Você nunca viu o sol dessa maneira; Nasa cria modelo impressionante
Entender o comportamento do sol é importante para que um dia possamos prever quando uma tempestade solar vai acontecer. A Nasa anunciou um novo modelo que mostra as espetaculares interações do plasma solar, chamado de Fonte Potencial do Campo da Superfície.
A grande bola de hidrogênio e hélio pode brilhar sobre nossas cabeças desde o início dos tempos, mas foi apenas na década de 1950 que pudemos enxergar além do espectro visível e identificar os loops incandescentes da coroa solar pela primeira vez. O campo magnético do sol é tão complexo que levamos mais de 50 anos para compreender melhor o seu funcionamento.
Depois de décadas de observação e criação de modelos, cientistas puderam perceber que o plasma flui por causa de mudanças no campo magnético. Esse campo gera explosões e tempestades que saturam nosso sistema solar com radiação e que podem ter um efeito devastador na Terra.
Holly Gilbert, cientista solar da Nasa, explica o novo modelo: “Usamos um código de cores para representar linhas magnéticas abertas. O verde e roxo têm uma polaridade norte e sul. As linhas brancas são linhas magnéticas fechadas, elas saem da superfície solar e voltam em um loop. Essas linhas magnéticas interagem entre si e causam grandes explosões”.
Observar o plasma na superfície do sol nos oferece algumas pistas de como a dinâmica magnética acontece. O plasma incandescente se desintegra naturalmente em partículas carregadas. Como a eletricidade e magnetismo são lados opostos da mesma moeda, o movimento das partículas carregadas tanto gera os campos magnéticos quanto é guiado por eles.
Além de ter criado este modelo hipnotizante e belo, os cientistas da Nasa esperam que com ele seja possível reunir ainda mais pistas sobre o funcionamento do campo magnético. [Gizmodo, Nasa]