Aprendendo a Sorrir para Gatos: Como essa Simples Linguagem Corporal Vai Conectar Você a Seu Felino

Por , em 26.05.2023

Se você tem lutado para se conectar com o seu gatinho e sua ultra-soberba e fofura, não perca a esperança! Talvez você simplesmente não esteja falando o idioma certo.

Graças a um estudo de 2020, temos um truque interessante para você: Sorria! Mas, espere, não do tipo que exibe seus dentes brilhantes. Mais uma espécie de sorriso felino, onde você aperta os olhos e pisca bem devagar.

Os cientistas por trás deste estudo observaram e analisaram as interações entre gatos e humanos e confirmaram que este gesto não verbal ajuda os gatos – quer sejam familiares ou novos para você – a se abrir e serem mais receptivos à companhia humana.

“É muito gratificante demonstrar que podemos nos comunicar com gatos desta maneira”, disse Karen McComb, uma psicóloga da Universidade de Sussex que também é uma orgulhosa mãe de gato, em seu anúncio de 2020. “É o que os pais de gatos há muito suspeitavam, então ter evidências para respaldar isso é emocionante.”

Você provavelmente já notou que os gatos costumam ter uma expressão de ‘olhos meio fechados’, geralmente complementada por um piscar lento. É a maneira deles mostrarem que estão relaxados, muito parecido com o modo como nossos olhos se enrugam quando sorrimos. Essa expressão facial do gatinho é essencialmente a versão deles de um sorriso.

Por anos, os proprietários de gatos têm compartilhado histórias de que os humanos podem replicar essa expressão para comunicar simpatia aos gatos. Um grupo de psicólogos decidiu testar isso, projetando dois experimentos.

No primeiro experimento, os donos piscaram lentamente para 21 gatos de 14 lares diferentes. Uma vez que o gato encontrava um lugar aconchegante, os donos se sentavam a cerca de um metro de distância e piscavam lentamente quando o gato estava olhando para eles. Câmeras focadas nas faces tanto dos donos quanto dos gatos compararam essas interações com momentos em que os gatos eram deixados sozinhos.

Acontece que os gatos têm mais probabilidade de retribuir o piscar lento uma vez que seu humano o fez, comparado a quando eles estão apenas curtindo seu próprio tempo.

O segundo experimento envolveu 24 gatos de oito casas diferentes. Desta vez, os encantadores de gatos eram os pesquisadores, que eram estranhos para os gatos. Eles também tinham um grupo de controle, onde humanos encaravam os gatos sem piscar.

Os pesquisadores imitaram o mesmo processo de piscar lentamente que os donos, e adicionaram um gesto amigável de mão em direção ao gato. Eles descobriram que os gatos não só eram mais propensos a retribuir o piscar, mas também eram mais propensos a se aproximar da mão estendida após o piscar humano.

“Este é o primeiro estudo científico a investigar o papel do piscar lento na comunicação entre gatos e humanos”, disse McComb. “E não é apenas para pesquisa; você pode tentar isso você mesmo em casa, ou com um gato aleatório na rua. É uma maneira única de se conectar com nossos amigos felinos. Dê a eles um sorriso relaxado e de olhos apertados, seguido pelo fechamento dos olhos por um momento. Você ficará surpreso como eles espelham suas ações, iniciando uma conversa silenciosa.”

Claro, os cães podem parecer muito mais emotivos do que os gatos, mas para os amantes de gatos, isso não é novidade. Estudos recentes mostram que nossos amigos de bigodes estão mais sintonizados conosco do que poderíamos pensar, e compará-los com cães é um desserviço.

Por exemplo, os gatos espelham o comportamento de humanos receptivos, então se você acha os gatos distantes, você pode querer verificar suas próprias vibrações. Os gatos também refletem os traços de personalidade de seus donos e podem até sentir quando seu humano está se sentindo para baixo. Eles reconhecem seus nomes também, mesmo que ajam como se estivessem muito ocupados para se importar. O vínculo deles com seus humanos é surpreendentemente profundo.

É um mistério por que os gatos piscam lentamente para nós em primeiro lugar. Pode ser um sinal de suas intenções inofensivas, já que os gatos costumam perceber o olhar ininterrupto como uma ameaça. Alternativamente, é possível que os gatos tenham adquirido esse comportamento porque perceberam que os humanos respondem positivamente a ele. Mas com nossos amigos domésticos, é difícil dizer.

De qualquer forma, isso certamente ajuda a construir um vínculo. E saber como melhorar nossos relacionamentos com essas criaturas misteriosas também pode ser uma maneira de melhorar o bem-estar emocional delas – em nossas casas e em outros ambientes estressantes.

“Compreender as interações positivas entre gatos e humanos pode ampliar nosso entendimento sobre gatos, melhorar o bem-estar felino e lançar mais luz sobre as habilidades cognitivas sociais desta espécie menos estudada”, declarou a psicóloga Tasmin Humphrey da Universidade de Sussex. “Essas descobertas também podem ajudar a avaliar o bem-estar dos gatos em várias configurações, incluindo clínicas veterinárias e abrigos.”

Agora, admita, você está ansioso para experimentar isso, não está?

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports. Portanto, não é apenas um conto inventado por um encantador de gatos.

Uma versão anterior desse artigo foi publicada em outubro de 2020.

Deixe seu comentário!