O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Por , em 8.07.2010

Você já se perguntou o que aconteceria se a Terra parasse de girar? Não são apenas os dias e as noites que acabariam. Confira a foto abaixo:

se a terra parasse sem girar o que aconteceria

Essa é uma estimativa do que aconteceria com os nossos oceanos. Os nossos continentes virariam um só! Sem a força centrífuga que atua em nosso planeta por causa de sua rotação, a água se concentraria onde há mais gravidade. Ou seja, ela sairia do equador e ficaria próxima aos pólos do planeta, deixando a parte central do planeta completamente seca.

Lembramos que essa é uma estimativa relativa ao movimento de rotação, que a Terra faz em volta de si mesma, e não o movimento de translação, que ela faz em volta do Sol. O que aconteceria é que ainda teríamos o ano, mas não mais a divisão de dias. Estranho, certo?[Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

62 comentários

  • Mariano Bonfim:

    Esqueceram de comentar que a velocidade de rotação da Terra é 1600km/h, então praticamente nenhum humano ia sobreviver, apenas os que estivessem ” desgrudados ” do chão, como os que estão em aviões.
    E o “Secar” dos oceanos… haveria ondas GIGANTESCAS em direção ao Leste, então meio que a água ia dar a volta ao mundo e ficar normal de novo. Pelo que sei, a gravidade não mudaria nada ( ou muito pouco ) e não faria tanta diferença, apenas que um dia seria dia e outro noite, um lado fervendo e outro congelando.
    Tirando todos esses erros… O post foi legal.

  • PHAS:

    Reparem que segundo um livro total tosco escrito por uma tribo da idade do ferro (chamado Bíblia), isso já aconteceu. E o mais legal é que ninguém fora do oriente médio notou. ¬¬

    (Josué 10:13)

  • Tibulace:

    Esperava MAIS dessa matéria, por exemplo, mencionar que se a Terra PAROU totalmente de girarno seu lado perpétuamente iluminado, iriam existir temperaturas MUITO elevadas, talvez suficientes para cozinhar um ovo.Também teríamos o Sol PARADO no céu, em TODAS as posições, correspondentes às DOZE horas do dia atual.Creio, que as áreas da Terra, que corresponderiam ao MEIO DIA, seriam propícias para aproveitamento de energia solar apenas, pois seria extremamente PENOSO para nós, morarmos em uma terra do ETERNO sol a pino, temperaturas muito elevadas, luminosidade idem idem, sem NUNCA conhecer o alívio do calor, proporcionado pela noite.A meu ver, os países com melhores condições climáticas, seriam aqueles nos quais o Sol estaria no céu, sempre, na posição correspondente às nossas seis da manhã/cinco da tarde.

    • Luiz Renato:

      Faltou dizer ainda as consequências aos humanos e animais, como a perturbação do ritmo circadiano

  • muaha:

    sem contar que seria sempre noite em uma parte do planeta enquanto no outro seria sempre dia…. e provavelmente so existiria inverno e verao

    • Vernon:

      Não necessariamente, teria que levar em conta o movimento de translação da Terra. se tiver um lado sempre voltado para o sol, a Terra seria como a Lua, ou seja, ainda estaria girando o suficiente para coincidir com o movimento de translação.

  • rebeca ianca reis da silva:

    oi eu adorei muito bom mesmo eu adoro ciencias falando de corpo humano e de planeta terra sobre a rotação

  • Rhê:

    Nesse caso,o lado da terra que ficasse voltado para o sol estaria sempre em Dia e o lado oposto sempre em noite..Certo?

  • Fabricio:

    Nossa o melhor site(blog) que eu já vi. Muito f*d#

  • carol:

    atrasada

  • carol:

    eu achava q se aterra parece de girar o tempo instantaniamente pararia os ponteiros dos relogios naun girarian mais as pessoas os ficarian mais tarasadas e bobas com q aconteceu!!tava errada!!rsrs

    • carol:

      atrasadas

    • VNC:

      O ponteiro do relogio só para se a bateria acabar

  • tuanne:

    isso nunca vai acontecer, e se acontecer ja estaremos mortos.
    e se realmente existisse força centrifuga era para estarmos todos misturados agora! kkkkkkkkkkkk!.
    obs: respeito quem acredita nisso, nada contra.

