Sonda japonesa envia mais imagens da superfície do asteroide Ryugu

Por , em 28.09.2018

A agência espacial japonesa, Jaxa, divulgou novas imagens da superfície do asteroide Ryugu, feitas pelos robôs enviados pela sonda Hayabusa 2.

As fotos revelam detalhes da rocha espacial, como a paisagem acidentada e coberta de pedregulhos desse impressionante corpo do sistema solar.

Os robôs

A Hayabusa 2 chegou a Ryugu em junho, após uma viagem de três anos e meio. No dia 21 de setembro, liberou dois robôs autônomos de 1 kg, conhecidos como Rover 1A e Rover 1B, em sua superfície.

Uma das principais preocupações no momento da implantação dos robôs é que a superfície do asteroide era ainda mais enrugada do que o esperado: é como se estivesse coberta com um tapete de pedras com pouquíssimos espaços lisos.

No entanto, os rovers pousaram corretamente e estão funcionando na superfície da rocha espacial.

Eles se movem saltitando, usando a baixa gravidade do asteroide. Cada um contém uma massa interna motorizada que gira para gerar força, impulsionando-o pela paisagem acidentada.

Imagens de Ryugu

Os robôs são equipados com câmeras para enviar imagens para a Terra, bem como sensores que medirão as temperaturas da superfície do Ryugu.

O Rover 1B também enviou as primeiras imagens de vídeo da superfície de um asteroide:

A rocha espacial de 900 metros de largura é conhecida formalmente como 162173 Ryugu, e pertence a um tipo de asteroide particularmente primitivo.

Acredita-se que seja uma relíquia dos primeiros dias do nosso sistema solar, de forma que estudá-la poderia esclarecer a origem e a evolução do nosso próprio planeta. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (37 votos, média: 4,68 de 5)

Deixe seu comentário!