“Novo racismo”: seriam os brancos a próxima vítima?

Por , em 25.05.2011

Quando você pensa que a questão racial já foi superada, surge um novo elemento para alimentar a polêmica. Apesar das disparidades raciais ainda em curso no mundo, um novo estudo mostra que os brancos acreditam que eles sofrem mais racismo do que os negros.

Segundo os pesquisadores, os resultados contradizem a noção de uma sociedade “pós-racial” iniciada com a eleição de Barack Obama para o posto de presidente da nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos.

“É uma descoberta muito surpreendente quando se pensa nas disparidades que ainda existem na sociedade e favorecem os brancos”, diz Samuel Sommers, pesquisador do estudo e psicólogo da Universidade Tufts, em Massachusetts, EUA. “Os negros americanos continuam sofrendo mais que os brancos em áreas como renda, casa própria, saúde e emprego”.

Sommers e seus colegas pediram para uma amostra nacional de 208 negros e 209 brancos estadunidenses preencher questionários sobre a discriminação racial que cada grupo vivia na década de 1950. Embora ambos os grupos tenham concordado sobre a discriminação racial generealizada contra os negros 60 anos atrás, os brancos acreditam que o racismo diminuiu mais rápido do que os negros acham.

A maior diferença, porém, está no lado contrário da moeda. Os brancos acreditam que o preconceito anti-branco aumentou com o passar dos anos, enquanto o preconceito anti-negro diminuiu.

Em média, os pesquisadores descobriram que, segundo os brancos, o racismo contra eles é mais forte do que o preconceito anti-negro por mais de um ponto em uma escala de 10 pontos. 11% dos brancos disseram que eles são alvos de “muita” discriminação, em comparação com apenas 2% dos negros que disseram que sofrer “muito” racismo.

“Estes dados são os primeiros a demonstrar que os brancos não só pensam que mais progressos têm sido feitos em direção à igualdade com os negros. Eles realmente acham que este progresso está ligado a uma nova desigualdade – às suas custas”, concluem os pesquisadores.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,71 de 5)

128 comentários

  • Jason Costa:

    Sou negro e já sofri racismo várias vezes na minha vida….

    ainda me lembro que certa vez fui com a minha mãe e o meu irmão visitar um parente ao hospital mas não nos deixaram entrar mas foi só aparecer uma família portuguesa (branca) que o guarda abriu as portas com todo prazer…..

    vão dizer que o branco não é enaltecido na sociedade????
    Vão falar que eu é que sou racista?????
    Ou vão começar de novo com essa história de “branco sofre mais racismo”????

    poupem-me preconceito não tem nada a ver com racismo

  • Cesar Grossmann:

    Basicamente, os brancos continuam oprimindo os negros, mas agora, como está todo mundo apontando o dedo para eles, eles estão se achando as vítimas de racismos imaginários.

    Mimimi doentio.

  • Marco Soares:

    O índice de crimes na Inglaterra feudal ou na época da revolução industrial era grande tb. Quais eram os percentuais de negros nesses índices ?

  • Matheus Andrade Rodrigues:

    Só existe uma raça: A Humana, da qual todos nós fazemos parte. Racismo é algo ridículo.Somente um medo que possuímos de algo que seja diferente (no caso, etnias diferentes). Todos somos iguais. E é isso o que importa

    • Marco Soares:

      Quem tem que provar é tu, nazista. Ciência baseada em ocultismo não tem credibilidade. Consegue provar aonde começa e aonde termina uma raça ? Tens estudos de genética de populações que comprove a existência de uma barreira genética que separe radicalmente as populações que se extendem do norte da europa até o mediterrâneo das que estão logo ali no saara ? Qual o critério para colocar povos fenotipicamente tão distinTos como escandinavos e euromediterrãneos no mesmo balaio “ariano” e não os árabes e judeus a não ser uma decisão política arbitral ? Prove que os marcadores genéticos não indicam um sequenciamento que mostram uma proximidade maior entre os africanos subsaarianos com os europeus do que com os melanésios igualmente de apar~encia negróide.

  • Richard White:

    Já sofri de racismo pesadíssimo por ser branco. Por mais contraditório que seja, agradeço de coração àquela racista nojenta que me ofendeu de todos os nomes sujos possíveis (o que mais me afetou foi ser chamado de boiolinha branquelo o que mostra que também tenho algum preconceito). Por quê?
    A frustração e o ódio me deram forças para passar em um concurso público. Hoje eu ganho muito mais e trabalho menos.

    • Diandra Cardoso:

      Em quanto você ganhou forças pra passar num concurso público, tem muitos dependendo de cotas para entrar na faculdade. Não se trata de preconceito, se trata de injustiça.

  • Panendeist:

    Existe racismo contra pessoas de pele branca. O maior de todos é o preconceito de que todo racismo provem de um branco e de que todo branco teria uma tendência racista.

  • Observador X:

    Racismo anti-branco: Este mito consiste na crença popular de que ter nascido branco constitui uma vantagem socio-economica-cultural. Os padrões da moda, cultura, filosofia, etc, foram construídos por homens brancos para homens brancos. Da chegada à Lua, do holocausto, da bomba atomica, a civilização moderna é obra do homem branco.

    As civilizações outrora vilipendiadas e saqueadas estão despertando de um longo sono para recuperar o que lhe foi tomado (ouro).

    E hoje a historia mudou, o mundo girou.

    Eles vivem sem dinheiro, bebendo fiado, bebendo píngas produzidas pelos fiadores de olhinhos puxados.

    Frases do tipo: “tudo o que sobe desce”, “o que vai vem”, “aqui se faz, aqui se paga”, “assim como plantares, assim colherás. Pode parecer drástico, exagerado, apelativo, mas é a mais pura e genuína verdade.

    Portanto, as cotas raciais nas universidades públicas servem para corrigir certas injustiças raciais, e devem ser bem-vindas, mas fica muito claro que o sistema de cotas é injusta para um negro, servidor público e universitário que nunca teve privilégio algum.

    • Marco Soares:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Tenho que rir de tanta asneira. Prova aí que o cérebro “ariano” é maior. Neandertal kkkkkkkkkk sabia que os lixos brancos fracassados socialmente iriam pescar a descoberta de marcadores da espécie paralela do gênero homo já extinta para emabsarem suas teorias exdrúxulas.

  • Rafael:

    Quando penso que um dia haverá maior união entre as diferenças me deparo com isso. Bando de frescos egoístas.

  • Victória:

    Acredito que hoje em dia não é a cor que as pessoas,mas as diferenças por exemplo sou mestiça(pai moreno e mãe parda)apesar de não ser discriminada por isso sou descriminada simplesmente por ser inteligente.Agora que os outros viram que os negros são poderosos tanto quanto eles os outros inventaram mais preconceitos pelos outros para esconder seus erros.