  • Marcos santos:

    Muito interesante isso fera!!!
    so que devemos fazer que isso nao aconte-sa ne!!
    vlw

  • dayana:

    eu gosto muito do asunto o sistema solar porque é muito interesante!!!

    mais esse asunto não me ajudou muito

    • dayana:

      eu adorei essa resposta e esse site porque ele respondeu algumas perguntas sobre o planeta terra.Eu nao queria que ouvese isso com o nosso planeta…
      pos ia ser uma tragedia!!!

  • Neli:

    Achei mt interessante a teoria
    e acho que tbm seriamos lançados, por
    causa da inércia, seria a mesma coisa que
    acontece qnd voce está em um carro e freia
    de uma vez…

  • CLAUDIO:

    NÓS NA SUPERFICIE TERRA , ESTAMOS GIRANDO A UMA VELOCIDADE DE 1675 KM POR HORA SEM CONTAR COM O MOVIMENTO DE TRASLAÇÃO QUE É DE 107.000 KM PH, EM REDOR DO SOL, E A GRAVIDADE , JUNTAMENTE COM A PRESSÃO ATMOSFÉRICA , NÃO DEIXA VOCE SAIR VOANDO PELOS ARES, SENDO QUE A GRAVIDADE DA MESMA É MAIS FORTE QUE A FORÇA DE EXPULSÃO QUE EXERCE EM TUDO EM SUA SUPERFÍCIE.
    AGORA IMAGINE VOCE A 1675 KM PH NA SUPERFÍCIE A 6400 KM DE DISTÃNCIA DO CENTRO DA TERRA ,EQUILIBRADO COM AS DUAS FÔRÇAS SOBRE A TERRA , E A MESMA PARASSE. VOCE SABE O QUE É UMA GILLETTE?

  • luna:

    MEU DEUS ESPERO QUE ISSO NUNCA ACONTEÇA! SERIA
    REALMENTE O FIM DO MUNDO!RS

  • CLAUDIO BUCCI:

    1-MORRERÍAMOS TODOS ESMAGADOS PELA FÔRÇA DA GRAVIDADE .
    2-NO MOMENTO DA PARADA A TERRA FICARIA DEFINITIVAMENTE UMA METADE SEMPRE DIA E OUTRA SEMPRE NOITE, ISTO É, SE PARASSE OS DOIS MOVIMENTOS ,ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO.
    3- TALVEZ FICARIA TODA PLANA E MOLHADA PELAS AGUAS, POIS TUDO SE ACHATARIA CONTRA SUA SUPERFÍCIE.
    4- ALGUMA COISA MUITO APAVORANTE E ESPETACULAR ESTARIA ACONTECENDO NO UNIVERSO.

  • brenda:

    isso e coisa de louco bom soa estimativas e se acontecer???
    tudo e possivel

  • Hawks:

    Olá Brenda, bonitas são suas palavras, e até inspiradoras. Concordo com tudo o que disse com exceção em relação a Terra ser perfeita. E tenho bons motivos para não crer nisso, eu diria que a Terra é perfeitamente balanceada para gerar vidas, porque qualquer medida que fosse fora da escala atual, não seria possível a existência dos seres. Mas em relação a perfeição, devemos considerar a existência de terremotos, furacões, vulcões e inúmeros desastres naturais que tiram a vida de milhões, com ou sem manipulação humana, o que torna, ao nosso ver, injustas consequências a todos…

  • Brenda:

    Na verdade a terra é perfeita, oo sistema é complexo e perfeito demais.
    Se pensarmos friamente o ser humano não consegue se adaptara mudanças desse tipo, alguns animais sim… a maioria desses são repteis.
    Estava lendo aqui mesmo nesse site uma reportagem sobre o fato de que o mundo não vai acabar em 2012 como diz a profecia maia. Concordo plenamente, por que somos nós que vamos acabar com nós mesmos. Eu não sou ambientalista, mais tenho consciência ecológica, e se pararmos pra pensar tudo que usamos e criamos depende da natureza. EXATAMENTE TUDO.

