Cientistas descobrem aglomerado de galáxias gigante que possui 800 trilhões de sóis

Por , em 18.10.2010

Astrônomos descobriram o maior aglomerado de galáxias já visto até hoje, a uma distância de 7 bilhões de anos-luz da Terra. Esse aglomerado, chamado de SPT-CL J0546-5345, suportaria cerca de 800 trilhões de sóis e centenas de galáxias.

Segundo os cientistas, aglomerados de galáxias como este podem ser usados para estudar como a matéria escura e a energia escura influenciaram o crescimento das estruturas cósmicas. Há muito tempo atrás, o universo era menor e mais compacto e a gravidade tinha maior influência.

Assim, era mais fácil para os aglomerados de galáxias crescerem, sobretudo em áreas em que eram mais densos do que os seus arredores. Conforme o universo se expandiu a um ritmo acelerado, devido à energia escura, cresceu mais difuso. A energia escura agora domina a força da gravidade e impede a formação de novos aglomerados de galáxias.

O aglomerado descoberto está entre os aglomerados mais maciços encontrados a esta distância. Localizado no sul da constelação de Pictor (O pintor), a distância de cerca de 7 bilhões de anos-luz significa que os seres humanos podem ver o aglomerado da forma como ele se parecia 7 bilhões de anos atrás, quando o universo tinha metade da idade que tem agora, e o nosso sistema solar ainda não existia.

Mesmo nessa idade, esse aglomerado era tão grande quanto o aglomerado de Coma, nas proximidades. Desde então, ele deve ter crescido cerca de quatro vezes. Se pudéssemos vê-lo como ele se apresenta hoje, seria um dos aglomerados mais massivos do universo.

Segundo os cientistas, esse aglomerado está cheio de galáxias “velhas”, o que significa que nasceu cedo na história do universo, nos primeiros dois bilhões de anos.

O objetivo principal da pesquisa é encontrar uma grande amostra de aglomerados de galáxias maciças a fim de medir a equação de estado da energia escura, o que caracteriza a inflação cósmica e a expansão acelerada do universo.

Outros objetivos incluem compreender a evolução do gás quente dentro dos aglomerados de galáxias, estudar a evolução das galáxias massivas nos aglomerados, e identificar galáxias distantes formadoras de estrelas.

A equipe do estudo espera encontrar muitos outros aglomerados de galáxias gigantes distantes da Terra, assim que a varredura por telescópio for concluída. [ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

30 comentários

  • Manuel de Lima:

    Fascinante!

  • Rone Firmino:

    Bos pergunta Jorge. A resposta é pra vc e todos daqui. É longa: No principio só havia um unico Ser, eterno e completo em si. Ele não teve principio e não tera fim. É dificil eu sei entender este conceito. Mas sera que uma pessoa a mil anos atras entenderia como foi inventado e construido um celular como o que eu estou escrevendo? Não. Mas ele existe. O celular. Em um determinado tempo, Deus que tem poder. Sabedoria e amor numa escala inimaginavel, decidiu por amos criar o Universo espiritual e fisico Depois. Milhões de anjos foram criados. Estes eram perfeitos e cada qual possuia uma caracteristica, uma função. Quando Deus decidiu criar o homem. Ele disse ” façamos o homem a nossa imagem e semelhença”. Isso subentende 2 coisas: Ele estava conversando com um ser criado por Ele. E imagem e semelhança, não era aparencia fisica e sim qualidades como; sabedoria. Senso de justiça e principalmente amor. Hoje nós não vivemos como era o propósito original de Deus. Mas nada no Universo é capaz de impedir este propósito. Uma vida de 80 anos se vc tiver um pouco de dinheiro, vc ainda não conheceria nem 10% dos lugares bonitos do planeta. O que dizer então do Universo? Em breve o ser humano não ira se preocupar com doenças, guerras, dinheiro e até com a morte, estas coisas não existirão mais. Poderemos desenvolver tecnologias de observaçao das estrelas e seus planetas com nitides e precisão que nem sonhamos. E que dizer de visitar eles? ” para Deus todas as coisas são possiveis” ” o desejo de todos os viventes será satisfeito” . Se for da Vontade Dele o Criador…. Poderemos visitar outros sistemas solares. E até mesmo em outras Galaxias.

