Pássaro-lira, o primeiro não-humano que coordena música com dança

Por , em 24.07.2013

Encontrados em florestas da Austrália, os pássaros-lira têm um forte componente musical em seu ciclo de vida: ao cortejar uma parceira, o macho não apenas canta para ela, mas dança de acordo com a própria música.

“Nosso estudo é o primeiro a mostrar um animal não humano coordenar de modo flexível canções e movimentos de dança”, destaca a pesquisadora Anastasia Dalziell, da Universidade Nacional Australiana. Junto com sua equipe, ela filmou pássaros-lira na Floresta de Sherbrooke e descobriu detalhes curiosos a respeito do “cortejo” feito pela espécie.

Um pássaro-lira tem quatro canções distintas, acompanhadas por movimentos específicos, para impressionar uma fêmea (que, se gostar da “apresentação”, dá uma chance a ele). Como você pode ver no vídeo acima, as canções e as danças são bastante diferentes uma das outras.

Como os movimentos não são necessários para produzir os sons, os pesquisadores acreditam que a dança é voluntária – e desafiadora, já que os pássaros às vezes se confundem em certos momentos.

Ainda não se sabe exatamente se as danças são aprendidas por observação (como ocorre com as canções) ou se são inatas. [LiveScience]