Inacreditavelmente perigoso: o mais recente desafio viral da internet tem hospitalizado muita gente

Por , em 23.08.2018

Você participaria de um desafio que exigisse que você despejasse água fervente em um amigo que está dormindo? Ou que bebesse água fervente de canudinho? Não? Que bom, isso significa, no mínimo, que você é uma pessoa consciente.

Infelizmente, no entanto, essa estupidez se tornou viral principalmente nos Estados Unidos e está colocando diversas crianças e adolescentes no hospital.

Desde o ano passado, os jornais estão fazendo relatos angustiantes do chamado “Desafio da Água Quente” (em inglês, “Hot Water Challenge”), incluindo a trágica morte de uma garota de 8 anos por conta dessa ideia absurdamente perigosa.

Acidentes

Não se sabe bem a origem desse desafio completamente sem sentido, que geralmente envolve se aproximar de uma pessoa que você conhece (e presumivelmente ama) enquanto ela dorme armado com um balde de água fervida. Em seguida, a água é despejada na pessoa enquanto alguém filma a “hilaridade”.

Outra variante é convencer pessoas a beberem água fervente. Não está claro por que alguém pensaria que isso não terminaria em tragédia, mas, como é comum entre crianças e adolescentes, falta bom senso e sobra pressão dos colegas.

Tem havido vários incidentes de queimaduras de segundo e terceiro grau fenomenalmente dolorosas. Por exemplo, o garoto do vídeo abaixo teve seu rosto e peito queimados por um balde de água quente lançado sobre ele enquanto dormia.

A menina de 8 anos que faleceu foi desafiada por um primo. Segundo o portal Time, no final de julho do ano passado, Ki’ari Pope morreu seis meses após ingerir o líquido abrasador, o que gerou queimaduras internas e problemas respiratórios na criança.

Além dela, pelo menos outras duas crianças tiveram ferimentos graves, incluindo uma menina de 11 anos que teve água fervente despejada em seu rosto.

Por quê?

Tendências virais perigosas e potencialmente mortais não são novidade. Recentemente, o “desafio da Baleia Azul” fez sucesso em vários países, o qual instigava adolescentes a se suicidarem.

Entre outros desafios horríveis popularizados na internet estão a ingestão de sabão em pó (que pode causar desde perfuração do esôfago até morte) e o desafio Kiki, que estabelece que você pule de um carro em movimento e dance ao lado dele ao som de “In My Feelings”, de Drake. Como é de se esperar, isso também já levou a lesões físicas bastante graves.

O surgimento de tais tendências arriscadas é difícil de rastrear, mas é um lembrete para os pais de que eles devem estar atentos às atividades online de seus filhos, a fim de evitar que eles se machuquem, bem como outras pessoas. [IFLS, OGlobo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votos, média: 4,50 de 5)

Deixe seu comentário!