Pâncreas artificial funciona em 11 pacientes

Por , em 14.04.2010

Testes em pacientes mostraram que o pâncreas artificial, que monitora os níveis de açúcar do sangue e libera insulina no organismo, fez com que o nível de açúcar em seus corpos ficasse normal por mais de 24 horas.

O sistema é formado por um monitor de glicose, duas bombas e um laptop e é feito para imitar da forma mais realista o corpo humano controlando tanto níveis altos de açúcar quanto níveis baixos.

Em testes anteriores de outros tipos de pâncreas artificial os pacientes acabavam com baixo nível de açúcar no sangue invariavelmente – estado conhecido como hipoglicemia. Adicionar pequenas doses de glucagon (um hormônio liberado pelo pâncreas para normalizar o açúcar do organismo) resolveu o problema dos cientistas e eles conseguiram criar esse sistema que é bem mais efetivo para pacientes de diabetes.

Todos os 11 adultos que participaram dos testes obtiveram bons resultados, não sofreram hipoglicemia e estavam sendo submetidos a uma dieta de carboidratos.

Os primeiros testes revelaram que os diabéticos processavam o açúcar muito mais devagar do que se achava, mas pequenos ajustes no computador resolveram o problema.

A pesquisa mostra que os cientistas estão definitivamente no caminho certo para criar um pâncreas artificial “autônomo”, que possa ser implantado no corpo de um paciente.

Fonte: Reuters

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

14 comentários

  • Patricia:

    Ola sou diabetica a 6 anos e uso a bomba de insulina da medtronic 715 a 4 anos queria saber mais sobre o pancreas artificial… Obrigada

  • cladys:

    OI!!
    GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA MATÉRIA, POIS TENHO UMA FILHA DIABÉTICA, TODA E QUALQUER NOVIDADE SOBRE DIABETES TIPO 1

  • vicente:

    gostsria de obter informacoes sobre o pancrea artificial

  • Talita:

    olá, eu estou fazendo o meu trabalho de conclusao de curso em cima do tema pancreas artificial e se tiverem qualquer artigo sobre este assunto ou algo parecido por favor enviem pra mim.Desde jah agradeco.

  • paulo cesar:

    boa tarde, pretendo mais informações sobre este pancreas artificial. Sou diabetico tipo 1 a 2 anos e por vezes fica dificil andar com os valores mais controlados.. Agradeço mais informações. obrigado. paulo

  • salomao gomes:

    Boa tarde!

    Gostaria de receber mais informação a respeito deste aparelho, se já foi liberado para comercialização, quem está fazendo a pesquisa!!quall o custo do aparelho implantado, foi aprovado pelo conselho de medicina?Por favor mende o mais rápido possivel as respostas em meu e_mail.

    Obrigado.

  • Celso Castro:

    Onde posso obter mais informações sobre o pancreas eletrônico.
    Onde está sendo desenvolvido?

    Celso

  • Celso Castro:

    Senhores,

    Sofro muito ao ver minha esposa passar por uma dieta onde não come quase nada, e mantém um nível alto de glicemia.
    Quero muito saber se o pancreas artificial já está aprovado para comercialização, e onde posso obter mais informações.

    sds

    celso

  • Roberval:

    Boa Noite!
    Tenho um filho que e diabetico e gostaria dee saber onde e como posso encontrar esse pancreas eletrônico.

  • celina capucho hummel:

    olá! tenho uma prima q entrou em coma por ser diabetica,ela ja saiu do hospital mas estamos muito preocupados com ela.O q esperar do pancreas artificial?ou seja um paciente do SUS pode ter esperança?eu li q ele ainda esta em fase de experimento,é isso mmo?Bem na minha familia tem muitos diabeticos,no momento o caso dela é o mais crítico.Aguardo e agradeço a atençao de vcs

  • regina celia grella:

    REGINA 16/04/2010 Eu gostaria de saber se eu posso usar pancreas artificial sou diabetica a 16 anos sou dependente de insulina e se e caro esse aparelho e como funciona. Obrigada: espero uma resposta

  • laura hespanhol:

    olá tenho um filhos de 17 anos diabetico desde os 12 anos de idade..li a respeito do pâncreas artificil e me interresei muito..gostaria de saber se já posso uzar esse novo método no meu filho e como consequir…desde já agradeço o interresse de vcs.

  • Aline:

    gostaria de reseber as informações em meu site!!!!!!!!!!!1brigada se for possível

  • Aline:

    Eu tenho diabetes vou fazer 18 anos de idade queria saber se esse aparelho aparecera logo em farmacias ou em outros lugares que eu possa adiquirir ?e tambem queria saber se esse aparelho saira muito caro ???muito obrigada se me derem a resposta logo …………….adorei esse aparelho irá ser uma grande solução para todo os diabéticos ………….

Deixe seu comentário!