Os mais temidos dinossauros carnívoros podem ter sido vegetarianos

Por , em 21.12.2010

E não é só ele, mas toda a sua família – incluindo os também adorados velociraptors. De acordo com paleontólogos do Chicago’s Field Museum, há 21 aspectos morfológicos que comprovariam que os bichões eram herbívoro.

Segundo os cientistas, depois de estudarem 90 espécies de Terápodos (a família do T-Rex e do Velociraptor), é possível dizer que a maioria deles tinha um estilo de vida predatório, mas eles, em sua evolução, provavelmente se adaptaram e viraram vegetarianos.

Os pesquisadores ligaram informações morfológicas com análises de restos de alimentos dos dinossauros (fezes fossilizadas) e, com isso, acreditam que os T-Rex e os Velociraptors eram herbívoros, apesar de terem descendido de espécies de predadores. Eles acreditam que suas descobertas fazem com que nós precisemos analisar os dinos de uma forma diferente.[Gizmodo]

• Jheniffer Feijo Martins:

Tem alguma ligação dos fatos, pois até mesmo hoje podem ver , apesar de serem animais domésticos, os cães e gatos comem carne e também algumas verduras ou seja ambas características são válidas. Não vou criticar nem nada. Acho até que isso tem lógica galera. Gostei desta pesquisa. Até hoje os leões ( ou leoas, tigres , etc. ) necessitam de plantas. Mesmo parecendo só comerem carne, eles de qualquer forma estariam comendo plantas, pois, o leão se alimenta de zebra, a zebra se alementa de pasto!!!

• Jheniffer Feijo Martins:

então até que isso tem lógica né !! 😉 Isso tudo a ciência nos mostra galerinha! Beijokas

• Alexandre Junior Dias:

não e carnívoro olha os dentes do cara foi feito para corta folha???!

• RAFAEL LIMA:

Olha pros dentes, vocês acham que eram dentes pra mascar mato???

• The ultimate:

Gente… não vamos esquecer, que alguns animais carnívoros(entre eles o cachorro) comem algumas plantas para ajudar com os problemas digestórios… se os saurópodes comiam pedras por isso, por que os terópodes não poderiam fazer isso com as plantas???

THINK, ABOUT, IT…

MALDITOS AVATARES!!!!!!!!

• The ultimate:

DESCULPE… QUIS DIZER “DE DIGESTÃO”

• veridiana dutra ventura barcellos:

q massa,d+ em todas as línguas mas fiquei um pouqinho triste pois o T-rex ñ e carnivoro

Na realidade, todas as espécies são herbívoras, direta ou indiretamente.
    Os carnívoros só existem porque comem os herbívoros.

• iann:

daqui a pouco eles estaõ pensando que o alossauro o carnotauro e o t rex sao herbivoros

• Lukas:

v6 acabaram com toda a minha infacia mais na minha opiniao o T-rex era carnivoro pq os t-rex matavam outros dinossauros para comelos e issoo tambem foi comprovado ,e os cientistas n têm rasao e tambem olhe so para ele,ele eh assustador e carnivoro ss!

OBS:essas respostas sao da minha opniao

Lukas meu caro, pode continuar sonhando.
      Isso é um direito seu!
      Vc pode até acreditar que ele poderia ter sido algum tipo de avô dos “macacos-humanos”!

• Gabriela:

Ah, por que tanto espanto assim?
    Se for somente o fato de ele possuir os dentes afiados e blablabla… Bem, como o proprio texto já diz, eles eram descendentes de predadores, o que pode explicar os vestígios da evolução. Assim como nós, humanos, ainda hoje temos apendice, quase inutilizado, e que muito provavelmente nas proximas gerações ele não irá existir.

