Porcos podem ter evoluído para amar lama

Por , em 1.05.2011

Porcos não são sujos porque querem; pelo menos é o que afirma uma nova pesquisa. Um cientista holandês sugeriu que, mais do que gostar, o comportamento do porco de se deleitar na lama é vital para o seu bem-estar.

Já é fato bem aceito que os porcos rolam na lama para se refrescar. Os animais não têm glândulas sudoríparas normais, então eles não podem regular sua temperatura corporal de outra forma.

O pesquisador Marc Bracke buscou evidência na ciência do que motiva outros animais a realizarem comportamentos semelhantes. Por exemplo, os hipopótamos, que passam tempo na água para se refrescar.

Ele também analisou outros animais com cascos, como veados. Embora estes animais não tenham comportamentos específicos para se refrescarem, eles rolam no chão a fim de “marcar seu cheiro”, o que tem um papel importante para atrair um parceiro.

Essa análise levou Marc a propor que o rolamento na lama também poderia desempenhar um papel na reprodução em suínos. Mas, mais importante, o cientista sugere que o comportamento poderia ter evoluído em familiares mais antigos de suínos.

Segundo Marc, todos evoluíram dos peixes, por isso a motivação para a água pode ser algo que foi preservado nos animais que são capazes de entrar nela. Para muitos animais, isso seria muito perigoso, porque lagos, rios, etc., são lugares ideais para os predadores emboscarem suas presas.

Mas os porcos, como muitos carnívoros, são animais relativamente grandes com dentes caninos, de modo que seriam mais capazes de se defender de um ataque. Então, ao invés dos porcos precisarem se resfriar na lama porque não têm glândulas sudoríparas funcionais, Marc acredita que eles não desenvolveram glândulas sudoríparas funcionais como outros porque gostavam da lama.

O pesquisador afirma que os porcos são geneticamente relacionados a animais particularmente amantes da água, como os hipopótamos e as baleias. De forma que essa preferência do animal por águas rasas poderia ter sido um ponto de virada na evolução das baleias para mamíferos terrestres.

Além disso, Marc conclui que o desejo do porco de rolar na lama é provavelmente gratificante. Se assim for, passar um tempo na lama pode ser um elemento importante de uma boa vida para os suínos.

[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

5 comentários

  • José Calasans:

    A natureza tém uma programação eficiente que os seres vivos seguem,com exceçâo do ser humano.Todo comportamento animal,não é atoa,salvo quando houver algo fora do normal tipo, uma doença etc…

  • Magda Patalógica:

    Os porcos não são “porcos”.

    São animais dóceis e vivem na sua, naturalmente.
    Hoje são tratados a ração balanceada, mas no passado, comiam milho e lavagem que eram restos de comida velha.
    Mesmo assim, sua carne é deliciosa.

    Acho que o sistema imunológico dos porcos deveria ser mais estudado e isso talvez propiciasse a descoberta de antídotos contra várias doenças.

    “Porcão” é o meu primo, que não é muito chegado a tomar banho, para o desespero da minha tia.
    Quando ele tira o tênis, o quarteirão inteiro percebe, pelo olfato. (rss)

    Fui

  • Gyver:

    Também amo ver luta de mulheres na lama. E elas parecem gostar.

  • DIEU MERCI DE ANGOLA:

    E os talibans podem ter evoluído para amar o terrorrismo!!!!

  • Incrível:

    “Segundo Marc, todos evoluíram dos peixes”

    Eu acho que alguns estão voltando a ser peixe, pelo menos mentalmente…

Deixe seu comentário!