Satélite perdido no espaço “atrapalha o trabalho dos colegas”

Por , em 14.07.2010

Há mais de dois meses, publicamos uma matéria sobre o Galaxy 15, um satélite que foi lançado com alarde pela NASA como uma verdadeira revolução no suporte às comunicações, mas que acabou saindo do controle dos operadores e passou a vagar errante pela órbita terrestre. Dissemos que o satélite perdido apresentava dois riscos: um remoto, de colidir com outro satélite, e outro significativo, de interferir nas comunicações por prejudicar os sinais de outros satélites. Pois parece que o segundo risco está se tornando realidade.

O Galaxy 15 está causando interferência no sinal de seus dois “irmãos”, Galaxy 13 e 14, que auxiliam na transmissão de importantes redes de TV a cabo dos Estados Unidos, e dando trabalho para os especialistas. Por enquanto, eles podem apenas acompanhá-lo, porque a solução inventada para retirá-lo das órbitas próximas (o raio-trator), ainda está em desenvolvimento. A interferência existe porque seu sistema operacional de transmissão continua funcionando, mesmo que esteja fora de controle: ou seja, ele não pode ser utilizado, mas atrapalha a vida de satélites ainda com utilidade.

Já é até possível prever: no dia 26 de julho, o Galaxy 15 vai entrar na órbita do Galaxy 14. Quatro dias depois, será o ponto em que os dois estarão mais próximos, ou seja, o ápice da interferência no sinal. Os técnicos terão que aplicar uma “gambiarra” para minimizar a interferência: direcionar as antenas e torres de transmissão para longe do Galaxy 15: com isso, o sinal do Galaxy 14 ficará um pouco mais fraco, mas evitará a maior parte da interferência. Essa quantidade de problemas relacionados a satélites é inédita na história das telecomunicações. [msnbc]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • leticia:

    Pooxa agora em OUTUBRO tá pra cair outro na nossa cabeça

  • Jorginho:

    Se continuar lançando esses troços, não vai demorar para que comece cair sobre nós !
    Tamos ferrado!
    Devem obrigar os donos recolham seus lixos …
    Ganham bilhões e devem recolher esses lixos… sujeitos descer na cabeça de alguns azarados!

Deixe seu comentário!