    • Bruno L. Rocha:

      Agora você também esta sendo racista. Também sou pardo e ja fui chamado de nerdão várias vezes. Nunca liguei realmente, sou mesmo.
      Sempre tive amigos brancos e negros. Esse racismo “antibranco” é causado também por grupos negros “antiracismo”, que são mais racistas que o nazista do Hitler. Sempre pensei, desde pequeno, que pessoas “antiracistas”, era mais burras e racistas que os racistas, propriamente ditos. Agora venho comprovar isso na sociedade atual. Fizeram uma lavagem cerebral, ao culpar os brancos de todas as catástrofes do universo, desde as cruzadas, uma retalhação atrasada dos ataques dos muçulmanos, a guerras na ásia, a mais de 4 mil anos!

    • Leonardo Kellner:

      Concordo com você Vitória. Embora tenha algum aspecto de racismo de certas atitudes, algumas são por puro preconceito mesmo.

    • Cesar Grossmann:

      Leonardo, qualquer preconceito que começa com “negros são”, ou coisa do tipo, é racismo.

  • pepe:

    O continente africano com a excepção da áfrica do sul , por enquanto….é todo ele um exemplo de caos, miséria e anarquia. Nações riquissimas como angola vivem mergulhadas na corrupção dos lideres negros, vivendo a população na miséria e a mortalidade infantil nos picos……
    A escravatura e trabalho infantil é algo comum em muitos paises africanos em pleno século xxi. Que contribuição para a ciencia e tecnologia deram quaisquer negros…..? zero….ainda hoje a maioria das tribos africanas vivem na idade da pedra…e ainda querem falar em igualdade!!!!!!

    • Stainley Wischovych:

      Ja deu o tempo dos seres humanos na terra essa eh a verdade , seja negro , branco , amarelo , todos somos carne e carne, apenas carne , todos vao apodrecer da mesma forma e a cada dia espero o fim da humanidade.

  • Leandro:

    pow racismo é pra gente burra!!
    moro em favela sou branco de origem europeia saiu de casa tem umas 5 ou mais pessoas negras que me regulam dos pés a cabeça e me chama de exibido metido a besta e não faço nada para me exibir só saiu de casa para ir trabalhar , não me conhecem primeiro antes de me julgar
    já até me agrediram com pedra por motivo nenhum , a maioria dos préconceitos são gerados a partir das aparencias tem gente que tem cara de maloqueiro mas é uma pessoa gente fina , tem gente que tem cara de malricinho mas é um maloqueiro de primeira assim como existe brancos sem carater existe negro sem carater todos são iguais , na minha infancia toda só tive amigos negros super legais brincamos muito até hj tenho 3 amigos que tenho amizade com eles há 13 anos e tenho 18 anos muito tempo não!! nunca vi eles como pessoas difrentes pra mim é tudo igual a diferença mesmo é que um é mais moreno só isso já namorei com muita mina negra e olha são muito apaixonates , temos que rever nossos conceitos de que adianta atacarmos uns aos outro se nossas vidas é curta temos que ser unido independente da raça , vivemos num mundo em que os governates destroi as mentes da população diante de DEUS somos todos irmãos , uma vez meu mestre de kung fú me disse : se vc ficar ligando para coisas futeis seu corpo ncherar de impurezas e quando morrer sua alma ficarar carregada e pertubada com essas impurezas.
    viver com amor , ajudar o proximo , e viver uma vida sem preocupações é uma otima escolha pra ficar alegre todos os dias e ser feliz tudo tem um preço se vc ficar feliz sem preocupações vc será a pessoa mais feliz do mundo , se viver em um mundo de pré-conceitos e maldades vc irá viver que nem um condenado a morte se roendo achando que todos estão contra vc no final do tuneu sempre haverá luz!!!
    um abraço a todos e uma otima semana!!
    não deixem julgar pelas aparencias conheçam as pessoas primeiro antes de julgar!!!

    • marcos:

      “uma vez meu mestre de kung fú me disse : se vc ficar ligando para coisas futeis seu corpo ncherar de impurezas e quando morrer sua alma ficarar carregada e pertubada com essas impurezas.”

      velho na boa, seu mestre é oriental ou ocidental?

      se for ocidental, manda ele se ferra, o que que um ocidental sabe sobre alma e impurezas e etc ?????

    • leandro:

      não precisa ser oriental pra ser sabil basta ser inteligente coisa que vc e outras pessoas não são…

    • branco:

      todo mundo diz qe so o branco e raciista,se um branco chinga um negro ele e racista,pode ir ate pra cadeia massssssssssssssss se um negro chinga um branco e super normal em nosso pais , eu sou um cara bem branco moro em favela e ja fui chamado 1000 vezes de leite azedo, fantasma, gasparzinho, branqela,amarelo,cigarro,noiva de branco etc… entao o filho da puta qe falar qe racistas sao so os brancos vai toma 1000x no cuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Shift:

    LANE

    Na verdade a Especie é Humana, que si divide em muitas raças, brancos, negros, asiaticos, e por ai vai.

  • DENILSON DASETE:

    EM TODO LUGAR DO MUNDO EXISTE RACISMO ,VC JA VIU ALEMAO.AUSTRIACO.JAPONES,AUSTRALIANO NEGRO VAMOS MAIS PERTO ARGENTINO,CHILENO ORA FALAR DE RACISMO JA E UMA OFENSA QUAL A COR DA PELE DE CRISTO OU DE MARIA SUA MAE NINGUEM SABE TODOS NOS BRANCOS ,NEGROS ,INDIOS MAMELUCOS SOMOS TODOS IQUAIS NOSSO SANGUE E DA MESMA COR E TESTURA SOMOS TODOS CULPADOS OS NEGROS VENDIAM SEUS COMPATRIOTAS POR QUALQUER MOEDA HAVIA NEGROS QUE TINHAM OUTROS NEGROS DE ESCRAVOS MESMO HOJE NAO SOMOS LIVRES SOMOS ESCRAVOS DO NOSSO TRABALHO,DA NOSSA MAE DO NOSSO PAI E AINDA SI DESCUTE RACISMO NINGUEM NUNCA ME CHAMOU DE BRANQUELO E SI ME CHAMAREM ASSIM NEM LIGO …

  • Wagner:

    Engraçado sao as pessoas que dizem ”o brasil e um pais mestiço aqui ninguem e branco puro”
    isso sim e burrice (:
    vai no sul do brasil nas cidades do interior e ate em cidades grandes ainda tem brancos que nao tem negros na familia…
    eu sei que nao tenho parentes negros…
    pelo menos antes de 1890 nao tenho (:
    claro que o brasil tem muitas pessoas que tem avos ou ate pais negros mas que tem pele clara e parecem brancos…
    mas esse negocio que no brasil todos sao mestiços e um mito…

  • Thiago:

    Sou caucasiano.
    Tem sim racismo contra branco, e até mais explicito do que contra negro. Porque se eu falar algo racista pra um negro cadeia sem perguntas, mais se ele me chamar de branquelo, fantasma, nazista dai tudo bem.
    Acho q os negros tão vivendo muito do passado, pq meu tataravo foi escravo eu tenho direito a isso e aquilo.
    Tem direito na casa do *@#$%?@$, a escravidão saiu da Africa entre os proprios negros existia escravidão. Os Europeus compraram escravos de outros negros principalmente os escravos das guerras entre as aldeias, ou vc acha q eles iam la e ficavam caçando negro.
    Eu acho que pessoa nenhuma merece mais respeito ou menos respeito por causa dos seus antepassados.
    E eu tenho muito preconceito tambem tenho preconceito contra vagabundo, criminos de qualquer tipo e esses q se dizem vidas loka sendo eles brancos, negros, amarelos ou qualquer outra distinção que vc quiser colocar.
    Eu odeio ter q trabalhar para conseguir comprar algo que goste e um Desgraçado desses vir roubar algo no qual eu trabalhei tanto tempo para conseguir.

