Simples programa de computador economiza milhares de reais

Por , em 9.02.2009

Um software, desenvolvido pela Universidade de Liverpool, desliga, automaticamente, o computador após o uso – e promete fazer com que empresas economizem milhares de reais por mês, das contas de eletricidade.

A equipe de Liverpool descobriu que bibliotecas 24 horas de faculdades, que disponibilizam acesso à internet, desperdiçam mais de um milhão de horas de energia, com computadores ligados e sem uso. Os criadores do novo programa o chamaram de PowerDown (redução de energia) – ele desliga o computador que permanecer inativo por mais de meia hora.

Usando a própria Universidade de Liverpool como modelo, os estudantes descobriram que 1600 computadores em bibliotecas gastavam, sem necessidade, 2,400 euros por semana, equivalente a R$ 7017 das contas de luz.

De acordo com Lisa Nelson, do serviço de computação da universidade, o PowerDown é fácil de ser instalado e de ser configurado. “Se eu precisar que o computador fique ligado durante a noite inteira, executando determinada função, é só dar o comando ao programa” explica.

O PowerDown foi criado, especialmente, para empresas que usem muitos computadores. Além da energia desperdiçada pela própria máquina, se for deixada ligada e inativa, o ar condicionado da empresa, muitas vezes, precisa ficar ligado por causa do calor que os computadores ligados causam. Com um programa tão simples, acaba-se economizando duas vezes. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

9 comentários

  • Khajiit:

    Até o windows tem essa opção, sem precisar baixar nada ¬¬’

  • Jhow:

    pqp…

    Isso é tão velho quanto o proprio pc.

    Vc vai em qualquer site de downloads (baixaki, superdownload, etc)
    e digita “shutdown”

    vai encontrar uns 50 no minimo.

  • Jefferson Oliveira:

    Isso já existe… Para um programador (eu), isso é mais fácil de fazer que respirar… Abraço a todos

  • Rodrigo:

    Essa função já existe, em vários programas.

  • Miguel Accacio:

    Era uma vez uma cidade toda feita de chocolate…
    Comecei assim porque sou livre para alternar entre Virgílio, (Vou abrir o Google para ver se esse Virgílio disse alguma coisa, guenta aí.) Achei! “Talvez um dia seja bom relembrar esse dia”, e eu mesmo, que sou um grande e desconhecido criador de estórias infantis. Por enquanto minha platéia ouvinte e leitora se resume a minha filha de 10 anos e os coleguinhas dela. Não é a glória?.
    Esse site é muito bom. Eu já disse outras vezes, mas sempre estou voltando aqui. (para justificar meu comentário apenas, não; o elogio é sincero.)
    E aí, quando o garoto entrou na floresta, ele escutou um barulho assim: “sssssssssssss…” ele deu uma paradinha, tentou ver de onde vinha o barulho. Nada, o barulho parou. De repente, de novo: “sssssssssssss…”
    Adivinha o que era: “Uma cobra!!”, grita todo mundo. Não é a glória?

  • Antonio Lessa:

    %windir%\system32\rundll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState
    crie um atalho com essa linha comando acima
    terá a funçao hibernar ….. que ja existe

    >outra opção para programar a hora de hibernar depois de algum tempo parado va em configuraçoes de energia e ligue a opção hibernar depois de 30 minutos de não uso.

    • Andhros:

      Pois é, se nem sabem usar o Windows, ainda devem ter copiado o programa de um tutorial.

  • Douglas Miranda:

    Só vou dizer que o artigo foi 10 se me passarem o link pra baixar o tal programinha… rsrs

  • Thiago:

    Desculpe minha ignorancia, mas acho que essa funcao ja existe, é só ir em iniciar/desligar computador =/

Deixe seu comentário!