Novo papel é 500x mais forte que aço e 10x mais leve

Por , em 22.10.2008

Um novo papel de nanotubos marcará o como o material mais forte do mundo a ser usado na construção de aeronaves.

Nanotubos de carbono é uma destas tecnologias que se tornará onipresente e ganhará um vasto leque de aplicações nas próximas décadas. Uma das possíveis aplicações é utilizar folhas de nanotubos como material para a construção.

O material chamado de buckypaper parece um fino filme muito frágil. No entanto ele pode revolucionar a cara dos automóveis, aviões e mais produtos nos próximos anos.

O novo papel é feito de nanotubos de carbono entrelaçados. Graças à grande maleabilidade dos nanotubos ele tem excelente flexibilidade e se dobra como papel comum, mas pode ser 500 vezes mais forte do que o aço, seus criadores prevêem, enquanto tem apenas a décima parte do peso.

A super força do papel ocorre por causa da sua superfície concentrada de moléculas de nanotubos. Segundo um dos pesquisadores se você pegar apenas um grama de nanotubos e desdobrar cada tubo em uma folha de grafite poderá cobrir dois terços de um campo de futebol.

Os nanotubos já tem sido usados em uma quantidade limitada de aplicações como raquetes de tênis e bicicletas, mas esses produtos usam os nanotubos em pó em concentrações com 1 a 5% de nanotubos. O buckypaper contém quase 50% de nanotubos. Mas apesar de mais útil, também é mais caro.

As possíveis aplicações do material são como blindagem elétrica na indústria aeronáutica. Por ser muito mais leve do que as blindagens atuais, o papel de nanotubos eliminará peso da aeronave economizando combustível.

A equipe também pretende usar o material para substituir as folhas de grafite em notebooks, pois o buckypaper seria mais eficaz para na dissipação de calor. Eles também esperam usar o material em eletrodos de células de combustível, super capacitores e baterias.

O próximo passo será construir aeronaves inteiras, carros e revestimento para armaduras militares com o papel de nanotubos de carbono. Os militares já expressaram interesse. Os pesquisadores pensam que produtos comerciais poderão estar à venda em um ano. [DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

16 comentários

  • Val Brand:

    É tudo muito interessante, mas o que não se fala é se estes super-materiais poderão ser reciclados ou se teremos algum novo tipo de super-lixo indestrutível nos aterros sanitários.

  • Scientist:

    creio q nada suporte a velocidade da luz, alem e claro os fotons.esse material e forte mais so se nao tiver densidade nula a dinamica nao vai deixar que ele chegue a tal velocidade. mas ha pergunas a se fazer sobre sua maleabilidade, tenacidade, impermeabiliade,dureza,resistencia a corosao e acidos etc.

  • wilhan:

    esse material é otimo, com esse tipo de material as estruturas de diversos predios poderiam suportar ate mesmo um abal sismico

  • DR NEXT – R:

    COMO SERÁ O NANO PRIMAVERA,,,,UM PAPEL HIGEINICO QUE NÃO RASGA.
    MUITO BOM,,,,,,,,,

  • DR NEXT – R:

    Será que teremos papel higienico de alta resistencia também, assim não rasga tão facil !!!
    temos que pensas em todas aplicações
    Nano primavera, rsrsrsrsrs

  • debora:

    Um material sem dúvidas incrível, gostaria de saber se este material poderá substituir plataformas hidraulicas de guincho onde devem suportar presos incríveis de outros veículos, caminhões,caçambas e materias de todas as diversidades>

  • João:

    Suportar uma viagem a velocidade da luz? É… meu amigo… acho que as coisas andam meio equivocadas por aí hein…

  • Athos:

    Sempre sonhei em voar em um avião feito de papel!rsrss

  • Vono`:

    Será que isso abre margem para um material tão resistente ao ponto de suportar uma viagem na velocidade da luz e testar a teoria de viagem no tempo ??

    Tomara =)

  • Guilherme:

    Só me interesso pelos livros eternos…

    =]

  • Aguinaldo:

    Os carros atualmente já parecem ser feitos de papel, pelo menos no futuro eles poderão dobrar nos lugares certos e não nos matar.

  • AGILIGA Gráfica Digital:

    Como gráfica imaginamos as impressões fantásticas que podem ser feitas neste papel com as aplicações mais diversas.

  • ELISEU TEIXEIRA:

    Se este material tiver todas as caractisticas fisicas do aço,alem da durez,ressitencia ao atrito,ao calor ,alt grua de fusão , acredit ue a longo prazo será uma das melhores invações tecnicas que va ainda ajudar a preservaçao da natureza,portabilidade,facilidade executivas de todas as aplicaões pois sua moldagem será prAticamnte manual com muita epressão no mei ambiente..contudoe as poderosas mineradoras cujo carte é similar ao petroleo..vão deixar ..ou seja tudo indica queo mundo tem soluçã mas falta o principal..vontade politica.

  • banze:

    parabens a humanidade???
    ta longe de merecer viu….

  • Cemar:

    Muitíssimo interessante o novo papel… e mais uma vez, parabéns para a humanidade q mais uma vez superou-se com essa nova descoberta…

    Espero que isto venha também beneficiar as classes desfavorecidas –
    do nosso planeta… Como exemplo: na área da medicina, transporte públicos,
    segurança pública etc etc etc..

    Muito obrigado.

  • Pedro Adami:

    Cara como a tecnologia não para, impressionante, imagina agente voando em aviões de papel….rs

Deixe seu comentário!