    • Diandra Cardoso:

      Tens meu respeito cara.

  • Giselle Hannah:

    Concordo plenamente com a pesquisa. Hoje em dia um branco não consegue passar na rua sem que um negro o discrimine sob a acusação de racismo. E certo que meus ancestrais brancos fizeram burradas. Mas, por quê eu tenho que pagar pelos erros deles??? Vi os comentarios da Shana Carvalho e ela é a tipica pessoa pela qual brancos se sentem discriminados. Conheço os erros dos brancos, mas não sou culpada disso simplesmente por ser branca. Tenho a impressão de que alguns negros nos olham com desdem, dizendo “Olha essa branquela aí! Se acha o máximo só porque é branca!”
    Não estou me fazendo de coitadinha e tambem não gosto quando qualquer outra etnia se faz de coitado. Se for assim, que façam leis especificas para cada tipo de pessoa, heterossexuais e homossexuais, brancos e negros, idosos e jovens, crianças e adultos, deficientes e não-deficientes, etc.
    Já que está cada um querendo defender o seu lado, vou lutar pelo direito dos brancos, que deveria ser qualquer cidadão. Fala sério! Aqui é Brasil e só tem mestiço, inclusive eu, não existe ninguém 100% branco ou 100% negro.

  • thiago:

    e eles sao tudo brabos so vivem falando que tao em guerra com quem? sera com os branco meu deus! sera se seremos exterminados.vai começa o massacre so pode escuta musica negro hoje em dia ha uma desvalorizao das pessoas caucasianas ate nos msmos nos descriminamos.

    • LANE:

      os negros são mais gostoso que os brancos porem tem brancos bem bonito mas não tem a pegada do negão rererereere!!!!!!!!!

  • thiago:

    e esse negocio de cota para negros ta errado. era pra ser cotas para pessoas carentes, com baixo pode aquisitivo; porque uma vez um amigo meu tem os olhos verde e cabelo loiro colocou negro ele tem ate acendenscia holandesa eu heim e ele passou! ta errado isso ate carro ele tm.

    • LANE:

      se toca mano vc tem raiva do seu amigo pq ele eh superior a vc sai fora brown!!!!!!!!

  • thiago:

    uma vez tinha ums cara num carro e me xingaram de cabeludo fedorento marconheiro so porque eu tava com uma camisa de rock
    e se fosse eu que xingasse eles de preto macaco fedorento
    ia eu ia se o racista o preconceituoso porque eles eram tudo negro e tava com o carrao escultando o som ate o ultimo volume

  • Sónia:

    Não me considero racista, até porque tenho filho mestiço, fruto de mim, negra, e de um branco…
    Mas devo dizer aos interessados que nasci num continente abençoado, quer dizer, que a gente não sente frio, tem fruta pra comer todo o ano e mais de mil e uma coisas que DEUS, nos deu de graça! Portanto acho que se logo no início os brancos perguntassem aos não sei quantos milhões de negros que afogaram por esses aceanos adentro, que queimaram nas senzalas de todo mundo, que raptaram ainda dos ventres de suas mães se queriam ir para Europa, pra Améria ou ao raio que vos parta, nenhum diria que sim!
    Meus caros, diz o ditado longe dos olhos, longe do coração, acham que se nenhum de nós tivesse tido contacto com a vossa “civilização” iria lá ter vontade de andar na rua e de ser lembrado da cor que tem como se não soubessemos?
    Iria trocar as aguas frescas de nossos rios pelo gélido solo Europeu?
    Agora, que tivemos que nos adaptar ao vsso preconceito, sair de baixo, dar a volta por cima e dar o troco na mesma moeda, está a doer?
    Vendo bem tambem não acho certo!! Porque mal. não se paga com mal!!
    Mas ainda assim o que estas estatísticas mostram, não é de longe o sofrimento do negro nesses mais de 500.000 anos!!!

  • ET:

    Boa Pedro,

    Mas, traduz pro seu amigo afro descendente aqui que nao compreendeu bem esses numeros (deve ser por isso que eu nao entendi ne?)
    Ta querendo dizer entao que os crimes estariam ligados a cor? (cansei de falar de raca). Entao vamos resolver a criminalidade do mundo inteiro dizimando os negros do mundo. Pronto.
    Ah nao, perai. Essa ideia ja foi tentada antes qdo os alemaes acusavam os judeus de os levarem a pobreza. E voce sabia que os alemaes tinham estatisticas muito parecidas com as suas sobre os judeus?
    Acorda garoto. Fica lendo gibi demais isso que da…

    • Lady Macbeth:

      Bandido tem bastante…vide Brasília…Engraçado,a maioria ali é BRANCA!!!!!!

  • ET:

    Ah P.C.T e S.C. para com isso ne? Sao a mesma pessoa e ja se denunciaram quando falei algo pra uma e voce respondeu como se fosse a outra.
    Isto tudo e uma farsa. E gente que apaga cache e fica votando em si mesmo, e gente que se multiplica aqui dentro…
    Vou te contar viu, se esta discussao ja nao fosse pra la de chula, ainda tem gente que tenta expor seus argumentos de forma errada.
    Tchau proceis viu….

  • ET:

    Ah Paula Cravo e Shana Carvalho, para com isso ne? Sao a mesma pessoa e ja se denunciaram quando falei algo pra uma e voce respondeu como se fosse a outra.
    Esse forum ta uma farsa. E gente que apaga cache e fica votando em si mesmo, e gente que se multiplica aqui dentro…
    Vou te contar viu, se esta discussao ja nao fosse pra la de chula, ainda tem gente que tenta expor seus argumentos de forma errada.
    Tchau proceis viu….

  • Shana Carvalho:

    Quando foi aprovado o Est. da Criança e do Adolescente, ninguém argumentou que o restante da sociedade seria prejudicada. Quando foi aprovado o Estatudo do idoso niguém disse que crianças, jovens e pessoas maduras seriam prejudicadas. Quando foram aprovadas as leis de inclusão dos deficientes físicos niguém falou que os não portadores de deficiência seriam prejudicados. Quando foram aprovadas as leis de proteção e cotas para mulheres no serviço público e quadros dos partidos políticos ninguém disse que os homens seriam prejudicados. Todas foram políticas afirmativas do Estado na defesa de grupos menos favorecidos em nossa sociedade. Porque só reclamam das políticas afirmativas quando se trata de questão racial?

  • Mario:

    ESTAMOS VIVENDO UMA GRANDE TORRE DE BABEL DE CORES E IDEOLOGIAS.

