Nova evidência para a primeira produção de oxigênio na Terra

Por , em 9.11.2011

Um novo estudo parece ter resolvido o mistério de quando o oxigênio começou a ser produzido na Terra e quanto tempo levou até que os níveis do gás fossem suficientemente grandes para suportar a vida. Pesquisadores australianos e canadenses fizeram a descoberta examinando elementos chave na formação de ferro bandado ao longo do tempo.

A primeira produção de oxigênio na Terra

O estudo identificou como ligações entre placas tectônicas, oceano e química da terra se combinaram para dar origem à vida na Terra cerca de 2,5 bilhões de anos atrás, durante um período conhecido como grande evento de oxigenação (GOE). O GOE mudou ambientes da Terra e possibilitou a vida em nosso planeta.

Pesquisadores encontraram uma abundância crescente de cromo nas formações de ferro bandado de 2,48 bilhões de anos atrás – uma indicação importante entre o início da vida e o crescimento dos continentes.

Usando esses dados, pesquisadores foram capazes de ver cianobactérias produzindo oxigênio: essa respiração oxidou as piritas ligadas à drenagem ácida da rocha que dissolveu cromo no solo e sulfato no oceano. Isso confirma que o período entre 2,28 e 2,32 bilhões de anos atrás, no GOE, realmente auxiliou na formação da vida complexa.

Vivemos em um ambiente único, pois a Terra é o único planeta que conhecemos que tem uma atmosfera rica em oxigênio, assim como uma hidrosfera vital para a vida complexa. Mas a atmosfera primitiva da Terra era pobre em oxigênio antes do GOE – por isso é vital entender como o oxigênio surgiu.

Há possíveis evidências de que cianobactérias possam ter evoluído pelo menos 2,27 bilhões de anos atrás, mas os mais velhos fósseis microbianos de cianobactérias que foram preservados muito tempo depois da atmosfera ter se tornado rica em oxigênio tem entre 2,5 e 2,3 bilhões de anos. [ScienceDaily]

• Darley Vieira Lages:

Gostaria de lembrar que:
    1) “A energia não pode ser criada nem destruída, mas transforma-se continuamente de um tipo em outro” (conhecimento basilar):
    2) Nos processos de fusão e fissão nuclear (estrelas, reatores e bombas nucleares p. ex.) matéria transforma-se em energia. Inversamente, de alguma forma energia transforma-se em matéria, pois se assim não toda a matéria do universo já teria se transformado em energia;
    3) Matéria e energia são formas diferentes de uma mesma coisa. A lógica mais imediata é imaginar a matéria como energia concentrada. Estou começando a achar o contrário.
    4) Só para encurtar o raciocínio, se “matéria/energia” não pode ser criada nem destruída, então ela é eterna e a quantidade que existe agora é a mesma que sempre existiu e a mesma que sempre existirá;
    5) O Universo é o espaço infinito (em todas as direções) com tudo o que ele contém. Se o Universo fosse finito, então ele teria que estar contido em algo, que também seria parte dele. O conglomerado galático em que estamos NÃO é o Universo, é apenas uma parte dele;
    6) Já que o Universo é eterno, então ele não foi criado, entretanto, pode sim haver um criador da humanidade, embora não haja nenhuma evidência disso
    7) Dizer que o Universo está em expansão é julgar o todo pelo particular e ignorar que a velocidade da luz é decrescente (provado).

Uma sementinha para pensar: imagine que a luz é na verdade um tipo de matéria e que tem massa. Muitas coisas estarão resolvidas (matemáticamente).

• @AtomicBlue:

O interessante disso é que agora podem usar essas cianobactérias para produzir oxigênio em outros planetas parecidos com a Terra (já foram descobertos vários), e assim tornar a nossa estadia lá ainda mais propensa…

Leva muito tempo. Quer dizer, qualquer processo de terraformação planetária leva muito tempo, é o tipo de projeto que tem que ser tocado por várias gerações seguidas – o sujeito que começar a semear cianobactérias ou outros seres vivos pioneiros não vai ver o resultado do seu trabalho. Nem seus filhos. E provavelmente nem seus netos.

É ainda mais prático montar estações espaciais. Também leva bastante tempo, mas é um tempo que pode ser medido em décadas, e quem começar, pode ser que, depois de se aposentar, ainda sobreviva para ver a estação completa.

