Sim, isso são três furacões no Oceano Atlântico ao mesmo tempo

Por , em 11.09.2018

Da esquerda para a direita, os furacões Florence, Isaac e Helene

Os trópicos foram à loucura: três furacões estão girando ao mesmo tempo no Oceano Atlântico, como as imagens de satélite acima mostram.

A visão foi capturada na manhã de segunda-feira (10). O furacão Florence (à direita na foto) é a maior ameaça neste momento, tendo atingido o status de categoria 4. Todos os três se tornaram furacões no domingo anterior.

Vistos do espaço

Mais de 3.000 quilômetros separam os três furacões, então a única maneira de visualizá-los juntos é a partir do espaço.

As imagens foram feitas por GOES 16, um satélite de última geração lançado no ano passado com a intenção expressa de melhorar as nossas previsões de furacões. Como bônus, também fornece uma visão do inferno para o público, mostrando do que o nosso planeta é capaz de um ponto de vantagem de mais de 35.000 quilômetros acima da superfície da Terra.

O GOES 16 também tem a capacidade de “dar zoom” em furacões específicos, oferecendo close-ups belíssimos (apesar de um pouco angustiantes).

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA compartilhou recentemente o olho do furacão Florence. O turbilhão de nuvens ao redor do centro do furacão é um sinal de que ele está se fortalecendo como esperado:

O pessoal da Estação Espacial Internacional também fez imagens incríveis do fenômeno, conforme passou sobre o Atlântico na segunda-feira de manhã. O astronauta Ricky Arnold publicou essas duas fotos no Twitter:

Riscos

Esta é a 11ª vez em que três furacões estão ativos ao mesmo tempo no Atlântico. A última vez em que isso ocorreu foi ano passado, quando Irma, José e Maria atingiram o status de furacão ao mesmo tempo. As cicatrizes de Irma e Maria ainda estão visíveis no Caribe e na Flórida.

As previsões para Florence e Isaac também não são nada boas. Felizmente, Helene pode desviar para o Atlântico central e não apresentar risco imediato para nenhuma terra.

Já Florence é uma ameaça para a costa leste dos EUA. O furacão está se fortalecendo rapidamente e pode atingir o Sudeste ou o Meio-Atlântico até quinta-feira, com um grande risco de tempestade. Há um potencial de enchentes históricas.

Enquanto isso, Isaac está indo em direção ao Caribe e às Pequenas Antilhas. Embora seja um pequeno furacão, ainda pode trazer chuva e tempestades a várias ilhas de Barbados a Antígua. Porto Rico também está dentro do cone de previsão da tempestade, embora muita coisa possa acontecer entre agora e o fim de semana para mudar seu trajeto exato. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (42 votos, média: 4,86 de 5)

2 comentários

  • Guilherme Junqueira de Almeida:

    Se não tivessem explodido tantas bombas termonucleares no planeta nada disso estaria acontecendo.

    • Cesar Grossmann:

      Nem que o ser humano quisesse ele conseguiria injetar tanta energia na atmosfera quanto o aquecimento global consegue. Mesmo com todas as explosões termonucleares (tantas? quantas?) que já foram detonadas.

Deixe seu comentário!