  • Joca:

    Em gêral, a raça humana merece muito pouco respeito!
    Se alguem quiser que a sua opinião sobre a minha pessoa seja levada em consideração, contribua para a minha subsistência.
    O grau de importância será diretamente proporcional ao valor da contribuição.
    Em outras palavras: Não paga minhas contas, não faz minha comida, não lava minha roupa… Porque a opinião dessa criatura inútil teria alguma importância para mim?
    No Brasil nós temos a opção de ficar choramingando porque não fomos aceitos neste ou naquele grupinho, ou, podemos seguir em frente, dando a devida importância a quem gosta de se sentir superior ao seu semelhante.
    O racismo é exceção e não regra!

    • Leonardo:

      Peraí! Nessa nem você acredita né?

  • Hada:

    Sou muito branca de origem irlandesa sofro da”maldição Celta”(não sou albina)sofri muito nos tempos de escola me chamavam de gasparzinho.A um ano atrás num shopping olhei para uma moça negra que estava com amigos alguns negros outros morenos ela me encarou e me insultou de nomes como:branquela,cara de papel higiênico,debotada e outros tantos adjetivos perjorativos fiquei alí espantada com tanta agressividade só pelo simples fato ser branca e ter olhado em sua direção.as pessoas em volta paravam e olhavam e então um senhor disse para ela que parasse ou iria presa por racismo.De fato fomos parar numa delegacia (O moço era advogado)e ela teve que desculpar-se ou ficaria presa não levei o caso adiante mas espero que agora ela tenha aprendido que racismo não é só branco contra negro e eu não sou culpada pelos ancestrais dela nem por sua estupidez e ignorancia.

    • Shana Carvalho:

      Conta outra. Essa é tão fantasiosa que nem a Carochinha aceitou contar.

  • Val Brand:

    Se eu sair pelas ruas com uma camiseta escrita “100% NEGRO” estaria perfeito, politicamente correto… Se eu saísse pelas ruas com uma camiseta escrita “100% BRANCO” . Poderia apanhar ou no mínimo ser chamado de nazista.
    Que porcaria racial é esta.?..?.

    • Paula Cravo TiNoCu:

      É o fruto que estamos colhendo da robusta árvore do preconceito racial que começamos a cultivar há 500 anos atrás. Agora todos vão se esquivar de provar dessa fruta alegando que são as verdadeiras vítimas?

  • F A M E W H O R E:

    Assim como eles tem orgulho (ou não) de serem negros, eu tenho orgulho de ser branco.
    algum problema?

    • Shana Carvalho:

      Não sei não. Me pareceu mais orgulho gray!

    • paula:

      SE SER NEGRO É TÃO BOM…PORQUE TU NÃO PINTA A TUA CARA DE´PRETO MEU FILHO…SE SER NEGRO É A MELHOR COISA DO MUNDO SE CASA COM UMA NEGRA…É MUITO FÁCIL FALAR DOS NEGROS SENDO BRANCO MAIS PINTA A TUA CARA DE MARRON E SAI NA RUA PRA VER COMO É QUE O POVO VAI TE TRATAR…DEPOIS DISSO TU VOLTA E POSTA ALGUMA COISA NESTE TEU BLOG…PRECONCEITO CONTRA OS BRANCOS FACA-ME RIR.

  • Pio Rambo:

    A verdade é uma só: por mais que mexam, pior fica. Não adianta quererem por leis enfiar goela abaixo o que não foi plantado no coraçãozinho da criança desde pequena. O antiracismo, a igualdade entre os seres humanos vem de berço. Aí é que se muda o pensamento e não por quotas, leis ou cartilhas.

    • Paula Cravo TiNoCu:

      As ações afirmativas não tem como objetivo acabar com o preconceito e sim minorar suas consequências. Seus efeitos só poderão se mensurados num futuro próximo mas o certo é que funcionaram em todos os países que as adotaram. Deve ser disso que todos tem tanto medo.

    • Ludo Final:

      Paula, a cota tem vários objetivos, sendo o mais visível menosprezar os negros.

  • nelson santos aranha filho:

    existe grupo de pagode chamado raça negra e negritude junior.se hovesse um grupo de rock chamado branquitude junior ou raça branca seria proibido.

    • Shana Carvalho:

      Nunca foi tentado. Como afirmar que seria proibido? A legislação brasileira não toma como criminozo quem valoriza sua identidade racial e sim a desvaloriza a identidade racial alheia.

    • Shana Carvalho:

      Onde está escrito criminozo leia-se criminoso.

    • LANE:

      O MANO O PRECONCEITO ESTA EM VOCÊ DESDE QUANDO NO BRASIL TEM “BRANCO” MEU PAÍS É MISCIGENADO ENTÃO TODO SOMOS MULATOS.

    • LANE:

      A E RAÇA SÓ EXISTE UMA A HUMANA.

    • Ludo Final:

      Essa história de “somos todos mulatos” é coisa de papagaio. Só está perdoada se for cega. A maioria dos brasileiros são mestiços. “Só” a maioria. Existem negros, ameríndios, pardos, mulatos, brancos mestiços e brancos. Negros, asiáticos e mestiços podem ser albinos. Isso é a prova que não é uma questão de cor. São as raças humanas. É preciso entender que somos, nem melhores, nem piores. Diferentes e pronto. Sentir orgulho da raça, seja qual for, é tão idiota como sentir vergonha.

  • Carlos:

    Se eu fosse um gênio da química invetaria a pílula do “Michel Jackson” e seria o homem mais rico do planeta.

  • katielle:

    por q é tão dificil aceitar q somos todos iguais?/

    • Paula Cravo TiNoCu:

      Por que essa igualdade nunca passou de uma bela teoria?

    • Wando Maximiano:

      Porque não existe essa igualdade e tudo balela

  • Magda Patalógica:

    Para entender bem a questão negra é necessário estar na pele do negro.
    Vivenciar seu histórico, desde sua infância, como também, suas várias gerações e a vinda forçada dos seus ancestrais nas terras tupiniquins e do Tio Sam.

    O resto é teoria intelectual.

    Preconceito existe em toda parte e de ambos os lados.
    Franceses e americanos, àrabes e judeus, armênios e turcos, paulistas e cariocas, palmeirenses e corintianos, etc.

    Euzinha aqui, branca, cartão de crédito válido, bolsa recheada de Euros, fui preconceituada na Alemanha e na França, só por ser do terceiro mundo e sei o quanto isso dói.

    Adoro a Alemanha e a França (minha bisavó era francesa). Mas odeio os alemães e os franceses. E quando me deparo com um deles por aqui, os trato como lá fui tratada: Com antipatia.
    Quer falar comigo, pois que fale a minha língua.

    Nesse quesito, sou uma preconceituosa assumida.
    Tenho lá os meus motivos, que um dia eu conto.

    Fui pisada algumas vezes, durante apenas 20 dias que estive na Alemanha e na França.
    Os negros são pisados desde o dia em que nasceram.

    Já imaginou quantos motivos um negro deve ter para odiar os brancos?

    Fui

    • Leonardo:

      Falou tudo Magda. É bom informar as pessoas como os brasileiros em geral são tratados na europa. Segundo uma amiga, dona de agência de turismo, metado dos brasileiros que vão para a europa relatam alguma situação de constrangimento sofrida por serem nascidos aqui.

