O vidro é um líquido: mito ou realidade?

Por , em 9.05.2013

Há quem acredite que vidro é uma espécie de “líquido contido”. Essa ideia ganhou força graças a vitrais de igrejas da Idade Média, que são mais espessos na base (o que sugere que, como um líquido, eles escorreram, fluindo para a base lentamente, com o passar dos séculos). Mesmo depois de comprovado que essa diferença ocorria já no processo de fabricação dos vitrais, e não por uma suposta “liquidez” do vidro, o mito permanece – e um grupo de cientistas decidiu derrubá-lo de vez.

Antes de entrar em detalhes sobre a pesquisa, vale a pena explicar um pouco sobre líquidos, vidro e a relação entre os dois tipos de material. Quando um líquido esfria, ele tende a se cristalizar e se tornar mais “viscoso” (ou seja, menos propenso a se deslocar). Quando vidro derretido esfria, porém, se solidifica sem cristalizar – o que faz dele um “sólido amorfo”.

Contudo, seus átomos, de modo similar às moléculas de um líquido, ficam desordenados, o que reforçaria a ideia de que ele pode fluir, mesmo que pouco.

Como teste, pesquisadores do Departamento de Química da Universidade do Texas (EUA) analisaram um pedaço de âmbar (um polímero orgânico com propriedades similares às do vidro) de 20 milhões de anos, aquecendo-o a diversas temperaturas e observando o comportamento de seus átomos. Em comparação com líquidos, os resultados foram tão diferentes que não seria possível classificar vidro como uma espécie de líquido.[io9, Nature]

• Vinicius Dantas:

Não existem só três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
    O vidro é, se é para resumir em uma palavra, metaestável

• HenriqueMS:

Neste caso é a influência do tempo sobre a matéria! E isso não muda o fato – o vidro é sólido. Mas que,não esta livre da ação do tempo. Ninguem esta livre disso,nem mesmo nós humanos.

• Júlio Liza:

Mas o âmbar não é vidro…
    Como comparar “abacaxi” com “abacate”?
    Ser “assemelhado” não é ter a mesma estrutura molecular!

• Patrick Marinho:

Vidro é líquido. Para acabar com as discussões: vidro não possui retículo cristalino.

• Murilo Neto:

Se eu não me engano, eu aprendi isso no Beakman