Raro: veja baleia “engolindo” leão-marinho

Por , em 31.07.2019

O fotógrafo da vida selvagem Chase Dekker, de 27 anos, fez um raro e incrível registro nas águas de Monterey Bay, na Califórnia: uma baleia quase “engolindo” um leão-marinho.

O incidente ocorreu no último dia 22 de julho. Algumas baleias-jubarte estavam se alimentando de peixes (em específico, anchovas) nas proximidades de um grupo de leões-marinhos, quando uma delas acabou com uma refeição maior na boca.

Evento único

Dekker crê que esta é a primeira vez que tal cena é capturada em uma fotografia.

“Não era um grupo muito grande, apenas três baleias-jubarte e cerca de 200 leões-marinhos. Nós já vimos até 100 baleias e 3.000 leões-marinhos, então é uma coisa que pode ficar insana”, contou à Radio 1 Newsbeat.

Dekker e seus colegas estavam assistindo os animais se alimentarem quando o inesperado aconteceu: um “evento único”, conforme descreveu o fotógrafo.

“Eu tive cerca de uma fração de segundo enquanto a baleia se aproximava para realmente compreender que o leão-marinho estava no seu topo antes de clicar o resto da sequência”, explica.

Acidente

A baleia deve ter “engolido” o animal sem querer, uma vez que Dekker disse estar 100% confiante de que o leão-marinho saiu nadando em plenas condições depois do incidente.

Jubartes não têm dentes; elas “filtram” comida do mar usando cerdas em sua boca. Certamente, leões-marinhos não fazem parte de sua dieta.

De acordo com Dekker, uma baleia-jubarte normalmente leva menos de cinco segundos para alimentar-se, mas esta, com o leão “capturado” na boca, deixou-a aberta e afundou lentamente por 15 segundos, dando a ele tempo suficiente para nadar para longe.

“A baleia nunca fechou suas mandíbulas ao redor do leão-marinho, então ele não deve ter se machucado”, afirma.

Dekker complementa que baleias, leões-marinhos, golfinhos e tubarões evoluíram para caçar juntos o mesmo cardume de peixes. São parceiros, não inimigos – no entanto, o comportamento também torna este tipo de incidente bizarro possível. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (20 votos, média: 4,95 de 5)

Deixe seu comentário!