Primeiros macacos quiméricos são criados nos EUA

Por , em 9.01.2012

Pela primeira vez cientistas produziram macacos compostos por células retiradas de embriões separados. Os animais nasceram depois que pesquisadores combinaram células de embriões diferentes e implantaram em macacas.

Estes animais, que contêm grupos geneticamente distintos de células de mais de um organismo são chamados de “quimeras”. Quimeras são importantes para o estudo do desenvolvimento embrionário, mas até agora esse tipo de pesquisa era restrita a camundongos.

As quimeras também podem ser usadas para compreender o papel de genes específicos no desenvolvimento de embriões e para ajudar a estudar os mecanismos globais de desenvolvimento.

Os três macacos quiméricos, chamados de Chimero, Roku e Hex, são normais e saudáveis. Eles têm tecidos compostos de uma mistura de células que representam até seis embriões distintos. [BBC]

• Quimera Falante:

pobres animais vão passar vidas horríveis dentro de gaiolas pequenas sofrendo todo tipo de coisas horríveis pelo bem da ciência….. quando será que as pessoas vão ver que eles sentem do mesmo jeito que a gente e isso é desumano ???

Finalmente, mais uma especulação filmográfico de FC vai se tornando uma realidade “criada científicamente”: os seres engendrados geneticamente em laboratórios, tipo “Frankenstein revisitado”.

Filmes como “A Ilha do Dr. Moreau” é um dos próximos passos nessa linha de pesquisas.

Coitados dos médicos nazistas! Eram simplórios se comparados ao que se faz hoje em dia.

• Elizeu Moreschi:

Eu desejo que os pesquisadores foquem seus estudos nos telômeros de forma que consigam induzir os cromossomos a manter essas estruturas intactas a cada duplicação das células, impedindo, assim, o envelhecimento do ser e, consequentemente descubram a imortalidade ou uma maior expectativa de vida para o ser humano.

• SENAM:

É o homem brincando de deus ou está querendo imitar os Anunakis, ja foi publicado muitas outras experiências mais arrepiantes,estão querendo criar o Planeta dos Macacos!!!!!!!!!

• Elizeu Moreschi:

Na bíblia não diz que somos semelhantes a deus? Porque então seria errado imitá-lo?

• Baltazar:

Quimera…que legal! Com isso, no futuro teremos seres bizarros espalhados pelo mundo. Isso é um grande avanço nos estudos do mexe no que tá quieto. Senhores cientistas vão pesquisar a fim de aperfeiçoar os estudos sobre a cura para doenças atualmente incuráveis como a aids, lesões na coluna, regeneração de membros amputados ou mal formados, criação ou reparo de órgãos para aqueles que estão na fila esperando por um transplante etc. Tenho certeza que muitas famílias ficariam felizes, se esses avanços fossem alcançados.

Existe vários tipos de cientistas, então não critique os que estudam em outras areas pelo o que eles fazem ou deixam de fazer a partir do momento que não faz parte dos estudos deles ¬¬’

Tem uma outra possibilidade interessante com as quimeras: colocar em todos os seres humanos uma mistura de células-tronco de algumas pessoas escolhidas, assim todo mundo vai ser 100% compatível para doações de órgãos. Já pensou, nunca mais ninguém vai ter um órgão rejeitado? Nem tomar medicação anti-rejeição, que ataca o sistema imunológico deixando as pessoas vulneráveis a doenças?

• Fagulha:

A cara do macaquinho é pq ele ficou sabendo q era uma quimera

• Lulu:

A notícia não ficou bem escrita, mas resumidamente é isso:

Normalmente um embrião desenvolve-se a partir de uma célula que é fruto da fusão de um óvulo com um espermatozóide, o que resulta num genoma único e num animal original. Neste caso os cientistas conseguiram juntar seis embriões de macacos rhesus diferentes, cada um apenas com quatro células. Os embriões misturaram-se, produzindo apenas um animal que tem células provenientes dos diferentes embriões, com DNA diferente, isso acontece porque as células nunca se fundem, mas ficam juntas e trabalham em conjunto para formar tecidos e órgãos.

Pra quem não sabe, Quimera também é um animal mitológico de aparência híbrida com cabeça e corpo de leão, mais uma cabeça adjacente de cabra e cauda de dragão.

• Lulu:

Na verdade são três cabeças, uma de leão, uma de cabra e outra de dragão.

• Curioso:

Não entendi bem. Quer dizer que esses animais foram criados por uma mistura de células de indíviduos diferentes? Seria como se ele tivesse mais de 2 pais?

• Adriano:

O ser humano sera “fabricado” por esse metodo? Com que implicacoes?? (…)

• marizete assis alves:

A ciência evoluíndo. Pergunto ; como é o comportamento destes animais em relação a uma mães e com genes de vários pais ?

• Luiz Fernando:

É o mesmo porque não são os genes que determinam os vínculos de pai e mãe , ele vai crescer e confiar na sua mãe ”barriga de aluguel”

• Josmar:

Não vejo utilidade nisso. Ao contrário do estudo de células tronco, essa experiência é uma aberração criada por alguns cientistas que querem brincar de Deus.

