Origem das vacas modernas pode ser traçada até um único rebanho

Por , em 29.03.2012

Um estudo genético concluiu que todos os bovinos domesticados modernos são descendentes de um único rebanho de bois selvagens, que viveu 10.500 anos atrás.

A equipe de geneticistas do Museu Nacional de História Natural da França, da Universidade de Mainz, na Alemanha, e da Universidade College London no Reino Unido, escavou os ossos de gado doméstico em sítios arqueológicos no Irã, e os compararam com os ossos de vacas modernas.

Os pesquisadores observaram como as diferenças nas sequências de DNA poderiam ter surgido em cenários populacionais diferentes da história, modeladas em simulações de computador.

A equipe descobriu que as diferenças que apareceram entre as duas populações só poderiam ter surgido se um número relativamente pequeno de animais – cerca de 80 – tivessem sido domesticados a partir de uma espécie já extinta de boi selvagem, conhecido como auroque (Bos primigenius), que vagou por toda a Europa e Ásia no passado.

Esses animais foram então domesticados e criados até chegar aos 1,4 bilhões de gado de hoje, número estimado pela ONU em meados de 2011.

O processo de coleta dos dados foi complicado. “Fazer sequências de DNA de confiança a partir de restos encontrados em ambientes frios é rotina. É por isso que os mamutes foram uma das primeiras espécies extintas a ter o DNA sequenciado. Mas conseguir DNA confiável a partir de ossos encontrados em regiões quentes é muito mais difícil porque a temperatura é crítica para a sobrevivência do DNA. Isso significa que tivemos de ser extremamente cuidadosos para não acabar lendo sequências de DNA contaminadas, ou de gado apenas recentemente morto”, disse Ruth Bollongino, principal autora do estudo.

O número final é surpreendentemente pequeno, mas coincide com a pesquisa existente sobre o assunto. Jean-Denis Vigne, um bioarqueólogo também autor do estudo, disse que um pequeno número de progenitores de gado é consistente com a área restrita onde os arqueólogos sabem que começou a domesticação do gado, 10.500 anos atrás.

“Isso poderia ser explicado pelo fato de que a criação de gado, ao contrário, por exemplo, do pastoreio de cabras, teria sido muito difícil para as sociedades móveis, e apenas algumas eram realmente sedentárias naquela época”, disse. [Gizmodo, foto de Jeroen Bennink]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

  • Maya Samanta:

    O estudo falou de vacas modernas domesticadas e não de todas as outras espécies ¬¬

Deixe seu comentário!