Refrigerantes antienergia – relaxe com apenas uma latinha

Por , em 10.02.2011

Durante anos, as bebidas foram complementadas com eletrólitos, cafeína, e promessas de energia instantânea. Quem nunca tomou um Red Bull quando precisava ficar acordado até altas horas da madrugada? Agora, a indústria de bebidas apresenta mais uma novidade: os refrigerantes antienergia.

Os novos refrigerantes estão sendo comercializados principalmente nos Estados Unidos, e têm como objetivo relaxar as pessoas após um dia estressante. Marcas como Malava Novacaine, Drank, Unwind, Mary Jane’s Relaxing Soda e Slow Cow são vendidas com a promessa de uma solução rápida para diminuir o ritmo quando as coisas ficam agitadas.

Alguns críticos, no entanto, questionam a segurança de tais produtos, os quais são vendidos em universidades e lojas de conveniência. Como acabaram de chegar ao mercado, não há muitos estudos científicos sobre as bebidas relaxantes, e pesquisadores apontam algumas semelhanças entre o líquido e misturas de drogas e remédios produzidos na rua.

Para Ronald Peters, professor da University of Texas Health Science Center, as bebidas antienergia são uma versão bem acabada das drogas urbanas. “Elas [as bebidas] realmente têm sedativos em sua composição. Torna-se um produto anti-ético”, afirma. Algumas marcas, inclusive, possuem um alerta no rótulo sobre o risco de sonolência e desaconselham dirigir após o consumo dos produtos.

Além disso, a presença de melatonina – um neurohormônio utilizado no tratamento de distúrbios do sono – em diversas bebidas do gênero gera controvérsias. Estudos apontam que a melatonina pode interferir na produção de testosterona, por isso seu consumo não é indicado para garotos até que estes entrem na faculdade. Outros compostos também são questionados como possivelmente perigosos, mas os riscos não foram documentados.

Porém, os fabricantes afirmam que as bebidas são seguras e, além disso, ajudam as pessoas – um dos empresários se refere ao produto como “uma alternativa positiva” para as drogas e o álcool, indicado a qualquer pessoa que precise relaxar após um dia estressante, de estudantes de ensino médio a executivos de Wall Street. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • PHAS:

    Menos pior do que ficar socando um monte de estimulantes (vejam a composição do Red Bull) em um cérebro cansado e estressado.

    Quem já ficou no limite da estafa ou da ansiedade sabe que não é qualquer chazinho de camomila ou suco de maracujá que resolve.

    Talvez o uso MODERADO dessas bebidas possa trazer algum benefício.

  • luciana:

    É mais barato um vazinho com hortelã na janela da cozinha.

  • Cristiane:

    EU REALMENTE QUERO UNS DESSES!!! VOU PESQUISAR JÁ!

  • Pedro:

    Imagine oq ia ser de gente usando na escola durante as aulas de história …. huahuhuahauhau

  • Elizabeth:

    Prefiro o bom e velho chazinho de melissa ou um suco de maracujá, ou um chá de camomila…
    Tô fora desses relaxantes enlatados.

  • Carlos:

    vocês tem que relaxar e gozarem! oloco, tem medo de tomar esse refri e ficarem dependentes como se fosse droga!
    piada mesmo né kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    se tivesse alguma miligrama que seja de alguma “Droga” é claro que nao ia estar a venda em conveniencias e nas faculdades! eu iria tomar com certeza um gole para ver esse efeito. Nada melhor que tomar esse refri depois de um dia longo e farto de trabalho!

  • Marte:

    Se a maconha é um componente dessa bebida não está claro. Mas Mary Jane é uma gíria norteamericana para o psicotrópico – deriva de marijuana, como é chamada a erva no México e na Califórnia –. E coincidência suspeita é que a maconha é apreciada pelo seu efeito relaxante, dita por alguns como a melhor antiestressante natural. O que não é o caso dessa beberragem.

  • Guilherme Eurípedes:

    Será esse o famoso Refri de maconha que está sendo laçado lá?

  • Vitor:

    Ainda há muito que pesquisar sobre esse produto.
    São muitas as controvérsias sobre o que realmente acontece no SNC.
    O cérebro não é um brinquedo.

Deixe seu comentário!