O jejum intermitente parece resultar em mudanças dinâmicas no cérebro humano

Por , em 31.12.2023

Cientistas que buscam combater a contínua crise da obesidade fizeram uma descoberta importante: o jejum intermitente leva a mudanças significativas tanto no intestino quanto no cérebro, o que pode abrir novas opções para a manutenção de um peso saudável.

Uma equipe de pesquisadores da China realizou um estudo com 25 voluntários classificados como obesos ao longo de um período de 62 dias, durante o qual eles participaram de um programa de restrição energética intermitente (REI) – um regime que envolve o controle cuidadoso da ingestão de calorias e o jejum em alguns dias.

Os participantes do estudo não apenas perderam peso – em média, 7,6 quilogramas (equivalente a 16,8 libras) ou 7,8 por cento de seu peso corporal total -, mas também houve evidências de mudanças na atividade de regiões do cérebro relacionadas à obesidade e na composição das bactérias intestinais.

“Mostramos aqui que uma dieta de REI altera o eixo cérebro-intestino-microbioma humano”, diz o pesquisador em saúde Qiang Zeng do Segundo Centro Médico e Centro de Pesquisa Clínica Nacional para Doenças Geriátricas na China.

“As mudanças observadas no microbioma intestinal e na atividade em regiões do cérebro relacionadas à dependência durante e após a perda de peso são altamente dinâmicas e interconectadas ao longo do tempo.”

Atualmente, não está claro o que causa essas mudanças ou se o intestino está influenciando o cérebro ou vice-versa. No entanto, sabemos que o intestino e o cérebro estão intimamente ligados, então tratar determinadas regiões do cérebro pode ser uma forma de controlar a ingestão de alimentos.

As mudanças na atividade cerebral, detectadas por meio de exames de ressonância magnética funcional (fMRI), ocorreram em regiões conhecidas por serem importantes na regulação do apetite e da dependência, incluindo o giro orbital frontal inferior.

Além disso, as mudanças no microbioma intestinal, analisadas por meio de amostras de fezes e análises sanguíneas, foram associadas a regiões específicas do cérebro. Por exemplo, bactérias como Coprococcus e Eubacterium hallii apresentaram uma correlação negativa com a atividade no giro orbital frontal inferior esquerdo – uma área associada à função executiva, incluindo a força de vontade em relação à ingestão de alimentos.

Xiaoning Wang, cientista médico do Centro Clínico Estatal de Geriatria na China, enfatizou: “Acredita-se que o microbioma intestinal se comunique de maneira complexa e bidirecional com o cérebro. Ele produz neurotransmissores e neurotoxinas que chegam ao cérebro por meio de nervos e circulação sanguínea. Por sua vez, o cérebro controla o comportamento alimentar, enquanto os nutrientes de nossa dieta alteram a composição do microbioma intestinal.”

Com mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo agora consideradas obesas, o que leva a um aumento do risco de várias complicações de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas, entender a interdependência entre o cérebro e o intestino tem um potencial imenso para a prevenção e redução mais eficazes da obesidade.

O próximo questionamento crucial, apresentado pelo cientista biomédico Liming Wang da Academia Chinesa de Ciências, é: “A próxima pergunta a ser respondida é o mecanismo preciso pelo qual o microbioma intestinal e o cérebro interagem em pessoas obesas, especialmente durante a perda de peso. Quais microbiomas intestinais específicos e regiões cerebrais são essenciais para o sucesso na perda de peso e na manutenção de um peso corporal saudável?” [Science Alert]