisa, há uma ligação entre o açúcar no sangue e os desejos de comida nas pessoas, mas em algumas delas, obesas, esta ligação pode ser quebrada.

Os cientistas mostraram fotos de alimentos altamente calóricos, de baixa caloria e não alimentares a cinco indivíduos obesos e nove não obesos.

Quando os indivíduos não obesos tinham açúcar no sangue, as imagens de seu cérebro revelaram atividade elevada em seus centros de recompensa, o que os cientistas dizem que corresponde aos desejos.

Mas, quando o açúcar no sangue voltou ao normal, a atividade cerebral também voltou ao normal. No entanto, os participantes obesos apresentaram elevada atividade em resposta aos alimentos de alto teor calórico, independentemente do seu açúcar no sangue.

“Isto é significativo para a epidemia de obesidade, pois mostra pela primeira vez que pessoas obesas podem ter dificuldade em restringir-se quando confrontadas com alimentos altamente calóricos e pistas de alimentos no ambiente, e que estão em maior risco de ceder e consumir alimentos calóricos”, disse um dos coautores do estudo, Rajita Sinha.

Segundo os pesquisadores, isso não significa que todas as pessoas obesas comem demais, e não há necessariamente um caminho de ligação direta da atividade elevada no cérebro a um certo comportamento.

Os autores do estudo não perguntaram aos participantes se eles sentiram desejo de comer, nem examinaram as suas dietas. Ainda assim, o estudo faz alusão a uma relação complexa entre metabolismo, atividade cerebral e peso, que poderia um dia ajudar os médicos a tratar distúrbios metabólicos.[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!