Quanto mais alta, maior o risco de câncer de ovário

Por , em 9.04.2012

Sempre foi a mais alta da turma? Uma nova pesquisa aponta que você deve tomar mais cuidado, já que mulheres mais altas possuem um risco um pouco maior de desenvolver câncer de ovário.

Estudos anteriores já haviam revelado a ligação, mas ainda não havia evidência suficiente. A obesidade também é um fator relacionado ao risco.

A mais recente analisou 47 estudos de 14 países, incluindo 25 mil mulheres com câncer de ovário e mais de 80 mil sem câncer.

“Ao trazer as evidências mundiais juntas, foi possível ver que a altura é um fator de risco”, afirma a líder da pesquisa, Valerie Beral. “O câncer de ovário pode [também] ser adicionado à lista dos cânceres ligados à obesidade”, adiciona.

A pesquisadora Sarah Williams afirma que o estudo produziu um quadro claro dos fatores que podem afetar o risco de uma mulher desenvolver câncer de ovário, e um deles era o tamanho corporal.

“As mulheres podem reduzir o risco dessa e muitas outras doenças mantendo um peso saudável”, comenta. Como sempre, as recomendações incluem comer menos e melhor, e fazer atividades físicas.

No caso da altura, se você comparar uma mulher de um metro e meio com uma de um metro e setenta, a diferença relativa de risco de câncer de ovário é de 23%. De acordo com os cientistas, uma diferença similar seria vista ao comparar uma mulher magra com uma acima do peso. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

6 comentários

  • Isis:

    Esqueceram de pelo menos apresentar hipóteses pra explicar o porquê disso.

  • Licca:

    Talvez faça sentido, já que tive alguns casos na minha familia, e todas as mulheres são bem altas. Vou ficar em alerta, afinal tenho 1,85…

  • Paulo Eduardo:

    Tudo em excesso causa algum tipo de risco!!

  • Bruno:

    E ainda precisaria de um homem de 2,15 para satisfazer a altura dessa senhorita, pois como bem sabem, mulheres gostam de caras altos, exceto as muito altas que tem certa atração por cara mais baixos (quase todos), pois homem alto para ela é raro e certamente seria um esqueleto magrelo e feioso.

    • Raffa:

      hahaha vc está certo. Tenho quase 1,80 e só namorei (e namoro) homens mais baixos e gordinhos. Sinceramente adoro rsrsrs

  • Bruno Ávila:

    Deveriam estudar mais as causas.

Deixe seu comentário!