• Rômulo:

Gabriela.
      O apêndice é um órgão do sistema imunológico e, assim como as amígdalas, são essenciais para desenvolvimento deste sistema durante a infância e juventude.
      Estudos comprovam que a retirada cirúrgica destes órgãos em idades inferiores à 20 está estatisticamente relacionada com aumento de doenças vasodegenerativas/obstrutivas. Ou seja, tais órgãos, commo também o baço, são funcionais e não obsoletos. Muito menos são vestígios da época em que éramos rãs/peixes/leveduras/archea/a.a.. Aliás, a extensa lista de órgãos vestigiais do ínicio do séc. XX já se encontra reduzida a zero. Basta “evoluirmos” nosso conhecimento verdadeiramente científico.
      É fato também que lagartixas isoladas geologicamente passaram a ser vegetarianas em menos de 10 gerações.
      Toda a natureza é dotada de genoma extremamente plástico, portanto, com estrondosa capacidade de adaptação. E isso não corrobora o mito evolutivo da teoria naturalista filosófica da macroevolução (entropia/reações confinadas em equilíbrio químico/autoreplicação/colônias/organismo/……/homem).

Perfeito Rômulo!

• icaro:

esses pesquisadores qui nada nao sabem pela feia aparencia do t-rex ele n pareci ser herbivoro pois o titanosauro apesar de ser herbivoro ten boa aparencia pois isso indica que o t-rex nao era herbivoro e que os cientistas fizeram alguma analise erada e colocaram na internet sen itensão do que colocaram mais pode ter certeza que o t-rex era um dinosauro carnivoro e não herbivoro issu esplica e tamben que eles comian propios dinosauros isso comprova que ele era carnivoro e so porque encontraram um pedaço de folha no seu dente não tem certeza que ele era carnivoro seus cientistas comprovem esta pesquisa dinovo pois ouve algum erro.

• mathews:

abraço pessoal quen quizer entra pra a minha agencia so fla

Com certeza esse cientista está totalmente equivocado.

Encontrar vestígios de vegetais em fezes fossilizadas não provam que ele era herbívoro. Só falta esse cara dizer que as asas do Pterodáctilo eram só pra enfeite.

Ainda bem que ele é só mais uma triste exceção no meio científico

• priscila:

comcertesa isso não estava nos meus planos

Que pesquisa de resultado mais dúbio. Encontrar resto de folhas e vegetação nas fezes do T-Rex não faz dele um herbívoro, na verdade isso prova que ele comia os herbívoros inteiros. Com o tamanho da sua boca eles simplesmente os engolia ou alguém acredita que ele só comia herbívoros grandes e escolhia as partes que iria comer? Interessante eles falarem de aspecto morfológico de um dinossauro onde só se tem ossos e alguns restos fossilizados de milhões de anos, não sabem nem se os dinossauros tinha cor nem ao menos se eram verdes tomam como base répteis modernos pra isso.

• pablo:

duvido mt!
    com certeza eram carnivoros, mas nada impede deles darem uma bocada numa plantinha.
    quem tem gato sabe que as vezes eles comem plantas para vomitar.e dps nas fezes aparece uns negocio verdinho.
    restos de vegetais nas fezes nao quer dizer mta coisa.
    pois ele pode ter devorado um dinossauro herbivoro no momento que o animal estava apreciando a arvore…

• felipe:

nossa cara essa aparencia assustadora ê dificil acha que ele era herbivoro ê quem era carnivora na epocâ a alguma coisa errada nessa historia que pena mano o rex herbivoro fikei triste agora .

• Peu:

Vocês acabaram de acabar com a minha infância :,(

• Fernando M.:

Old! Maurício de Souza já sabia disso a muito tempo!

Não é a toa que o dinossaurinho fofo dele, o Horácio, adorava uma alfacinha.

• Curiti Boca:

PLEBEU: a tua regra é clarissima, todos os gaúchos, uruguayos e argentinos que só comem carne tem olhos frontais. Eu também tenho olhos frontais e adoro churrasco !!! Agora o Alexandre que diz : “todos terão que evoluir para uma dieta vegetariana um dia =)” será que tem os olhos laterais ???

• Curiti Boca:

Aéeeeeeeeeeeee, Paulo, Perfeito teu comentário cara.

