Pode um analgésico combater o câncer?

Por , em 17.06.2010

Um remédio analgésico chamado Sulindac parece ter uma propriedade que ajuda a combater uma das maiores “dores” da humanidade: o crescimento tumoral de câncer. É o que apurou uma escola médica do Reino Unido, após estudos com o composto químico Sulindac.

A substância é essencialmente um medicamento anti-inflamatório, prescrito para febre e dores no corpo, mas essa nova função era desconhecida. Sulindac inibe o crescimento do tumor por ter ação dentro do núcleo celular. Assim, busca impedir o surgimento de um câncer ainda em suas bases celulares mais simples.

O segredo está nos receptores celulares. Eles são proteínas que permitem a interação de certas substâncias com os mecanismos do metabolismo celular. Essa interação pode ser maléfica em alguns casos, e contribuir até para o surgimento ou o crescimento de um tumor. Mas nesse caso a descoberta parece realmente impressionante, porque o efeito é justamente o contrário. É uma questão de “direcionamento”: pode-se levar a proteína a promover o crescimento ou a destruição de um tumor cancerígeno. [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Renato Bueno:

    Caio, o futuro foi na época de Newton, Tesla, Einstein…

    Nós somos o que aconteceu DEPOIS do futuro, qual o nosso futuro?
    Um segundo já é o seu futuro…

  • wemerson:

    Gostei muito

  • lucas:

    Vou fazer estoque

  • Jesse:

    Acho preocupante uma classe de medicamento que atua diretamente no núcleo celular-onde está o nosso DNA- apesar desse medicamento ter aparentemente um efeito positivo contra o crescimento de tumores mais estudos seriam muito bem vindo!.Será que outras classes de medicamentos não teriam efeito contrário? afinal nem sabemos quais medicamentos produzem também efeitos no interior dos núcleos.

  • Jefferson Oliveira:

    Agora podem esperar…

    Certamente esse remedio que possivelmente é vendido baratíssimo, irá valer agora mais de 100 reais… =)

  • Caio:

    Achei muito interessante, “o futuro está chegando!”

Deixe seu comentário!