Sentindo um “calorão”? Perder peso pode ajudar

Por , em 13.07.2010

Um novo estudo afirma que mulheres acima do peso que apresentam ondas de calor – o rubor e a transpiração que acompanham a menopausa – podem ser capazes de amenizar os sintomas se perderem peso.

Os pesquisadores dizem que além de ajudar nos sintomas e na qualidade de sua vida agora, a perda de peso também beneficiará a sua saúde a longo prazo.

A pesquisa trabalhou com mulheres acima do peso ou obesas que estavam na menopausa e apresentavam sintomas de ondas de calor e incontinência urinária.

Em algumas semanas, parte das mulheres experimentou uma dieta saudável e cerca de 40 minutos de exercícios diários, e ao fim da pesquisa, essas mulheres tiveram mais de duas vezes mais declínios nos sintomas das ondas de calor que as outras – apenas por terem perdido peso, e não necessariamente pela forma que perderam, fazendo dieta e exercícios.

A pesquisa tem uma fraqueza, entretanto: por as mulheres serem incontinentes, não é possível dizer que o estudo se aplica a todas as mulheres.

As ondas de calor não são apenas um incômodo. Elas podem diminuir a qualidade de vida da mulher, e já foram relacionados a um risco maior de depressão, ansiedade e insônia.

Os médicos dizem que baixas doses de medicamentos prescritos, incluindo antidepressivos, bem como terapia hormonal, que substitui o estrogênio e outros hormônios que diminuem durante a menopausa, podem ajudar a aliviar as ondas de calor em mulheres com sobrepeso que sofrem muito e precisam de resultados imediatos.

A segurança da terapia hormonal tem sido questionada nos últimos anos, pois vários estudos a ligavam a um risco aumentado de câncer de mama, derrame e outros problemas de saúde. Mas a curto prazo, ela ainda é a mais apropriada para mulheres que experimentam sintomas da menopausa, como as ondas de calor. As mulheres que decidirem tomar hormônios devem fazê-lo na menor dose e pelo menor período de tempo possível. As ondas de calor podem retornar quando a terapia for interrompida. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!