Robô voador aguenta muita pancada e continua voando
Conheça o Starmac, um robô flutuante autônomo desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos EUA. Ele é o dróide voador mais esperto que você verá por algum tempo.
Possui GPS, sensores e processamento computadorizado. É uma aeronave de pesquisa com quatro rotores, que os pesquisadores utilizam para criar algoritmos de navegação inteligentes.
Estes algoritmos permitirão que robôs como o Starmac naveguem evitando colisões e compensando automaticamente quando não for possível evitá-las. Os autômatos também podem trabalhar em conjunto, trocando informações e navegando entre si. Isso tudo sem esquecer que eles agüentam várias pancadas, empurrões e boladas sem perder a compostura, como você poderá ver no vídeo.
Isso traz várias implicações bacanas como buscas e resgates automatizadas, buscas em grandes áreas de maneira rápida e eficiente, etc. Mas isso também implica robôs espiões. E quando você assistir ao vídeo vai perceber que essa coisa se mexe igual às câmeras voadoras em (preencha o nome do filme de ficção científica de escolha).
Esse robô voador não é um aeromodelo, mas uma máquina inteligente que voa em colaboração com outras.
2 comentários
Projetei o mesmo robô a 2 anos atrás… só que não vi muita utilidade então deixei de lado,prefiri abandonar tudo e ir ver TV…
Star Wars?