Por que os planetas são redondos?

Por , em 23.10.2012

Tudo bem, eles não são exatamente redondos, mas por enquanto vamos fazer de conta que são. A causa da “redondeza” dos planetas é a gravidade.

É assim que funciona: a gravidade atrai tudo de forma uniforme em todas as dimensões espaciais. Quanto mais matéria um planeta em formação atrai, mais forte se torna a atração gravitacional em direção ao centro do mesmo.

O resultado natural desta situação é uma esfera. Qualquer desvio da forma esférica tem que contar com alguma força não gravitacional para suportar a puxada da gravidade para baixo. Todos os pequenos desvios fazem isto, desde montanhas até o teu corpo.

Mas este ainda não é o fim da história. As leis do movimento de Newton afirmam que um corpo em movimento tende a continuar em movimento, e a matéria no equador do planeta pode estar viajando com velocidade suficiente para criar um dilatação, como a da Terra.

Então, os planetas não são perfeitamente redondos. Sua redondeza depende da sua massa, tamanho e velocidade de rotação. Os cientistas podem deduzir a massa de um planeta facilmente se ele tiver um satélite (uma lua) aplicando as leis do movimento de Newton à órbita da lua, leis que estabelecem uma relação simples entre a massa do planeta e a velocidade do satélite.[Life’s Little Mysteries]

• Mário Grossi:

Graças a Deus não apareceu ninguém aqui dizendo que a terra é plana.

• Leandro Peres:

E assim as leis de Einstein se torna mais uma vez útil em nossas vidas.

• karol:

Bastante interessante na verdade eu nunca tinha parado para pensar nisso

São redondos pq essa é a forma de Manu, e Manu deu a forma ao Universo. Então ele manifesta-se no nosso plano físico, onde os cientistas percebem e categorizam-no como Força Gravitacional. É, para toda explicação científica existe sua contraparte religiosa complementar…

(Tentando passar pela moderação, comento novamente rsrsrs)

Eu já vi rumores da presença do número phi na relação Terra-Lua. Segundo Alick Bartholomew, que escreveu o livro “Hidden Nature”, O Raio da Terra somado ao raio da Lua, forma um triângulo retângulo áureo. O raio da Terra é um cateto, a soma do raio da Terra com o raio da Lua, o outro cateto, assim, ligando os catetos com um segmento, teremos a hipotenusa, formando o triângulo áureo. Porém eu percebi uma pequena diferença no raio da Lua de menos de 2 km em relação ao dados do autor, comparado aos dados da Nasa, porem creio que seja irrelevante ao se tratar dos astros medidos. A média aritmética das distâncias das órbitas dos planetas fica muito próxima do número Phi, chegando a 1,61874. Saturno também merece atenção especial quanto ao Phi, a proporção está muito presente no planeta e seus anéis. O site goldennumber.net tem maiores informações. Acho que o número Phi deve estar muito mais presente na natureza do que imaginamos.

• Hellen Jéssica:

Já ouviu falar das fractais da vida? Vale a pena aprofundar nesse assunto, a natureza é matemática!

• Rodrigo Piedade:

Se é por conta da gravidade, como se explica a lua ser redonda ? ela quase nem tem gravidade, e se foi por conta de sua formação no inicio , então ela estaria virando um cone hoje em dia por conta dela ser atraída pela gravidade da terra não? enfim deixou mais duvidas

• Edison Matos:

Rodrigo, ela “quase não tem gravidade” mas ela tem gravidade. A proporção é apenas menor pelo fato dela também ser. O principio é o mesmo.

OK, a Gravidade – sempre ela – tem um papel fundamental para o formato esférico dos planetas. Elementar, Mr. Watson. Mas parar por aí é uma resposta simplista, desconfio. A grande maestrina disso e de todas as outras coisas no universo é a Matemática… e provavelmente Phi, esse número mágico, é o responsável por isso também.

Basta você demonstrar isto…

Mas já vou avisando que neste caso o número importante é outro, é π. Basta ver que a superfície e o volume dos planetas, estranhamente, está relacionado ao raio do planeta por este número transcendental e irracional, o π. Ah, e a relação entre a espessura das diferentes camadas da Terra não guarda, até onde eu sei, nenhuma relação com o φ, ou o π, ou qualquer outro número.

Eu já vi rumores da presença do número Phi na relação Terra-Lua. Segundo Alick Bartholomew, que escreveu o livro “Hidden Nature”, O Raio da Terra somado ao raio da Lua, forma um triângulo retângulo áureo. O raio da Terra é um cateto, a soma do raio da Terra com o raio da Lua, o outro cateto, assim, ligando os catetos com um segmento, teremos a hipotenusa, formando o triângulo áureo. Porém eu percebi uma pequena diferença no raio da Lua de menos de 2 km em relação ao dados do autor, comparado aos dados da Nasa, porem creio que seja irrelevante ao se tratar dos astros medidos. A média aritmética das distâncias das órbitas dos planetas fica muito próxima do número Phi, chegando a 1,61874. Saturno também merece atenção especial quanto ao Phi, a proporção está muito presente no planeta e seus anéis. O site goldennumber.net tem maiores informações. Acho que o número Phi deve estar muito mais presente na natureza do que imaginamos.

• Mateus Felipe Martins Da Costa Cota:

Achava que era por que magrathea montou todos os planetas redondos.

• Juliane:

Se os planetas e astros são redondos, o universo também pode ter uma forma esférica.

• The Solar System:

Muito bom 😀