• Eu mesmo:

Cara, se os herbivoros tinham esses puta dentes, imagina quando eles descobrirem um carnivoro verdadeiro.
    kkk

• Diego Willrich:

E por que ninguém levanta a possibilidade deles terem sido onívoros, como os ursos? Faria todo sentido, não?

• Jedu:

Querem destruir minha infância é?

• Plebeu:

Amigos,

Regra Geral:

– Olhos frontais – Carnívoro
    – Olhos laterais – Herbívoro

• WRONG:

OBS: Odeio esses avatares de monstrinhos a la discovry kids

• Jessica:

concordo com o CRC, os dentes deixam claro que eles comiam carne, afinal, para que esses dentes afiadíssimos e predatórios se eram pra comer vegetais? e se as pesquisas informam que eles se alimentavam de vegetais, acho muito provável que tenham sido animais onívoros.

“ele, talvez, não tenha sido carnívoro.”

“é possível dizer que a maioria deles tinha um estilo de vida predatório, mas eles, em sua evolução, provavelmente se adaptaram e viraram vegetarianos.”

A descrição inicial está equivocada. Na pesquisa diz que eles se adaptaram posteriormente para serem herbívoros, mas nunca diz que eles talvez não tenham sido carnívoros. Basta uma olhada na arcada dentária do bichano para verificar que sua dieta primordial era carne. Se a escassez de presas os fez consumirem outros tipos de alimentos, isso não quer dizer que eles não tenham sido carnívoros.

Paulo
    A ciência nunca afirma certeza sobre nada (certeza absoluta é redundância), o problema está na publicação de pesquisas pela mídia não especializada. A ciência como ferramenta de conhecimento está sempre incompleta, incerta. Teorias científicas não são idéias comprovadas, mas um conjunto de hipóteses que, até agora, resistiram a diversas baterias de testes.

NÃÃÃOOOOOO
    Primeiro o triceratops não era uma especie, e sim adolescentes de outra, agora o T-rex e o Velociraptor eram herbivoros….

O Próximo é o Pterodactilo, e vão dizer que eles não voavam

• Juliana:

Nooooooooooooooooooooooooo!!!!!!

A Ciência (ou os cientistas) deviam ser mais humildes nas descobertas e afirmações que fazem, muitas vezes afirmam com certeza absoluta alguma coisa, como se aquilo fosse a verdade pura, e tempos depois (ou pouco tempo depois)alguma nova descoberta coloca em dúvida ou desmente aquilo que eles haviam afirmado com certeza absoluta, como nesse caso.Mas há também muitas outras áreas que eles deviam tomar mais cuidado ao afirmar com certeza que já sabem tudo, como por exemplo o ´´Aquecimento´´ Global, só pra dar um exemplo.

• Daniel Iserhard:

Legal saber que ele usava aqueles dentes lá pra comer alface

• big bang:

A paleontologia e um ciência em crescimento, muito pouco se sabe sobre muita coisa, e como uma ciência vai sempre se desenvolver, espero muitas novidades sempre. Portanto, não devemos ser soberbos e achar q já sabemos de tudo.

• CRC:

O que não gosto destas pesquisas é que tendem a ser extremistas, ou é carnívoro ou é herbívoro. Me parece que estes animais, tendo características herbivoras (questionável) e carnívoras (inegável), então porque não dizer que eram onívoros? Acho que a dieta pode ter evoluído pela falta de alimento, mas não acredito que aqueles dentes indiquem que não curtiam mais uma carninha…

todos terão que evoluir para uma dieta vegetariana um dia =)

“..Se você é fã do T-Rex prepare-se para receber a notícia mais triste do ano: ele, talvez, não tenha sido carnívoro.

E não é só ele, mas toda a sua família – incluindo os também adorados velociraptors.”

Resp. E agora José?
    Era ou não era?
    Essa ciência cada dia que passa está ficando confusa.

Eta Nós!

• ShadowsAV:

CARAMBA!1!! Que planta maligna é essa pra um herbívoro precisa de um dente tão grande?!??

• gringo:

Qq dia começo a duvidar que existiram dinossauros.