  • Esther:

    Hum…
    Eu já tinha pensado nisso… Os continentes seriam um só, ok, ok… Mas todos nós sairiamos voando com a inércia e morreríamos antes de ver isso, não?
    acho que a terra ia ficar limpinha. Não sobraria nada sobre ela, penso.
    =P

  • maria dos anjos c:

    o que aconteceria se a terra nao girasse em torno dela mesma

  • Renato:

    Força centrífuga não existe! Mas sim força centrípeta!!

  • Faro Fino:

    Alguém saberia me responder o seguinte:
    Se a terra gira, poqrquê minha casa, minha rua, minhas árvores estão sempre nos mesmos lugares, ou seja.
    Se de manhã a minha varanda casa está p/ o leste de frente ao nascer do sol, a tarde essa mesma varanda não deveria estar p/ o oeste de frente ao pôr-do-sol?
    Me ajudem se puderem.

  • Faro Fino:

    Moçada, resumindo, se a terra parar de Girar, estamos todos no mesmo monte.

  • jeamaral:

    Se a Terra parasse de girar em torno do seu eixo, aconteceriam coisas que inviabilizariam totalmente a vida no nosso planeta.
    Algumas foram citadas aqui, como a radiação do espaço não ser bloqueada pelo campo magnético, os continentes migrariam para o equador, uma face escura e outra iluminada, etc.
    Mas o clima global não foi citado. Imaginem que os ventos alíseos deixariam de existir e com eles muitos dos furacões na faixa de convergência intertropical, porém a absurda diferença de temperatura entre a face escura gelada e a face iluminada quentíssima traria consequências terríveis, com tempestades terríveis e destruidoras.
    Ou seja, a vida inteligente no planeta seria extinta, assim como será, quando o sol começar a se expandir, com o final do combustível.

  • CLAUDIO:

    ALGUNS COMENTÁRIOS DEVERIAM LEVAR MAIS A SÉRIO A ESTA PERGUNTA.
    NESTE MESMO SITE , EXISTE UMA PÁGINA DENOMINADA A ( PIADA MAIS ENGRAÇADA.) ALGUNS COMENTÁRIOS DEVERIAM ESTAR LA , COM TODO RESPEITO, LÓGICO.

  • Luiz Mário:

    Um lado seria dia para sempre e o outro noite.

  • Michael:

    Está materia realmente é desempolgante! Você acredita que é alguma coisa interessante e quando termina de ler, lembra de quando tinha 6 anos seguindo o embalo, e imagine se colocar um super fuguete na terra e ela girar mais rapido e se ela parace de rodar todo mundo ia voar igual a o super-man e se as aguas fossem para os polos agente ia pegar todos os peixes descobrir o que tinha no fundo do oceano eita besteirol grande! O meteria fraca!

  • lauane:

    eu acho que aconteceria que n ia mas aver nem dia e nem noite o mundo ia ficar no mesmo lugar n averia o amnha se n girace em torno do sol

  • Jhonata Ferreira:

    Tem bastante basamento o comentario do Caio. Teriamos que morar pouco depois dos desastres naturais e das radiaçoes solares extremamente elevadas, em arcas especiais…

  • MrK:

    Uma coisa interessante seria os deslocamentos da terra, água e AR! que faria uma grande pressão atmosférica. Seria um verdadeiro caos natural no planeta azul.
    A lua também sentiria o efeito, pois não haveria mais o empuxo da Terra que exerce a força gravitacional nela.