• Marcelo Lobo:

Na verdade discutirmos sobre a vida é muito complicado pois sabemos que pra tudo sempre tem que ter um criador, fomos criados e isso é fato, quanto a vida em outros planetas com certeza mais cedo ou mais tarde iremos nos espantar com certas aparições e descobertas, o que temos que amadurecer é a certeza de que existe sim um criador, o Pai Celestial nos da provas a todo momento disso, cabe a nós percebermos o que esta a nossa frente de uma forma bem evolutiva e assim buscarmos entender melhor os mistérios da vida, contribuindo assim para a evolução da raça humana por assim dizer.

• igor:

”pois sabemos que pra tudo sempre tem que ter um criado” Discordo totalmente, pois seguindo essa linha de pensamento alguém teria que criar o criador, que por sua vez seria criado por um terceiro que tbm teria que ter um criador, emfim…

• Feruhz:

“”Discordo totalmente, pois seguindo essa linha de pensamento alguém teria que criar o criador, que por sua vez seria criado por um terceiro que tbm teria que ter um criador, emfim…””

Por acaso o avião, o carro, a vacina, o computador e tantas outras coisas que conhecemos hoje foram feitas por acaso? Nasceram em árvores???

Houve um criador para cada um deste.
      o.O é né existe criador.

“…pois seguindo essa linha de pensamento”, significaria que ‘Criador’ não existe!

Por isto, Eu discordo totalmente do igor e de todos os outros que chegam com tamanha certeza em seus argumentos contra um Criador.

E antes que haja mais argumentos, primeiro nos digam:

– Onde inicia e onde termina o universo?

– Não havendo um Criador então como apareceu a tal “poeirinha mágica” que começou a formar o espaço vazio pra que daí fosse criado todo o restante?

Porque mesmo que o universo nascesse sem um Criador, deveria haver algo que dali começasse a formar uma partícula.

Onde esta partícula nasceria e quem fez este espaço para que esta partícula desse início ao universo?

Se Vcs tem Argumentos “Comprovados” de que não existe um criador, então tenha em mão argumentos validos de onde vem a origem sem um craidor.

Não fomos criados, Marcelo, somos o resultado da evolução, somos animais e as provas estão por aí, basta abrir os olhos e a mente.

• Edmar:

Bacana, mas lembrar que a vida já existia em toda a terra desde 3,5 bilhões de anos atrás. Portanto surgiu muito antes. calculam 3,8 bilhões. Eram procariontes e viviam em atmosfera sem oxigênio. O O2 veio depois, aí é outra história, esta história.

Um ano, 20 anos, 50 anos… 500 anos, 2000 anos, 1000 000 anos, 2.500.000.000 anos, dia após dia, horas após hora… É muita coisa.

• Acyr:

O2? mais por que colocaram o logotipo de uma operadora de celular da alemanha?

• 3dx:

“Há possíveis evidências de que cianobactérias possam ter evoluído pelo menos 2,27 bilhões de anos atrás, mas os mais velhos fósseis microbianos de cianobactérias que foram preservados muito tempo depois da atmosfera ter se tornado rica em oxigênio tem entre 2,5 e 2,3 bilhões de anos”.
    os cientistas querem encontrar humanos em outros planetas e nao ALIENS, uma vida poderia muito bem viver em um planeta longe do sol, ou um gigante de gás, muito próximo do sol, ou sem água.

• Feruhz:

Vai ser difícil encontrar em outro planeta uma formação vivente que tenha as mesma caracteristicas humanas… A não ser que tenha como base “padrão” algo/alguém que informe adequadamente cada passo que deve ser dado na formção das moléculas.

Se não, Como num outro planeta aleatóriamente desenvolveria tamanha coincidência nas moléculas (que, por mínimos desvio de criação poderiam se tornar qualquer outra coisa) capazes de desenvolver um homem?

Tenha certeza que se um dia encontrarem um planeta com humanos. Por processo aleatório (aos raios e trovões, chuvas ácidas, temperaturas altas e muitas vezes muito frias) de criação é que não foi.

ou a muito tempo atrás o homem já havia feito foguetes e depois foi extinto formando nova linhagem ou então realmente existe um Criador. …(acredito na segunda parte). Mesmo que ainda não tenham encontrado este novo planeta.

Quem disse que os cientistas querem encontrar humanos em outros planetas?

• Feruhz:

O 3dx que comentou isso, eu somente informei que seria muito difícil os cientistas encontrarem o que procuram.
      Mas, fazer o que né. Cada um quer perder tempo no que acha que deve.

A minha mensagem foi para o “3dx”. Os cientistas não estão procurando por humanos, isto é bobagem da cabeça do “3dx”.