    • LANE:

      O PRECONCEITO EH FODA MANO!!!!!!!!!!! SOCORRO ME TIREM DAQUI E DOLOROSO SOU VERDE ESCURO QUASE CAFE EXTRA PRETO!!!!!!!!!!!

  • EuláliaReis:

    Não concordo com nenhuma descriminação!E acho que as pessoas simplesmente aceitam! Eu era branca e pobre e era descriminada na escola que minha mãe era professora!Pai torneiro-mecânico!Estudava na escola de ricos e me encarnavam pois ia de melissa, naquela época chamavam!tô na merda”Ia sempre com a mesma roupa, mas nunca liguei .. Sabe o que fiz estudei e tirava as melhores notas! E isso ninguém podia me tirar!Ganhava todo mês medalha de ouro! E f… os ricos, pretos, gays que não se impõe!Tá na hora de dar um basta nisso! Mas com categoria!É muito simples não ser ninguém e falar que foi por causa do preconceito!
    Vão à luta! Mostrem seu talento, sua categoria e nem te ligo farinha de trigo!Vá, faça e vença! Pare de se esconder atrás de preconceitos!Os negros mesmo tem preconceitos! Com quem está os jogadores pretinhos? Com uma louraça! Fala sério!

  • HugoV:

    Eu sou Portugues, mas antes de tudo sou um animal, bipede uma especie primata com alto instinto predatório e ainda mais, um “parasita”. Somos a unica especie (seres humanos) que não vivemos em simbiose com o planeta que habitamos roubamos aos que já cá estavam. De resto, o meu povo fez o mesmo há 500 anos atrás, desta feita a outros semelhantes.

    Quando falam em racismo vem sempre o branco e o negro. Então todas as outras raças e povos?
    Racismo é uma consequencia da nossa civilização, e como a mesma está completamente errada, tudo o que ai advem é mau!

    Paz e saude.

    Já agora, o meu pais é constituido por inumeras raças…já passaram cá tantos povos, desde celtas até arabes. são tantos anos de história…Europa o velho continente.

  • Marte:

    Só pra lembrar que não se pode generalizar:

    Martin Luther King Jr., ativista político norteamericano, propagou a não violência e o amor ao próximo, foi o mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz e seu discurso “Eu Tenho Um Sonho” é um legado para a humanidade. Um exemplo de grande ser humano. Martin Luther King Jr. era negro.

    • Marte:

      Deixei essa réplica para um comentário abaixo, mas caiu errado(?). Mas o recado está dado.

      Mas aproveitando, é bom lembrar que arrancado a pele, todos nós somos iguais.

  • Elizabeth:

    Esse é um tema delicado e parece que está sendo tratado de maneira equivocada.
    Não é promovendo os negros e seus descendentes a uma classe superior (criando leis e cotas diferenciadas conforme a cor) que se conserta isso

    É preciso incentivar a IGUALDADE e não criar privilégios. A cor da pele não deveria ser motivo de tratamento diferenciado como foi antes e como está sendo agora (mas de maneira inversa).
    Dar um status privilegiado a quem sempre se achou (ou realmente foi) oprimido, pode gerar um sentimento de desforra.

    Será que é tão difícil pensar e agir sem levar em conta a cor, a riqueza, mas sim o caráter das pessoas? A cor da pele e a riqueza não faz as pessoas serem melhores ou piores que as outras.

    • Paula Cravo TiNoCu:

      Esse discurso é muito bonito. Mas quando isso vai começar a acontecer?

  • EliBrazil:

    O negócio é ser…
    ALBINO
    ai vc consegue ser bem branco e discriminado!
    Perfeito.

  • Paulo:

    É, esse jornalista tá no caminho certo.
    Moderando comentários.
    hahaha

    • DaCosta:

      Eu tb estou aguardando a “moderacao” de um comentario meu Paulo. E nao me recordo de ter usado nenhum conteudo de baixo calao. Talvez seja pelo tamanho do texto.
      Vou aguardar o bom senso prevalecer.

    • Guilherme Euripedes:

      Idem.

      E o meu vai dar o que falar…

      Amanhã eu volto.

    • Erto:

      Não entendi também, por que meu comentário está aguardando aprovação.

  • nelson santos aranha filho:

    com as cotas para negros nas universidades um negro de familia rica tem direito as cotas e um branco de familia pobre nao tem.no brasil pior do que der negro e pobre é ser branco e pobre.

    • Leonardo:

      Fala sério. Esse Nelsson SSantos saiu das entrenhas do III Reich!

  • Giulianna:

    Até quando a valorização da etnia não se transforma em sobreposição desta perante outras?
    Não sou preconceituosa,mas concordam que se um negro anda com uma camiseta com a frase “100% negro”, é orgulho à raça. Se o contrario acontecer, um branco com uma camiseta com a frase “100% branco%, o cara é nazista,preconceituoso e tem que ser preso e dizimado.
    Concordo com o Felippe, o governo atual promove a segregação das etnias, ao pressupor que estas são menos aptas à conseguir certas vagas e instituições de ensino.
    O correto seria haver o respeito mútuo,mas como neste país a educação é algo praticamente inexistente, ainda demorará para atingirmos esse patamar de coexistência.

    • Paula Cravo TiNoCu:

      Acho esse discurso comovente mas quem criou o nazismo? Quem cometeu genocídios inomináveis nas colônias européias mundo afora? Quem criou as plantations? Acaso, se tivéssemos a intenção de igualdade não lutariamos por ela para beneficiar os mais prejudicados? Ou ficariamos esperando a ação do Estado para começar a criticá-la? Ainda bem que aqui ninguém é preconceituoso nem mesmo o Sr. Nelson.

    • Falo o que penso:

      Quem criou o nazismo???? Eu não fui e muito menos alguém que eu conheça.

  • Pedroca:

    Vocês sabem o que é ser negro no Brasil?

    O que nós vemos é o crescimento do neofacismo. No mundo todo, infelizmente.

    • LANE:

      BJS MANOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!11

    • LANE:

      oh brow vc eh doida se toca “gata”!!!!!!!!

  • Guilherme Euripedes:

    Eu como negro acho realmente um absurdo a inversão racista que tem ocorrido durante os últimos anos.

    Acho um absurdo um negro se sujeitar a adoção de cotas, se submetendo a dizer o quanto é um coitado por ser negro.

    Acho um absurdo ter orgulho da raça negra, quando o orgulho racial é que gera o racismo.

    Acho um absurdo essa idéia de buscar o direito igualitário quando negro tem mais direitos que os brancos.

    Acho um absurdo separar SERES HUMANOS em simples subtipos étnicos como Branco, Negro e Amarelo. Todos somos uma mesma raça e capazes das mesmas coisas, com simples diferenças estruturais.

    Orgulho Cultural é uma coisa, Orgulho Racial é outra, e deveria ser extinta da cabeça das pessoas. É um absurdo alguém bater no peito e querer dizer “Eu sou melhor que você” por simplesmente ter feições, cor ou etnia diferente.