  • VNC:

    Isso ta uma verdadeira bagunça aglomerado de galaxias e sois mais deve ser muito quente 800 trilhões de sois é muito quente

  • marcelo:

    http://worldwide.familyradio.org/pt/ (em português) e baixe os livros e ouça os programas gravados
    acesse http://www.youtube.com/watch?v=pdDK8MVRGSE

    DEUS REVELA
    OUTRA PROVA IRREFUTÁVEL
    ASSEGURANDO QUE
    O ARREBATAMENTO
    ACONTECERÁ NO DIA 21
    DE MAIO DE 2011
    Deus, em Sua grande misericórdia, revelou
    que 2011 é o ano do arrebatamento, coincidindo
    com o Dia do Julgamento e o fim do mundo.
    Lembre-se que no versículo 8 do capítulo 3 da
    Segunda Epístola de Pedro, ao nos indicar o dilúvio
    na época de Noé e a destruição do mundo no fim
    dos tempos, Ele declarou: “Um dia para o Senhor
    é como mil anos, e mil anos como um dia.”
    De acordo com a Bíblia, o dilúvio aconteceu
    no ano 4990 a.C. Recentemente, nós aprendemos
    que o Dia do Julgamento acontecerá em 2011 d.C.
    O ano 2011 d.C. é exatamente sete mil anos após
    o ano 4990 a.C.
    Com sete dias de antecedência, Noé foi
    avisado por Deus que o dilúvio começaria
    (Gênesis 7:4, 10-16). Usando a linguagem de 2
    Pedro 3:8 que um dia é como mil anos, Deus usou
    Noé, um pregador da justiça (2 Pedro 2:5) para
    advertir que “a humanidade tem sete dias ou sete
    mil anos para escapar da destruição.” Até 2011
    d.C. somam-se, exatamente, sete mil anos depois
    que Noé pregou aquela advertência. Deus revelou
    à humanidade a prova exata que o Dia do
    Julgamento acontecerá no ano 2011.

    Ano da criação 11013 BC. Ano final 2011 AD. Vida eterna para os eleitos de Deus (arrebatamento) 21 de maio de 2011. Consumação eterna para esta criação de Deus incluindo o homem 21 de Outubro de 2011. Estimativa da população mundial desde Adão 14 bilhões de pessoas. Número completo dos eleitos de Deus 200 milhões. De toda a população mundial em cada 70 pessoas 1 foi eleito por Deus antes da fundação do mundo. É voce um deles? Ainda é o dia da salvação. Quando 21 de Maio de 2011 chegar a porta da salvação será eternamente fechada. Seja como os de Nínive. Quem sabe Deus terá misericórdia de você. É a minha esperança que Deus teve, ou terá misericórdia de mim. “E conhecereis a Verdade (Cristo) e a Verdade (Cristo) te libertará.”

  • Jorge:

    Infelizmente não estou nenhum pouco interessado ou preocupado com a importância para o universo da formiga número XBN5785125kj587ki698548y121321464976huyt678 que está em um formigueiro qualquer lá na Austrália. Apesar dela viver em um complexo e organizado sistema é um ser tão pequeno que minha análise de valor a descarta.

    Por que uma raça extra terrestre vinda de zilhões de quilômetros estaria interessada em seres como nós tão inferiores às formigas e habitantes de um sisco no universo? Creio que desejamos ardentemente ter uma importância que na realidade não temos.

  • marcelo:

    Na bíblia diz em Jó 26:13,14 “Pelo seu Espírito ornou os céus;(universo) a sua mão formou a serpente enroscadiça.
    14 Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder?”

    se tudo isso que foi criado Jó disse que foi somente a orla do seu poder,e quão pouco é o que temos ouvido dele, imagine o que ele teria feito com uma porção a mais do seu poder?
    nosso Deus é infinito, todavia ele não está distante está perto do que tem um espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito Deus não despreza
    converta-se hoje, pois só ele tem a vida eterna que está em seu filho Jesus Cristo

  • Drº Rogério:

    Deve ser bem melhor avalido tal circunstancia astronomica e fisica, porém vale lembrar da distãncia aqui considerada. Hipóteses são Hipóteses e conclusões são conclusões. Mas vale lembrar que o que procuramos está mais próximo do pensamos. Tão próximo que….’.