• JJ:

“Imagem e semelhança”

• Luiz Fernando:

Ué se nem uma folha cai de uma árvore a não ser pela vontade de Deus, então por que ele daria inteligencia para os homens fazerem oque fizeram?

• Italo:

Josmar, o fato de vc não ver utilidade nessa pesquisa não significa que ela não seja útil. Aliás, com que autoridade vc descredencia uma pesquisa sobre quimerismo (ou qualquer outra pesquisa)? Meu caro, atualize-se antes de sair por aí falando bobagem.

• Josmar:

Caro Italo, eu tenho todo o direito de expressar a minha opinião, pois o espaço aqui é democrático. Antes de chamar a opinião dos outros de bobagem, atualize-se sobre o que é democracia e seja mais educado respeitando a opinião dos outros. Quanto a matéria gostaria que nos explicasse qual a grande utilidade de tal experimento.

• Herivelton:

O fato de cientistas americanos realizarem uma experiência científica não significa que a mesma tenha alguma serventia para a humanidade. Experiências como essas que se utilizam de animais, devem ser observadas e regras devem ser criadas para garantir que não haja maus tratos com os pobres animais. Além disso, o propósito e os benefícios devem ser expostos e comprovados. Não nos esqueçamos que algumas doenças foram criadas através de experiências científicas. Portanto nem toda experiência é útil ou benéfica.

• Alguma Palavra:

Você não vê utilidade nisso porque provavelmente não estudou ciência suficiente para entender. Tipico.

• Josmar:

Não,não eu estudei ciências, só não assisti a filmes de ficão ou fullmetal alchemist o suficiente para entender do assunto. Já você deve ser um expert.

• deco:

Só porque não você não sabe a utilidade, não significa que não tenha…

A que ponto chegamos. Quimeras devem ser produzidas “naturalmente” e não em laboratórios. Que sentido tem em se estudar o quimerismo? Coisa rara de se ver…

• Lulu:

E como se produziria uma quimera naturalmente?? Agora fiquei curiosa…

O substantivo “quimera” adjetivado como “natural” permite uma extensão de significado para além dessas misturas impossíveis feitas em laboratório(restritamente “quiméricos”!!!)

Assim, generalizando o termo, pode-se dizer que todos os humanos de uma dada geração são “quimeras naturais” de gerações anteriores.

Podemos perceber isso comparando fósseis muito antigos de Homo Sapiens com o que somos hoje, Homo Sapiens Sapiens.

Um exemplo um pouco mais próximo, no tempo, seria entender que os gregos de 2.500 anos atrás ou os romanos de 2.000 anos atrás eram mais “puros” (?) que os atuais habitantes da Grécia e da Itália, resultado de grandes “cadinhos de raças” de povos bárbaros de todo tipo, e até mesmo de asiáticos que invadiram o Império Romano por algumas vezes, sem falar dos árabes mouros na península ibérica!

Outro exemplo próximo: nós, brasileiros, somos “quimeras naturais” do entrecruzamento de portugueses (já miscigenados anteriormente), negros (de várias etnias intercruzadas) e indígenas (que se miscigenavam “tranquilamente”!!!).

Estou excluindo dessas considerações pessoas que sofrem malformações genéticas, que seriam “quimeras naturais” também, mas que não servem para aquilo que eu quis focar nesse meu comentário.

• Júlio:

Muito interessante, resultará em um grande desenvolvimento científico. Espero que os cientistas lembrem que são animais, modificados cientificamente, mas não deixam de sentir, pensar, mesmo que irracionalmente.

• Capitão Caverna:

Deixa eu ver se entendi, esses macacos têm vários pais e mães.
    No caso “Eles têm tecidos compostos de uma mistura de células que representam até SEIS embriões distintos.” um pai e uma mãe por embrião, o resultado dessa mistura teria 6 pais e 6 mães, uau!

• Ferreira:

Você não intendeu isso apenas viu em outro site. Em nenhum lugar nesse texto menciona o tanto de pais e mãe, mas em outro texto de outros sites diz que são 3 pais e 3 mães.

• Capitão Caverna:

Exatamente amigo, agora eu entendi pode ter sido 6 embriões de uma mesma fêmea, ou não.

• Gyver:

Também me pareceu ser isso. A notícia não está bem explicada. deviam mencionar que são seis embriões distintos ‘de macacos’ e que ninguém quer misturar embriões humanos com cavalos para tentar criar um centauro.

• Capitão Caverna:

Meu filho mas é claro qe eles misturaram embriões de macacos.

Gyver

Liga não! Talvez já existam, por aí, verdadeiros CENTAUROS escondidos do público.

Quem pode duvidar disso hoje em dia, né?

Pode ser que alguns relatos de aparições de E.T.’s sejam “quimeras humanas” que fugiram de laboratórios supersecretos!!!