    Sou Negro e não tenho orgulho de ser Negro. Se fosse Branco não teria orgulho de ser Branco. Se fosse Amarelo não teria orgulho de ser Amarelo.

    Sou um Ser Humano e simplesmente sou feliz por isso. Mesmo quando os outros da minha espécie não me conduzem a ser assim.

  • neslon santos aranha filho:

    os cantosres de rap e de funk fazem musicas com letras onde mandam matar brancos e todo mundo acha normal, se um branco cantar uma musica mandando matar negros ele vai preso por crime de racismo.

  • neslon santos aranha filho:

    a escravidao dos negros foi causada pelos proprios negros
    pois as tribos africanas capturavam e vendiam os negros das tribos inimigas para serem escravos.quando um negro fica rico ele casa com mulher branca e nao com mulher negra.alguns negros se dizem discriminados mas na hora das eleiçoes a maioria dos negros votam em politicos brancos.

    • Shana Carvalho:

      Fui não!, meu caro. Sou. E não quero outra vida! E mais, faço propaganda.

    • ET:

      Isso ai Shana. Fala pra todo mundo do “Black Power”. A minha namorada tb passa muito bem, modestia a parte.

    • Rafael Oliveira:

      Um erro não justifica o outro, não é porque uma estupidez é cometida em continente que vamos ter salvo conduto para repetir em outro.

  • Roberto:

    Eu sempre convivi com negros e desde muito cedo os tenho como irmãos, mas sei que todos tinham guardado algo extranho, alguma mágoa de mim por eu ser branco. Tudo fiz para que isso nunca fizesse a diferença, mas com o andar da carruagem do tempo hoje me restam poucos e novos amigos negros e destes são menos os que ainda se condoem com a sua questão, que deixou de ser pessoal e passou para o plano político em que alguns negros continuam levando vantagem sobre outros.

    • Lady Macbeth:

      O que me cau sa um ódio grande,alias,gigante é uma certa etnia se fazer de coitadinha.O que não o corre apenas com pessoas de raça negra;ocorre também com índios,judeus,armênios,etc,etc….
      Não posso,não tem como e nem que eu quisesse poderia falar que pertenço a essa ou aquela raça por alguns motivos:
      -Descendo de uma mistura de etnias;
      -Raça é um termo que acabou por se tornar pejorativo,servindo de motivo para injustiças.
      Sofri muitos preconceitos.O que me fez ver que isso só me afetaria se eu permitisse que isso acontecesse.E eu não permito,por que sou muito mais do que a opinião de um pobre coitado de espírito e inteligência tem sobre a minha pessoa.

  • Paulo:

    Mas o ser humano é assim mesmo, só consegue ver o próprio umbigo.

    Antes de iniciar meu replay, gostaria deixar claro o que é ação afirmativa, porque, infelizmente, existem muitas pessoas que repetem coisas sem saber o que realmente elas significam.

    “Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas pelo Estado e/ou pela iniciativa privada, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros”. (Ministério da Justiça, 1996, GTI População Negra).

    Eu sou a favor das ações afirmativas. Elas têm um papel muito importante em um país tão desigual como é o Brasil.

    Apesar do “gene” negro ou indígena estar presente na maior parte da população do Brasil, eles ainda continuam vivendo à margem da sociedade.(Daqui a pouco me processam por “chamar” branco de negro)

    A QUESTÃO é a falta participação ativa deles na sociedade, pois, dificilmente, você vê um índio, negro ou mesmo pardo ocupando a posição de engenheiro, médico, nutricionista, economista, jornalista, político ou outra profissão que dependa de um curso superior.

    MAS por que o negro ou indígena são conseguem ocupar essas posições?

    SERIAM eles “mais burros” que os demais (brancos, asiáticos, etc)? Ou o fato seria que eles nascem e morrem pobres sem condições de conseguir bons empregos ou ter uma boa qualidade de ensino?

    HOJE, há um papinho que para mudar de vida depende, exclusivamente, do esforço pessoal, será mesmo?
    Se fosse assim, o seu Valdir(nome fictício) já teria sido contratado.
    A história de seu Valdir, negro, 30 anos, sem escolaridade, é digna de um documentário, pois num só dia bateu à porta de mais de 50 empresas. É, mas a mídia não se importa com esse tipo de coisa, não é mesmo? Não é interessante atacar o estilo de vida daqueles que governam.

    PAREM de chorar, quanto menos tempo nós brancos levarmos para reconhecer a DISCRIMINAÇÃO VELADA que existe, MENOS TEMPO durarão as AÇÕES AFIRMATIVAS.

    PARA mim, nós Brancos somos vítimas de nós mesmos.

    • Ludo Final:

      Deixa ver se e entendi? É pra contratar tranquilamente, em empresas, negros sem escolaridade, pois o contrário seria racismo? Eu entendi bem? Tem negros estudando na mesma faculdade que eu, branco mestiço. Aqui há cotas raciais? Não. Tem um rapaz aqui, alto, negro e inteligente. O melhor aluno da sala, talvez até da faculdade. Bolsa de 100%. Aqui em Pernambuco. Só tem chance de bolsa quem estudou o ensino em escola pública. Isso é justiça. Sou branco e ‘pobre’ e tenho uma bolsa de 50%. Justo.

    • Ludo Final:

      Eu* entendi? Desculpe o erro na escrita.

  • Ariovaldo:

    Racismo é a maior desgraça da humanidade.Não fosse ele, seria outra coisa.O ser humano adora discriminar para tirar vantagem da diferença. Agora, negro racista é piada de mau gosto de ´sociólogo`de botequim.Faça-me o favor de mudar de tema.Então o sujeito que leva pau durante séculos.A escrava Agar,mucama de Sara e Abraão foi abandonada grávida,dele,porque sua mulher não podia gerar filhos.Quem já leu o Cântico dos Cânticos,do rei Salomão, depara-se com o pedido de desculpa da amada por ter a pele trigueira.E assim caminha a humanidade.O negro mais autêntico do Brasil, Abdias do Nascimento, pregava o racialismo, que difere da água para o vinho, com relação a preconceito do negro contra o branco.Trata-se de política de ação afirmativa para elevar a autoestima do preto, esmigalhada durante séculos pelos animais mais crueis da face da terra.O homem branco. Quem disse essa ´asneira`? Nada mais que o maior dos escritores brancos, estadunidense, Herman Melville, na boca do personagem Acab,no romance – A baleia branca.