  • Regis:

    Mas o universo é grande mesmo; e mais ou menos tempo com as tecnologias atuais que possuem os telescópios(graça ao descobrimento do mesmo) iriamos descolbrir galaxias com essas quantidades de sois e a gente ainda nao viu nada, nadinha^^

    Olha so para uma analogia qndo olhamos para o céu anoite olhem a quantidade de estrelas(sois) que podemos observar a olho nu, agora imagina com telescópios avançados varrendo vastas áreas do universo, brink nao uai

    eh isso mesmo grande descoberta e veremos maiores descobertas ainda em breve…

  • kati:

    Ave maria é sol de mais… Como vcs conseguiram contar? rsr

  • Jorge:

    Não consigo entender o propósito de estarmos na gaiola chamada TERRA, sujeitos às intempéries da natureza, sujeitos a sermos atingidos por um corpo celeste qualquer e ao mesmo tempo vivendo como alguém olhando pela janela de um presídio a contemplar infinitos quilômetros de criação angustiados por não ter meios de tocá-los.
    Qual o propósito de sar em média 80 anos de vida ao ser humano em um universo com zilhões de anos?

  • ricardo santos:

    sera que os cientistas estão corretos quanto a isto? tudo é grande demais para o intelecto humano…

  • adalberto:

    Ae galera sei que não é fácil de aceitar o fato mas se acreditamos que foram descobertos 800 TRILHÕES de massas ou sois a cerca de 7 BILHÕES DE ANOS LUZ DE DISTÂNCIA da nossa “terrinha” e usando um pouco de concenso e pensamento eu só consigo acreditar que DEUS é o autor de tudo isto porque só algo relmente infinito para fazer acontecer algo tão grandioso como o que acabamos de ler

  • Cesar:

    A tradução está com problemas. O agrupamento não tem 800 trilhões de sóis, mas tem a massa de 800 trilhões de sóis. Quantas estrelas são? É difícil dizer, já que existem estrelas que pesam muito mais que o nosso Sol, e tem também os buracos negros, que tem a massa de milhares, até milhões de sóis. De qualquer forma, a nossa galáxia é considerada uma galáxia grande, e deve ter entre 100 e 400 bilhões de estrelas. Se o cluster tem algumas centenas de galáxias, isto implica que ele deve ter alguns trilhões de estrelas, talvez algumas dezenas de trilhões.

    Quanto ao fato da ciência não ser infalível, esta é uma lição de humildade ao ser humano: todo o nosso conhecimento depende do que acumulamos de conhecimento até agora. Se amanhã descobrirmos algo novo, que invalida o conhecimento que temos até agora, o que fazer? Simples, ficar feliz por descobrir mais um dos mistérios do Universo, abandonar o conhecimento errado, e avançar rumo ao novo, rumo a mais conhecimento, e a conhecimento mais correto.

    Enquanto isto, os religiosos, que se ufanam de seguir um livro inerrante, tem que ficar inventando desculpas para o “inerrante” livro ter absurdos científicos como a de que o mundo foi criado em seis dias, ou que as pessoas foram criadas a partir de bonecos de barro, e outras besteiras do mesmo calibre.

  • joao garcia:

    Mentiroso sou eu e não consigo mentir tanto.

    Conseguem saber o que são: 800 trilhões de sóis?

    JG

  • Guiler:

    Isto mostra como somos pequenos,e devemos usar melhor a nossa inteligência…

  • rodolfo:

    O calor deve ser imenso.

  • Jorginho:

    Resposta a Diego Uchiha Doppler : My God is outside of creation and everything is at your fingertips!

  • michel:

    o achometro é chato pra alguns, mas foi o principio da ciencia; abstração. e no caso da sobreposição quantica ainda é unica coisa que temos pra nos orientar um caminho a seguir.

    sobre o post, nesse lugar nao teriamos problemas com energia solar 😀 (essa foi péssima :/)

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Legais e com base os cometários dos colegas !
    Parabéns a todos !
    Isto só vem provar o quanto o Universo é gigantesco e nós, ínfima partícula nesta imensidão toda …
    Abraços

  • Rodrigo M.:

    Só por curiosidade, resolvi checar qual é a equivalência em Km da distância de 7 bilhões de anos-luz. O número é impressionante:

    66.719.784.688.416.000.000.000 Km (ou seja, 66,7 sextilhões de Km)

    Eu sei, parece bobo ter essa curiosidade, mas acho incrível como fazemos descobertas a uma distância como essa e sequer conhecemos plenamente o fundo dos nossos oceanos.

