Arquivo de Albert Einstein reúne mais de 80 mil documentos online

Por , em 21.03.2012

As descobertas notáveis de Albert Einstein ficaram notórias pela quantidade: foram vários teses e ensaios relevantes que influenciaram mudanças em muitos tópicos da física. Por essa razão, embora haja muito material sobre ele disponível na web, não é tarefa fácil reunir material sobre todos os seus estudos. Será que é possível compilar o máximo do que ele produziu em vida?

Para enfrentar esse desafio, a Universidade Yale (New Haven, Connecticut), dos Estados Unidos, e a Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, conduziram dois projetos paralelos para catalogar o trabalho de Albert Einstein.

A iniciativa da Yale foi produzir uma vídeo-aula, com pouco mais de uma hora de duração, em que todo o trabalho teórico de Einstein é exposto no quadro negro, com exemplos ilustrativos e explicações didáticas. Este projeto foi denominado “Einstein para as massas”, ou seja, pretende levar os enunciados do cientista a todos que não dominam profundamente a física.

Se a faculdade americana produziu um histórico científico de Einstein em vídeo, a Universidade Hebraica faz o mesmo na linguagem escrita. Em uma coleção ainda em expansão, eles já reuniram mais de dois mil documentos a respeito do legado do físico, e a previsão é de que este número ultrapasse a casa dos 80 mil.

A novidade é que, no caso do trabalho de Israel, não há apenas documentos sobre o trabalho científico de Einstein, mas sim uma cronologia de sua própria vida particular. A trajetória do cientista, que criou-se judeu-alemão, é explorada em detalhes como as relações com sua mãe, esposa e outras mulheres, suas visões sobre o conflito árabe israelense e seu olhar sobre o panorama da física.

No acervo, há destaques interessantes, tais como o primeiro manuscrito em que ele desenvolveu a famosa equação e = mc2. Você pode dar uma checada no que já foi levantado a partir deste arquivo online. [Open Culture]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • aguiarubra:

    Isso é o melhor lado da web!

  • MariannaGoret:

    Vai ser ótimo… como o próprio artigo diz, a grande “massa” que não domina a física poderá se interessar. ^^ Bela iniciativa.

  • how bausen:

    EINSTEIN

    FOI O MAIOR GÊNIO QUE A HUMANIDADE JÁ TEVE,de uma mameira geral, uma vez que existem áreas de conhecimento humano. Mas se observarmos atentamente o que Einstein fez são coisas inacreditáveis, inimagináveis sem qualquer meio de observação técnica, apenas abstração como ele mesmo dizia: IMAGINAÇÃO. Leiam o livro dele princípios da física, para iniciantes ao qual passa seus conceitos de física e como a enxerga.

    howbaus@yahoo.com.br

Deixe seu comentário!