    Em respeito a dúvida do Manguezinho, haveria ano porque a Terra continuaria dando volta em torno do Sol(translação), e não haveria mais dias porque ela NÃO daria mais volta em si mesma(rotação). Essa é a unica explicação. A resposta do Michel é errônea, não haveria 2 dias, pois se a Terra parou, não há mais o que contar como dias na Terra.

  • daiane gomes:

    Bom a explicação do Caio foi bem interessante e complimentar.
    Gostei para mim
    bjus a todos, e não se preocupem isso vai anos…
    nós provavelmente não veremos isso acontecer ao cotrario de nossos netos,bistetos,tataranetos e assim em diante.
    A unica coisa que assusa é que isso realmente vai acontecer

  • Gork:

    Pode acontecer que sem rotação, apenas um lado da terra seja voltado ao sol, assim como ocorre com a lua. teremos um lado dia e um lado noite eternos.

  • Richard Medici:

    Tudo errado, é o movimento de rotação da Terra que já faz a gravidade no equador ser ligeiramente mais fraca, se esse cenário fosse verdade ele deveria estar acontecendo agora ou quando a Terra girasse muito mais depressa, e não se ela parasse de girar.

    Posso ser ruim em portugues, mais entendo um pouco de como as coisas funcionam.

  • Douglas Miranda:

    MANGUEZINHO

    O exemplo mostrou que a Terra parou de girar em torno de si, não em torno do sol. Logo, uma volta completa em torno do sol dá-se um ano. Uma volta da Terra em todo dela própria, daria um dia… compreende?

    É mais ou menos como se você rancasse os ponteiros de minutos e segundos do relógio. O ponteiro das horas continuaria rodando, mesmo sem contar os minutos e segundos, mais tarde o ponteiro giraria até completar o dia.

  • michel:

    MANGUEZINHO um ano seria constituido d 2 dias de 182,5 dias cada.

  • bicho do perzao:

    Se a terra parar, tenho certeza que a terra faz parte do nosso movimento se a terra parar, nos nao teriamos historias p/ contar.

  • MANGUEZINHO:

    EU NAO IMAGINO O QUE IRIA ACONTECER, MAS TENHO UMA DUVIDA, COMO O ANO PODE EXISTIR SE NAO HAVERIA DIVISAO DOS DIAS, SABE-SE DE ANTEMAO QUE O ANO E COMPOSTO DE MESES, ESTES POR DIAS E OS DIAS PELAS HORAS, AS HORAS PELOS MINUTOS, OS MINUTOS PELOS SEGUNDOS E ESTES POR SUA VEZ PELOS CEMTESIMOS, SENDO TUDO JUNTO QUE CONSTITUI O ANO? ACHO QUE TOU FICANDO MUITO CONFUSO ALGUEM TENTARIA ME EXPLICAR COMO ISSO PODERIA ACONTECER? (EXISTIR O ANO SEM DIVISAO DOS DIAS)

  • Jhonata Ferreira:

    Eu ia querer fica na parte sem sol!!

  • Filipa:

    Metade de Portugal foi à vida!
    Já morri
    ::

  • Eder Pardeiro:

    Valeu caio… ótima explicação!!!

  • CLAUDIO:

    Uma coisa seria certa , morreríamos todos esmagados pela força da gravidade .

  • Douglas Miranda:

    Se acontecer exatamente como na imagem, tem um lado bom: Argentina e EUA se fu… rs

    PS: Comentário troll do dia!

  • GodofMW:

    … E em um cenário estático, é natural que a água vá para as regiões mais baixas.

  • GodofMW:

    Pra simplificar, se voce olhar o shape da terra, a parte do equador é mais elevada em relação ao restante e este formato foi alcançado justamente devido à rotação da terra.

  • Marcos:

    Pessoal,
    cada vez aprendo mais com os comentários.
    Valeu !
    Abraços a todos !