  • Everton:

    “Os cientistas tratam as pessoas como idiotas. Não conseguem medir com exatidão nem o que está próximo.”

    Então da proxima vez que um médico lhe receitar um remédio, criado por cientistas, dizendo que sua taxa de glicose está alta, não acredite ! Pois, afinal, eles não conseguem medir com exatidão, e devem estar errados, de acordo com suas palavras.

    “Na verdade não fazem nada além do absurdo das crenças religiosas, com a variante de sempre alguém estar remendando alguma coisa depois.”

    Defina melhor a sua comparação, pois esta está sem sentido…

  • sebastião neto:

    Os cientistas tratam as pessoas como idiotas. Não conseguem medir com exatidão nem o que está próximo. Usam o famoso chutômetro até chegar outro que não concorda e definir um novo valor. Afinal, se há variação ali, o que ninguém ainda pode provar,de 10 % para mais ou para menos, cerca de 80.000.000.000, ainda se acharão certos. Na verdade não fazem nada além do absurdo das crenças religiosas, com a variante de sempre alguém estar remendando alguma coisa depois.

  • Diego Uchiha Doppler:

    Where is your god now?

  • Everton:

    “mas nem todas estrelas são sois”
    Existe somente um Sol.

    A massa do conjunto SPT-CL J0546-5345 é (7,95 ± 0,92) × 1014 M;
    M é uma unidade chamada ‘massa solar’;
    Uma massa solar é igual à massa do nosso sol, que não quer dizer que ele é especial, e sim porque é o que conhecemos melhor e o tomamos como parâmetro para as demais estrelas;
    Assim, a massa do aglomerado é de cerca de 800 trilhões de sóis. Ou 800 trilhões de estrelas com massa ( o que é diferente de peso) de 332.959 vezes a massa da Terra, equivalendo a 1,9891 X 10³º kg

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_solar

    “Site Péba esse… toda publicação é corrigida pelos leitores.”
    Agradeça que ao menos exista sites como esse, pois a grande maioria dos sites do mundo são de religião e pornografia.
    Ainda bem que temos leitores atentos e dispostos a corrigir um ou outro texto equivocado neste ou naquele por menor.

  • Ivan:

    exatamente… estrelas são estrelas mesmo… e sois são estrelas… mas nem todas estrelas são sois… são 800 trilhões de sois como na matéria original, concordando com Paulo Roberto, em peso.

  • Everton:

    O Sol é uma estrela;
    Quando se referem a ‘Sóis’ estão apelidando as estrelas de um modo geral;
    Um estrela pode ou não ter um sistema planetário a seu redor;

  • ira:

    Continua a teoria da idade do universo.

    Lamentavel,quando a inteligencia humana não alcança o conhecimento de algo,então vem a teoria do (pode ser)(talvez fosse)e assim por diante.
    Afirmar que naquela época o universo tinha metade da idade que tem agora,É MAIS UMA TEORIA que breve cairá por terra.
    Logo virá nova descoberta e mais uma vez a teoria passada tambem passará.

  • Paulo Roberto:

    O Edgar está certo, em parte. São 800 trilhões de sóis, mesmo. Mas a matéria original não fala em quantidade e sim em peso. Na astronomia o peso das estrelas é medido em massa solar, sendo 1 o peso do nosso Sol.
    Na matéria original consta: “The cluster weighs in at around 800 trillion Suns, and holds hundreds of galaxies.”
    Tradução: “O cluster pesa em torno de 800 trilhões de sóis, e tem centenas de galáxias.”

  • Edgar:

    não, 800 trilhões de sois mesmo, ACHO que tem uma diferença entre isso, estrelas são estrelas mesmo, sois são estrelas que fazem parte de um sistema planetário.

  • Marcos B:

    800 trilhões de estrelas.

Deixe seu comentário!