Rara “Cruz de Einstein” dobra a luz de um dos objetos mais brilhantes do universo

Por , em 3.08.2023
Um exemplo de uma cruz de Einstein, previamente avistada pelo Telescópio Espacial Hubble (Crédito da imagem: ESA/Hubble, NASA, Suyu et al.)

Astrônomos fizeram uma descoberta notável envolvendo um evento raro conhecido como “cruz de Einstein”, que envolve a divisão e amplificação da luz de partes distantes do universo. A imagem exibe uma galáxia elíptica em primeiro plano, localizada a aproximadamente 6 bilhões de anos-luz da Terra. Essa galáxia distorceu e dividiu um feixe de luz brilhante proveniente de uma galáxia em segundo plano, localizada a cerca de 11 bilhões de anos-luz do nosso planeta.

O padrão formado, conforme previsto por Albert Einstein em 1915, apresenta quatro manchas de luz azul cercando o tom laranja da galáxia em primeiro plano, uma configuração rara que será minuciosamente estudada pelos astrônomos para obter uma compreensão mais profunda do universo.

A fonte da luz de fundo provavelmente é um quasar, que é uma galáxia jovem contendo um buraco negro supermassivo em seu núcleo, devorando enormes quantidades de matéria e emitindo radiação que brilha mais intensamente do que um trilhão de vezes as estrelas mais brilhantes.

A teoria da relatividade geral de Einstein explica como objetos massivos distorcem o tecido do espaço-tempo. A gravidade, de acordo com as descobertas de Einstein, não é uma força invisível, mas sim o resultado da curvatura e distorção do espaço-tempo devido à presença de matéria e energia.

A cruz de Einstein recém-descoberta é muito provavelmente a luz de um antigo buraco negro sendo manipulada pela massa de uma galáxia muito mais próxima. (Crédito da imagem: Cikota et al.)

À medida que a luz viaja por regiões de espaço-tempo altamente curvado, como a área ao redor de galáxias massivas, ela se curva e se estende formando um halo ao redor da galáxia. A aparência desse halo é influenciada pela força da gravidade da galáxia e a perspectiva do observador. Neste caso específico, a Terra, a galáxia lente e o quasar estão perfeitamente alinhados, resultando na duplicação da luz do quasar, formando o que é conhecido como um “anel de Einstein”.

A descoberta dessa lente foi feita em 2021 pelo Instrumento Espectroscópico de Energia Escura, acoplado ao telescópio no Observatório Nacional de Kitt Peak, no Arizona. Análises adicionais foram conduzidas com o Explorer Espectroscópico Multi-Unit no Very Large Telescope, no Chile, confirmando que uma cruz de Einstein havia sido de fato encontrada.

Os anéis de Einstein, incluindo esse recém-descoberto, são de grande interesse para os astrônomos devido à sua capacidade de ampliar e reconstruir a luz curvada, aprimorando assim os detalhes de galáxias distantes. Além disso, a extensão da curvatura da luz pode fornecer informações valiosas para estimar as massas de galáxias e buracos negros, servindo como uma escala cósmica. Esse fenômeno permite que os cientistas estudem objetos que, de outra forma, permaneceriam muito fracos para serem observados, como buracos negros e exoplanetas errantes.

A descoberta da cruz de Einstein é uma contribuição significativa para a compreensão do universo. Através dessa ocorrência rara, os astrônomos podem estudar a distorção da luz em regiões de espaço-tempo curvadas, o que permite a observação de galáxias distantes com mais detalhes e a avaliação das massas de buracos negros e galáxias. Essas investigações têm implicações importantes para a astrofísica e a compreensão geral da cosmologia.

A pesquisa dos astrônomos sobre a cruz de Einstein foi aceita para publicação no The Astrophysical Journal Letters e está disponível no banco de dados de pré-publicações arXiv. [LiveScience]