Autópsias Cerebrais Sugerem um Novo Culpado por Trás da Doença de Alzheimer

Por , em 23.12.2023

Análise de tecido cerebral humano revela diferenças na maneira como células imunológicas se comportam em cérebros com a doença de Alzheimer em comparação com cérebros saudáveis, indicando um novo alvo potencial para tratamento.

Pesquisadores liderados pela Universidade de Washington, em um estudo publicado em agosto, descobriram que as microglias nos cérebros de pessoas com a doença de Alzheimer estavam mais frequentemente em um estado pré-inflamatório, tornando-as menos propensas a serem protetoras.

Microglias são células imunológicas que ajudam a manter nossos cérebros saudáveis, eliminando resíduos e preservando a função cerebral normal.

Em resposta a infecções ou para eliminar células mortas, esses adaptáveis moldadores podem se tornar menos esguias e mais móveis para englobar invasores e detritos. Elas também “podam” sinapses durante o desenvolvimento, o que ajuda a moldar a circuitaria para o bom funcionamento de nossos cérebros.

É menos certo qual papel elas desempenham na doença de Alzheimer, mas em pessoas com essa devastadora doença neurodegenerativa, algumas microglias respondem de maneira excessiva e podem causar inflamação que contribui para a morte de células cerebrais.

Infelizmente, os ensaios clínicos de medicamentos anti-inflamatórios para Alzheimer não mostraram efeitos significativos.

Para explorar o papel das microglias na doença de Alzheimer, os neurocientistas Katherine Prater e Kevin Green, da Universidade de Washington, juntamente com colegas de diversas instituições nos EUA, utilizaram amostras de autópsias cerebrais de doadores de pesquisa – 12 com Alzheimer e 10 controles saudáveis – para estudar a atividade gênica das microglias.

Usando um novo método para aprimorar a sequenciação de RNA de núcleo único, a equipe conseguiu identificar em profundidade 10 clusters diferentes de microglias no tecido cerebral, com base em seu conjunto único de expressão gênica, que orienta as células sobre o que fazer.

Três dos clusters não haviam sido vistos antes, e um deles era mais comum em pessoas com a doença de Alzheimer. Esse tipo de microglia tem genes ativados envolvidos em inflamação e morte celular.

No geral, os pesquisadores descobriram que os clusters de microglias nos cérebros de pessoas com Alzheimer eram mais propensos a estar em um estado pré-inflamatório.

Isso significa que eram mais propensos a produzir moléculas inflamatórias que podem danificar células cerebrais e possivelmente contribuir para a progressão da doença de Alzheimer.

Os tipos de microglias nos cérebros de pessoas com Alzheimer eram menos propensos a serem protetores, comprometendo sua capacidade de cumprir sua função na eliminação de células mortas e resíduos, promovendo um envelhecimento cerebral saudável.

Os cientistas também acreditam que as microglias podem mudar de tipo ao longo do tempo. Portanto, não podemos simplesmente examinar o cérebro de uma pessoa e afirmar com certeza qual tipo de microglia ela possui; acompanhar como as microglias mudam ao longo do tempo pode nos ajudar a entender como elas contribuem para a doença de Alzheimer.

“Neste momento, não podemos dizer se as microglias estão causando a patologia ou se a patologia está fazendo com que essas microglias alterem seu comportamento”, disse Prater.

Esta pesquisa ainda está em estágios iniciais, mas avança nossa compreensão do papel dessas células na doença de Alzheimer e sugere que certos clusters de microglias podem ser alvos para novos tratamentos.

A equipe está otimista de que seu trabalho levará ao desenvolvimento de novas terapias que possam melhorar a vida das pessoas com a doença de Alzheimer.

“Agora que determinamos os perfis genéticos dessas microglias, podemos tentar descobrir exatamente o que elas estão fazendo e, esperançosamente, identificar maneiras de mudar seus comportamentos que podem estar contribuindo para a doença de Alzheimer”, disse Prater. “Se conseguirmos determinar o que estão fazendo, talvez possamos mudar seu comportamento com tratamentos que possam prevenir ou retardar essa doença”. [Science Alert]