  • neslon santos aranha filho:

    a ministra negra matilde ribeiro disse que é normal negro nao gostar de branco e continuou sendo ministra. se a angela
    merkel disser que nao gosta de imigranyes africanos vao chama´-la de nazista.quilombolas ganham titutos de terras
    mas lavradores brancos pobres continuam sem terra.a ministra da igualdade racial disse o plano de combate á miseria deve privilegiar os negrois pobres, ou seja os brancos pobres continuarao pobres.os colonos brancos foram expulsos da africa, mas a europa tem que aceitar imigrantes
    africanos.ninguem critica os homicidios de brancos na africa

    • Bruno Ferrarini:

      neslon :quilombolas ganham titutos de terras
      mas lavradores brancos pobres continuam sem terra…

      Esqueçeu das terras doadas para os brancos imigrantes alemães, italianos( do qual eu sou neto), e de outros tantos da europa, terras boas do sul ao sudeste do Brasil… Acho estranho você sempre lembrar só de um lado, até parece um racismo velado…

    • Bruno Ferrarini:

      neslon :quilombolas ganham titutos de terras
      mas lavradores brancos pobres continuam sem terra…

      Esqueçeu das terras doadas para os brancos imigrantes alemães, italianos( do qual eu sou neto), e de outros tantos da europa, terras boas do sul ao sudeste do Brasil… Acho estranho você sempre lembrar só de um lado, até parece um racismo velado…

  • neslon santos aranha filho:

    os negros usam camisetas escritas 100% negro e ninguem fala nada, se um branco usar uma camiseta escrita 100% branco ele vai preso por drime de racismo.existe o dia da consciencia negra mas não existe o dia da consciencia branca.os negros pobres tem direito a cotas mas os brancos pobres não tem direito a cotas.se um branco matar um negro é
    crime racial mas se um negro matar um branco é crime comun.existe a revista raça, mas se alguem criar a revista raça branca ela vai ser proibida.organizaçoes de defesa dos negros são legais mas organizaçoes de defesa dos brancos são chamadas de nazistas e são proibidas.

    • DaCosta:

      Corretissimo seu raciocinio.
      Nao foi a toa que em todas as vezes que citei “raca” no meu comentario coloquei entre aspas. O proprio conceito de “raca” esconde a ideia de diferenciacao. Creio que as politicas que, em tese, visam corrigir erros do passado so geram menos compreensao. Um grande exemplo e a discussao que esta ocorrendo aqui neste momento: uma serie de argumentos para mostrar o quao segregados os brancos tambem estao sendo.
      E nao acontece apenas na questao racial. Na questao sexual tambem. A pressao pela aceitacao de diferentes orientacoes sexuais esta quase beirando ao “racismo” contra heterossexuais.
      A fonte disso esta na ansia humana de categorizar-se a si proprio: Castas, cortes, racas, sexo, nacionalidades, religiao, grau de instrucao e por ai vai… So nao deu pra entender ainda qual e o motivo disso.
      Quando nos enxergarmos como sendo pertencentes a mesma “raca”, a raca humana, tudo isso fica sujeito a ridicularizacao. Nao seremos negros, brancos, indios, amarelos mas sim humanos.
      Pena nao passar de utopia.

    • Shana Carvalho:

      Estas políticas só tem gerado menos compreensão por parte dos brancos. Os negros que entraram na Universidade pelo sistema de cotas, e que tem notas médias melhores do que os que entraram pelo sistema tradicional, não concordam com esta visão.

    • Alien:

      O Nelson parece ser um tanto culto, mas viajou em várias coisas, a começar por “a escravidão foi causada pelos próprios negros”, ali quando ele falou dos políticos, pareceu que os politicos negros não são d boa qualidade, mas será q são todos assim? O que a cor tem a ver com o carater?
      E penso que, se não estudamos a escravidão branca europeia, é por que estamos no Brasil, onde a escravidão foi negra.

      A verdade é que precisamos deixar de pensar que existem vantagens em ser negro ou branco. Temos é que construir uma sociedade igualitária onde o que prevaleça seja o valor humano de cada um, e não características superficiais como cor, gênero, religião etc.

      Pela maioria dos comentários aqui, vi que estamos bem longe disso.

    • PredadorXD:

      é verdade ele exagerou bastante.

    • Rodolfo:

      Concordo.
      Na minha opinião, o que é necessário é uma política igualitária, onde todos possam ter acesso às mesmas oportunidades e todos possam ter o essencial.
      Esse negócio de separar por raça (muito mais quando falamos em Brasil onde há uma miscigenação muito grande) acaba, nos finalmentes, sendo mais uma maneira de gerar discriminação.
      Todos são iguais… o Sol deve brilhar para todos.

    • Shana Carvalho:

      Todo mundo fala que é a favor dessa tal política igualitária. Só que ela nunca acontece e não vejo ninguém lutando por ela. Só falam delas nos discurso racistas contrários às políticas afirmativas.

    • Shana Carvalho:

      Quanta baboseira!. Quantos brancos foram presos por usarem tal camisa? Quantos brancos foram condenados por racismo por matarem negros? Quantas organizações de defesa dos brancos foram fechadas e proibidas. NelSSon SSantos fala de coisas que nunca aconteceram. Nunca foi proposta para votação lei do dia da consciência branca. Este cidadão é um farsante!

    • Lady Macbeth:

      Nãa parece rascimo velado..Esta expresso o racismo em cada palavra quue esse cidadão diz.Só para contrariar:A Educafro da Cidade de Itatiba- SP,distribuiu a uns anos atras bolsas de 50% e 100% para vagas em universidades.Sabia que agrande maioria que ganharam as bolsas foram pessoas que a única coisa que tinham de preto era a cor do cabelo?
      Pois é,né!!!!
      Fale com conhecimento de causa,não com o que vê falar.

  • PredadorXD:

    Não sou racista, já comi loiras, morenas, negras, mulatas, japinhas mestiças. Só falta comer umas índias hehe.

    • AlienXP:

      Porra e este cara ainda quer trollar as paginas de astronomia falando de D-us

  • Cesar:

    Basicamente, os brancos só vêem as “vantagens” de ser negro, e esquecem todo o resto. O que falta é uma coisa simples: conhecer o dia-a-dia do negro, o que ele tem que enfrentar, como é recebido nos lugares, como é tratado por pessoas que são pagas para serví-lo, as humilhações, os maus-tratos, o desprezo, tudo isto.

    Ao DaCosta, eu acho que a miscigenação completa e total é o caminho para acabar com o racismo. Todo mundo vai ser mulato, e todo mundo vai desprezar todo mundo por serem mulatos. Assim como o bom-senso é a qualidade que todo mundo acha que tem suficiente e o resto do mundo não, a pureza racial vai para o mesmo rol, todo mundo vai achar que tem que chega, e o resto do mundo não.

  • eduardo:

    Concordo com o Felipe…
    A discriminação mais evidente é o governo conceder cotas de bolsas em universidades somente para os negros…
    Sinceramente, acho q os próprios negros deveriam se sentir constrangidos por isso, já que, no meu ponto de vista, essa atitude acaba tendo um efeito negativo: o da inferioridade…
    Ker dizer, se o cara é negro então não tem dinheiro pra bancar uma universidade???
    E tb concordo q ultimamente são crescentes os casos de agressão verbal de negros contra brancos, como citou o Lucas…

    Acho que não deveriam nem existir tais pesquisas mostrando, ou evidenciando tais diferenças… de uma vez por todas: somos todos iguais….

    • Shana Carvalho:

      Somos iguais sim. Nós aqui e eles lá. Política afirmativa não é discriminação. Porque ninguém nunca reclamou das políticas afirmativas que beneficiaram as mulheres, os defisientes físicos e mentais e os idosos?

