Porque os bebês nascem com olhos azuis, que depois mudam de cor?

Muita gente diz que bebê é tudo igual, que eles nascem com a mesma cara de “joelho”. E, apesar de isso não ser bem verdade, muitos realmente nascem com uma característica comum: olhos azuis. Os mesmos olhos azuis já não são tão predominantes nos meses seguintes; o contrario ocorre, poucas crianças mantêm a cor clara. Por quê?

Segundo os oftalmologistas, tem a ver com a quantidade de melanina com que nascemos, e se ela aumenta após o nascimento. A melanina é um pigmento; quanto mais você tem nos olhos, no cabelo e na pele, mais escuros eles são (e mais luz eles refletem).

Um pequeno depósito de melanina na íris dos olhos faz com que elas pareçam azul, enquanto uma quantidade média torna os olhos verdes ou castanhos e uma quantidade grande os deixa marrom escuro.

Os bebês não nascem com toda a melanina que estão destinados a ter. Esse processo de maturação continua pós-útero, o que significa que a cor dos olhos não é definida até os 2 anos de idade.

Apesar de alguns bebês de etnias não-brancas também nascerem com olhos azuis, que se tornam marrons ao longo do tempo, o efeito é muito menos comum do que com bebês caucasianos. Indivíduos de pele mais escura geralmente já têm bebês de olhos castanhos porque eles já nascem com mais pigmento. [LifesLittleMysteries]

Por: Natasha RomanzotiEm: 9.05.2011 | Em Mistérios, Principal  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)
Curta no Facebook:

48 respostas para “Porque os bebês nascem com olhos azuis, que depois mudam de cor?”

  1. Comigo foi ao contrário.
    Eu nasci com olhos bem pretinhos, depois foram clareando e ficaram verdes. Como isso acontece? É a mesma explicação da matéria acima?
    Aliás, tenho olhos verdes graças à minha avó materna que também tem, pois meus pais tem olhos castanhos.

  2. Eu era loira e tinha os olhos azuis bem clarinhos quase cinza e era branca feito papel. Agora depois de velha-q kk meu cabelo ficou castanho claro meus olhos castanhos e a pele branca ficou morena u.u mudei totalmente.. Engraçado q meu irmão foi ao contrário ele nasceu moreno com os olhos escuros e cabelo escuro, hoje ele ta branquinho com os olhos Cor de azeitona mas o cabelo continua o mesmo u.u estranho…

  3. Legal! Não sabia desta capacidade de nossos olhos mudarem de cor. Minha irmã mais velha disse que quando nasci, tinha olhos azuis. Sempre achei estranho esta conversa dela. Achava que era um tipo de exagero ou invenção. Meus outros irmãos também riam da situação. Pois é, taí, agora acredito nela, rsrs.

  4. 1º – acho que o título do artigo deveria ser “Por que alguns bebês nascem com olhos azuis, que depois mudam de cor?”.
    2º – na internet vejo muitas matérias do gênero, explicando o porquê de olhos claros escurecerem nas crianças (depósito de melanina e tal). Acho que seria interessante um artigo falando o que acontece nos olhos das crianças que nascem com olhos escuros e vão clareando.
    Eu nasci com olhos escuríssimos, pareciam 2 jabuticabas, e hoje são castanho claros, de vez em quando têm uma leve tonalidade verde.

  5. Quando nasci, tinha olhos bem escuros; meu cabelo era tipo um cabelo que em lugares co mais luz; pareciam louros e na quantidade que tinha menos luz; eram escuros; meu cabelo era louro-escuro; meus olhos são castanhos escuros que a luz do sol ficam claros e nos lugares bastante claros parecem azuis…. Meus cabelos continuam os mesmos… Parece que são duas cores misturadas; o Louro com o Escuro; que forma o cabelo cor-de-mel; meus olhos ainda pra mim são um mistério…. Mas meus lindos cabelos e meus olhos que pra mim, são fantásticos são incrivelmente lindos pra mim…. Pois meu olho, nunca deixou de ser azul, tenho certeza disso…

  6. meus olhos geralmente são castanhos claro mais ao dia ele fica mel.meus olhos mudam d cor conforme meu humor quando estou nervoso ele fika verde quando está frio verde quando calor mel e a noite a maioria das vezes castanhos sem contar meu cabelo q era bem pretinho e agora é castanho escuro

    • Claro que existem olhos assim. Exemplo de pessoas famosas: Alfonso Herrera e Lu Schievano. Já vi duas pessoas aqui na minha cidade com os olhos assim também. São as íris mais impressionantes.

    • Se eles são cor-de-mel não tem como ser mais claro ou escuro,como os castanhos!

    • Acho que o cabelo escurecer é por causa do sol. Meus olhos continuam azuis, mas meus cabelos já estão quase castanhos.

  7. Minha filha nasceu c\ olhos azuis e limpidos como o céu,(igual meu sogro, q era italiano eu ñ gostava dele.), mas Graças a Deus depois de 1 ano seus olhos ficaram castanhos claros,já meu neto, filho d meu filho nasceu c\ olhos azuis como ela , a tia,e já fez 2 anos e os olhos continuam azuis como os de seu bizavô italiano.Então essa teoria ñ encaixa aquí.Conheço outra familha no interior q aconteceu a mesma coisa q na minha familha, um tem o olho azul como nasceu ,e o outro nasceu azul e hoje é cor d mel , ambos filhos do mesmo pai e da mesma mãe.

    • Ó, gloria, a única coisa que não encaixa aqui é sua gramática. E os olhos do seu filho ficaram castanho claros pela genética.
      É ignorância querer que alguém fique com olhos mais escuros só porque um desafeto seu tem olhos azuis, como se o único indivíduo de olhos azuis que você conheceu foi seu sogro.
      Se o seu neto tem olhos azuis, é a genética.
      Raciocinar de ver em quando é uma boa pedida.

  8. Depois do “porque” mesmo? Não sei se respondo o porque ou o por que. Acredito que é para que não haja suspeita sobre a paternidade no momento solene. Daí então com o tempo vai ganhando as fisionomias do Ricardo.

  9. Sou caucasiana, branquela (se enxerga as veias), loira (agora cabelos brancos).Quando nasci tinha olhos bem azuis, cabelos loiros quase brancos se fosse muito ao sol; depois dos 5 anos, meus olhos ficaram verde garrafa, cabelos loiros médio e a pele continuou branca. Tenho 3/4 de sangue judeu, o resto é português, espanhol, francês de acordo com árvore genealógica de meu tio materno falecido. Meus pais tinham olhos marrons e cabelos marrons; somente meu avô paterno, meu tio materno era como eu e um tataravô materno também. Tenho um irmão mais novo 2 anos que é como meus pais. Então acredito que nasci com genes ressecivos. Se estiver enganada, por favor me informem. Grata.

  10. na verdade e do jeito que esta no texto mesmo
    porque se trata da melanina. ela e responsavel
    pela proteção do nosso corpo de radiações
    então quanto mais melanina temos mais radiação reflete

  11. O artigo original tem o mesmo erro:

    “Melanin, Saffra explained, is a pigment, and the more you have of it in your eyes, hair and skin, the darker they are, and thus the more sunlight they reflect.”

    Físicamente, quanto mais escuro um objeto é, menos luz ele está refletindo ou emitindo.

Deixe uma resposta