  • caio:

    LISTEI AQUI TRÊS BÁSICAS CONSEQUENCIAS DA DESACELERAÇÃO DA TERRA, AS QUAIS TENHO CERTEZA QUE IRIAM ACONTECER.

    1: A INÉRCIA NA SUPERFICIE:
    É importante ressaltar que se a terra parasse de girar, todo o objeto não fixo e muitos fixo simplesmente “voariam” num sentido tangencial e haveria sérios terremotos e inundaçoes nunca antes vistos.Veriamos oceanos inteiros engolir continentes devido á inércia. Presenciariamos catástrofes, um apocalipse, sísmico.Tudo isso não acontece agora por 2 causas:
    gravidade e a rotação CONSTANTE da terra sobre ela mesma.
    Sofreriámos o mesmo efeito de um automóvel freando só que em escalas titãnicas.
    2- O CLIMA:
    O clima iria ser um dos menores problemas porque até sentirmos falta dele o mundo já teria acabado para nós.
    Não haveria mais estações do ano já que esta é resultado de todos os movimentos , rotação e translação, juntos.Nossa atmosfera seria dizimada.As correntes marítimas desapareceriam por um lado pela mudança do caso 1 e outra por que elas sao resultado do movimento de rotação da terra.As terras sujeitas ao lado iluminado pelo sol seriam verdadeiros desertos quentes e as terras sujeitas ao lado não iluminado seriam muito mais do que simples antártidas.

    3- O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA:
    o campo magnético da terra só existe graças ao movimento interno do magma abaixo da crosta terrestre envolta do centro sólido da terra.A terra é um imenso eletroimã. Sem a rotação ou com a desaceleração dela esse movimento seria totalmente desarrumado e danificado, alterando épicamente oque hoje conhecemos como campo magnético da terra e deixando assim o planeta sujeito aos ventos solares que aniquilariam com qualquer vida que conseguisse restar na terra.

    A DESACELERAÇÃO TERIA MILHARES DE REPERCURSOES, NÃO SOMENTE A LISTADA NO ARTIGO PRINCIPAL

  • Alessandro:

    No canal history esta passando 10 formas de destruir o planeta Terra, essa é uma das formas… vale a pena ver. Obs.: comparado o texto acima com o documentario da History, acredito que o texto esta viajando nos efeitos…

  • Maria:

    Existem ambas, a força centrípeta e a força centrífuga, apesar de a força centrífuga ser uma pseudo-força.

  • michel:

    esse assunto poderia ter rendido beeeeem mais especulações 🙁 assunto mto interessante!!

  • Roman:

    HUGO, na verdade a agua vai mesmo para os polos, mas nao por que eles falaram, e sim pq: hoje a terra rodando, tem forca centrifuga que puxa a agua para o equador. se esta força acaba, a agua vai meio que voltar para os polos, ela vai digamos assim distribuir-se por igual pelo planeta, o que implica ela ir para os polos e sair do equador. Do jeito que você gira um liquido em caneca, ele sobe pelas paredes e faz vazio no centro (polo) se parar de girar, distribui por igual de novo (preenchendo um pouco os polos)

  • Hugo:

    mas os pólos possuem uma gravidade maior porque são mais proximos do centro da Terra por causa do achatamento da Terra, que é causado pela rotação. Ou seja, sem rotaçao os pólos não teriam maior gravidade, não?

  • Joseph:

    Teríamos meio ano dia e meio ano noite.

  • Gustavo:

    Faltou uma previsão sobre o clima na terra. Como ficaria a região coberta pelo Sol? Como seria o clima do lado escuro da Terra? O que isso afetaria para no resto do Globo?

  • Denommus:

    Perdão, num sistema não inercial.

  • Denommus:

    Coloque as leis de Newton num sistema não conservativo (como um movimento circular), e eis sua Força Centrífuga.

  • Rafael:

    Força centrifuga nao existe, existe a força centripeta, que é o movimento de um objeto entorno de seu eixo (meio resumido).

Deixe seu comentário!