Como o eixo da Terra afeta seus hábitos de sono

Por , em 7.11.2011

Muita gente gosta, outros detestam, mas a questão é que o horário de verão pode afetar nossas rotinas. Principalmente quando tivermos que voltar ao horário normal.

“Quando voltarmos ao horário normal, parece que temos uma hora extra no período da manhã para dormir, mas isso pode despistar as pessoas, principalmente porque elas acham que podem ficar acordadas até tarde, e, em última análise, dormem pouco”, adverte a Dra. Anita Valanju Shelgikar, da Universidade de Michigan.

Segundo a Dra. Anita, a chegada do inverno apresenta uma transição mais difícil, já que, conforme os dias encurtam, uma lacuna alarga entre nossos relógios internos do corpo e do dia.

O horário de verão é uma tentativa de tirar proveito da flutuação anual na quantidade de tempo em que vemos o sol acima do horizonte. Essa variação acontece porque o eixo em torno do qual a Terra gira não está em linha reta em relação ao sol; em vez disso, nosso planeta é inclinado 23,5 graus.

Isso significa que, conforme a Terra viaja ao redor do sol em seu curso anual, um hemisfério está inclinado em direção ao sol, recebendo mais do que seu quinhão de luz e calor, enquanto o outro fica mais distante, curtindo um inverno.

Este efeito se torna mais forte à medida que viajamos mais para o norte ou para o sul do equador, de modo que o verão em ambos os pólos significa 24 horas por dia de luz solar, e o inverno significa uma escuridão de 24 horas.

O horário de verão é uma tentativa de lidar com esta situação, deslocando o dia em uma hora para aproveitar a luz solar. A ideia foi sugerida pela primeira vez por Benjamin Franklin em 1874.
Segundo pesquisadores, a luz é a sugestão ambiental mais importante que diz ao nosso cérebro para acordar de manhã; sendo assim, a escuridão no período da manhã faz com que seja mais difícil sair da cama.

A Dra. Anita recomenda expor seus olhos a luz certa quando você se levanta. Enquanto a luz natural é provavelmente a melhor sugestão, luz artificial em seu quarto ainda pode ajudar.

A rotina também ajuda. Aderir a um horário fixo de sono, com uma hora de dormir fixa e uma hora de acordar fixa, pode ser ideal.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Lulu:

    Obviamente que estou falando por mim:
    Eu conto os dias para a chegada do horário de verão. Pra mim não tem nada melhor do que chegar em casa ás 19h, depois de um dia de trabalho, e ainda restar um pouco da claridade natural para fazer atividades ao ar livre, caminhar beira-mar…
    Na verdade, fisiologicamente, não sinto qualquer diferença no fuso horário. Meu organismo não tem toda essa sensibilidade que muitos reclamam e se adapta bem. Consigo ir deitar-me normalmente às 22h30 (independente de ser inverno ou verão) e levantar-me as 6h30 noutro dia, durante os dias de semana.

  • José Calasans:

    A Bahia adotou esse maldito horário,este ano e acredito que nos próximos,como sempre o sistema vai impondo sua vontade sem consultar o povo,eu nunca me adaptei a esse horário e aqui no meu estado não gera vantagem nenhuma,quem sofre com essa situação é o povão que tem que sair no escuro e se submeter a ação dos bandidos,pois deputados,vereadores e o pessoal dos camarotes,não passa o que o povo passa no dia a dia,tendo que levantar mais cedo,no escuro,em baixo de chuva e ainda tendo que pegar ônibus mais cheio que lata de sardinha e trânsito engarrafado.Mas logo,logo vem o carnaval e o povo esquece todos os problemas,e assim caminha o povo brasileiro,como na antiga Roma,ao povo pão e circo.

    • Ezio José:

      Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.
      NOS PAÍSES EQUATORIAIS (cortados pela linha do equador) e nos tropicais (situados entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio), a incidência da luz solar é mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão.
      No caso do Brasil – atualmente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão – a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema.
      ESTABELECIDOS NO BRASIL POR DECRETO desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de 1907.
      O Brasil é o ÚNICO PAÍS EQUATORIAL que adota o horário de verão

  • wellington:

    Realmente,
    além da dificuldade de acostumar acordar uma hora antes, temos o perigo de arriscar nossas vidas na escuridão.
    Eu mesmo já tive este desprazer de quase ser assaltado por acordar numa segunda feira às cinco da manhã e pegar o carro para trabalhar em outra cidade.

    • Ezio José:

      Wellington
      Aqueles que têm em mente uma ação criminosa (apesar de nunca ter colocado-a em ação) vão negativar seu cometário.

  • Carlos:

    O horário de verão tem a ENORME vantagem de nos dar mais luz do sol para atividades fora de casa.

    Isso permite mais contato com a natureza, passeios com filhos, caminhadas, enfim atividades longe da televisão ou computador.

    Creio que muita gente super-avalia os poucos (pouquíssimos) efeitos negativos de ajustamento do relógio interno de 1 hora para trás ou para frente no relógio.

    Se fosse tão complicado assim, viagem Rio-Manaus, que gera uma distância este-oeste de aproxmadamente 1 hora, dexaria as pessoas também “doentes”.

    Sem falar em Rio-New York, claro. Já ouviram alguém reclamar que não vai a New York devido ao fuso horário ?

    • Ezio José:

      Uma coisa é optar por algo; outra coisa é admitir imposições.

  • Amauri:

    Bacana, não sabia desta inclinação que a terra tinha, ótimo artigo.

    • Lulu:

      Vc fugiu da escola na segunda série do ensino fundamental?? rsrsrs

Deixe seu comentário!