    • Falo o que penso:

      Politicas que beneficiam mulheres são meramente eleitoreiras (assim como as que beneficiam homossexuais). A politica de cotas para negros vai além disso, trata-se de um plano arquitetado de destruição do ensino, e por sua vez da sociedade brasileira. Não por ser para negros (poderia ser para brancos, amarelos ou verdes) e sim por não permitir que pessoas mais qualificadas se formem em nossas faculdades. Em pouco tempo teremos médicos mediocres, advogados que não são advogados e por ai vai… O governo brasileiro, apoiado por uma parte da sociedade, que pensa o govreno é ´bonzinho´ (o mesmo governo que cria restaurante popular pra atender 5 mil pessoas num pais de 30 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza) oferece uma escola primaria de m, ou colegial ridiculo, um 2º grau de abandono e depois ´se corrige´ enfiando pessoas sem qualificação nas universidade.
      Sou branco, filho de motorista de onibus fiz o primario num CIEP, hoje tenho 2 faculdades e 2 cursos de Pós (ralei muito pra isso)… Pergunto: um vizinho meu por ser negro ou pardo teria mais direito de entrar numa universidade pública que eu????

  • Felippe:

    Eu não sendo negro me sinto discriminado pelo próprio governo, já que existem bolsas raciais apenas para os negros, porque a lei deixa chamar os outros de branco, amarelo, vermelho? Seguindo o que ocorre com os negros deveria ser obrigado a se referir como caucasiano, asiático e indígena. Pra mim esses são exemplos claros de racismo contra todos que não são negros =/

    • Shana Carvalho:

      Que piada! Porque você nunca se sentiu discriminado quando o governo aprovou leis que beneficiaram as criança, as mulheres, os deficientes físicos, os idosos e os deficientes mentais? Que medo é esse dos negros? Deixa fluir rapaz. Na verdade o homem branco não está sendo discriminado, está sendo contido numa jaula de legalidade que o impede de espancar a esposa e os filhos, explorar os negros e pobres, relegar à própria sorte idosos e deficientes. Enquanto o homem branco mandou foi isso tudo que nós vimos. Agora que tudo está mudando você vai posar de vítima?

    • AFFE:

      aff dexa disso quanta merda, vi um comentario dizendo que os negros sao descriminados a mais de 500 mil anos, primeiro, a 500 mil anos o mundo tava no inicio da idade da pedra, dexa de bobagem, em 120 d.C o Imperio romano tinha legionarios(soldados) tanto brancos quanto negros, existiam escravos tanto brancos quanto negros, esse negocio de escravidao só contra negros é pura conversa de gente mal informada!, o seres humanos proprios sempre se escravisaram, antigamente, negros escravizavam negros, um exemplo é o reino de mali, os nomades berebers que eram grandes comerciantes de escravos para o romanos e outros reinos africanos, e eu nunca vi um livro de historia criticando isso, a partir de 1500 tudo mudou, sendo que nessa mesma época os arabes muçulmanos tambem escravisavam negros e europeus principalmente o império turco otomano e outros sultanatos, a aboliçao so veio depois que os proprios europeus(britanicos e franceses) intercederam nisso, agora a culpa so vem pros europeus? o mundo todo tem culpa, mais ninguem é obrigado a sofrer pelos atos alheios e de seus ancestrais, NÃO GOSTO DE RACISMO, SOU DESCENDENTE DE INDIOS E NEGROS E SOU BRANCO eu nao vou ser descriminado por causa dos meus ancestrais! nao se justifica mal por mal!

  • Lucas:

    Eu sou descendente de Italiano, e na minha cidade há muitos negros, principalmente na escola, e eu sou constantemente chamado de Branquelo, Leite, E Leite Ninho, certo dia um garoto me chamo de Branco Azedo eu chamei ele de Nescau misturado com toddynho, e ele falou pra professora que eu estava sendo racista, mas como ela viu tudo ainda brigou com ele

    • Paula Cravo TiNoCu:

      Pô! Ainda bem que a branca Tia viu né! E mesmo que não tivesse visto nós sabemos como ela teria agido, não é mesmo? Fico feliz que sua história teve u final feliz como os contos de fadas.

    • Matheus 15 anos:

      Viu só Paula, como você é racista?

  • Rodrigo Paim:

    No Brasil o preconceito não é contra os brancos em si, mas contra os ricos.

    Ponto para Lula por promover briga de classe no país.

    Exemplo metro de Higienopolis, onde pediram apenas para mudar a estação de lugar, e virou polêmica nacional e motivo de ataque do povão contra a “elite” ( pena que a verdadeira elite brasileira está no alto escalão do governo, dando boas risadas )

  • Breno:

    A própria pesquisa já é preconceituosa, já que pega 209 brancos e apenas 208 negros!

  • WILSON:

    Os negros americanos quando são bem ou mal sucedidos se casam com uma negra ou seja,tem orgulho de serem negros;já no Brasil quando uma atriz negra(ponto para a Thais Araújo e Lázaro Ramos)ou uma modelo ou um jogador fazem sucesso logo procuram um louro ou loura para “limpar” a raça !

    • Allice:

      Bem.. meu namorado é negro, eu sou branca e nós não queremos “limpar a raça” é só amor mesmo…WILSON. Fica a dica.

    • Marcelo Ribeiro:

      Once you go black, you never go back.

    • DaCosta:

      Wilson,
      Essa teoria é antiga e eqsuiocada. Fruto de livros de historia escritos por intelectuais de meia pataca.
      Na verdade o que ocorre no Brasil e decorrente de nossa colonizacao. Apenas homens vinham pra ca de Portugal e logo “utilizavam” de indias e negras para se “satisfazerem” sexualmente. Isso fez com que houvesse um separatismo racial menor do que o ocorrido nos EUA, por exemplo. Os colonizadores ingleses nao admitiam a “mistura”, por isso é raro (ou era pelo menos) casais multirraciais.
      Existem 2 lados da moeda: ja lhe ocorreu que se o conceito de “limpar” a raca fosse verdadeiro, o casamento entre pessoas de diferentes “racas” iria “limpar uma raca” e “sujar” a outra?
      PS: sou mulato, filho de mae negra e pai branco e casado com uma caucasiana.

    • Erto:

      Tenho certeza que ao citar “limpar a raça” o Wilson não estava sendo pejorativo pessoal.
      Será?
      Eu, geralmente olho tudo pelo lado bom das coisas.
      Quando ele disse limpar a raça, para mim estava querendo dizer de uma pessoa que não se aceita totalmente e em se envolvendo com outra raça se sentiria igual.
      Penso que seja como a anorexia, onde se é magro mas o espelho diz que se é gordo.

    • Lucrécia Bórgia:

      Isso ´verdade e não tem como negar!!!!!
      Alguem conhece algum jogador de futebol,o que é mais comum,casado com uma negra,mulata???E quando vem um estrangeiro e pega as mulatas e negras daqui e se engraçam,casam ,,ainda acham ruim!!!hipocrisia lascada.

    • Alien:

      Tá na hora de perder essa mania de comparar os negros americanos com os brasileiros. Lá a sociedade é outra.
      Outra história, outras circunstâncias históricas.

Deixe seu comentário!