NASA realiza missão para conferir se o asteroide Vesta tem uma lua

Por , em 13.07.2011

Você pode pensar em asteroides como corpos isolados, correndo sozinhos através do espaço, mas é perfeitamente possível que esses “solitários” tenham companheiros.

Por exemplo, o debate sobre se o gigante asteroide Vesta tem ou não uma lua poderá ser decidido em breve. A sonda Dawn da NASA vai entrar em órbita em meados de julho para tirar fotografias da rocha, que darão aos cientistas a melhor evidência a favor ou contra a existência de uma lua em torno de Vesta.

De fato, asteroides como Ida (31 quilômetros (km) de largura), Pulcova (145 km), Kalliope (166 km) e Eugenia (217 km), cada um tem uma lua. O Sylvia (282 km de extensão) tem duas luas. Medindo 531 km de diâmetro, é bem provável que o Vesta tenha uma lua também.

Astroide Ida e sua lua.

A sonda Dawn sugere uma possível fonte de uma lua em torno de Vesta. Quando um outro corpo colide com um asteroide, os detritos resultantes podem ficar em órbita ao redor do asteroide e colapsar gradualmente para formar uma lua.

Outra possibilidade é um jogo de “pinball” gravitacional, como quando uma lua formada em outras partes do cinturão de asteroides, através de complicadas interações gravitacionais com diversos órgãos, acaba sendo capturada pela gravidade de um deles.

O Telescópio Espacial Hubble e outros telescópios terrestres já procuraram luas em Vesta antes, e até agora não encontraram nada.

As câmeras da sonda Dawn vão fazer imagens do espaço em torno do asteroide, à procura de manchas suspeitas. Se alguma lua estiver lá, aparecerá como um ponto que se move em torno de Vesta em imagens sucessivas em oposição às fixas, como estrelas de fundo.

Os cientistas vão ser capazes de usar exposições curtas para detectar luas tão pequenas quanto 27 metros de diâmetro. Se as exposições mais longas não forem prejudicadas pelo brilho de Vesta, eles serão capazes de detectar luas de poucos metros de diâmetro.

Encontrar uma lua não é o único objetivo da missão. A sonda já está preparada para construir mapas globais e tirar imagens detalhadas da superfície do asteroide, revelando os pontos de sua topografia, e catalogando os minerais e elementos ali presentes.

Além disso, Dawn vai se tornar uma lua em si quando entrar em órbita em torno de Vesta. Os cientistas vão usar o sinal de rádio da sonda para medir seu movimento em torno de Vesta, o que dará uma grande quantidade de informações detalhadas sobre o campo gravitacional do asteroide. Informações como a massa de Vesta e sua estrutura interior, incluindo seu núcleo e possíveis concentrações irregulares de massa, também poderão ser obtidas.

É uma oportunidade única – a ciência está esperando há muito tempo uma situação excelente como essa para poder conhecer mais sobre esse mundo misterioso dos asteroides. Essa não é apenas a primeira vez que uma nave espacial visita tal mundo alienígena, mas também é a primeira vez que uma nave espacial visita um corpo maciço que não abordou anteriormente em uma missão de sobrevoo curta.

Em todos os casos, missões de sobrevoo ocorreram primeiro, fornecendo uma boa estimativa da gravidade do alvo, juntamente com informações sobre outros aspectos de seu ambiente físico, incluindo se alguma lua está presente. Desta vez, os pesquisadores estão muito incertos do que vão encontrar.

Então como será que o Vesta se parecerá? Os cientistas chutam que seja enrugado, antigo, com uma quantidade enorme de personagens que testemunharam alguns episódios fascinantes da história do sistema solar. Se uma nova lua está entre esses episódios, os pesquisadores já têm um nome em mente: Dawn.[LiveScience]

• Reis Gonzaga:

para meu! Vcs ganha alguma em ficar criticando; acho q não; é só não ler o artigo q diz a respeito. Se não fossem as pesquisas; nós teriamos cura; da tubercolosa;peste bulbonica e até mesmo a aids; ja esta em vias de cura; atraves das pesquisas.

Burro . . . positivei vc.

• burro:

Qual será o benefício se descobrirem que esse asteróide tem lua??…O que a humanidade ganha com isso??…Eu acho que continuam a jogar dinheiro fora e olha que tem muitas coisas pra fazer por aquí,pra que se preocupar com um fato sem importancia,puro desperdício.

• @AtomicBlue:

Que enjôo! Até quando essa palhaçada?! O benefício é conhecimento! E conhecimento é poder! Imagina se tivessem convencido aos filosofos (pais da física e das ciências) que questionar o comportamento do Universo era perda de tempo? Hoje não teríamos sequer computador para discutirmos estas notícias!
      Eu sei q a maioria das pessoas que entendem a importância dessas pesquisas não dão nem atenção a comentários formados por terceiros e sem personalidade como o seu (repete a ladainha que outros enfiaram na sua cabeça, “essas pesquisas não servem pra nada”, “tem criança morrendo de fome na áfrica precisando de mais ajuda”, …), mas eu vim responder porque tenho esperança que outras pessoas leiam meu comentário e vejam o tamanho da burrice que permeia esse seu pensamento.

Você não entende como a ciência funciona, como as descobertas humanas se dão, e por isso acha que estas pesquisas são desnecessárias. Você deveria pesquisar mais aonde originou o conhecimento que gerou as descobertas e criações que temos hoje.

É a vontade de conhecer, a sede por conhecimento e o empenho colocado nas técnicas de exploração e pesquisa que nos dão mais tecnologia, mas compreensão do mundo, mas poder no Universo…
      Seu comentário tem uma idéia pré-moldade por pessoas sem imaginação, é um comentário feio e que dissemina um modo de pensar totalmente contrário ao princípio da ciência, e por isso [esse modo de pensar] deveria ser erradicado!

Imaginem um deste se chocando com a Terra…

• Jose Ildefonso:

As imagens enviadas pela sonda Dawn já estão chegando:

• lucas de araujo martins:

a muinto oque descobrir. o fim da raça humana esta prosimo nao a para onde fugir . a especie humana e fragil o nosso proprio planeta nao suporta mais . nao a escapatoria é melhor esperar o fim . o ‘esquecimento global’ chegou aceitar oa fim . a especie mais brilhante se auto distruir .homo sapiens sapiens o fim da especie

• Robert:

A língua portuguesa já entrou em extinção.

e a mente desse sujeito tb.

• @AtomicBlue:

Que sensacionalista, Lucas!
      Realmente, a humanidade está se auto desruindo, mas ainda há soluções. Embora seu comentário esteja cheio de verdades, eu tenho esperança, principalmente porque vejo a tecnologia dando alguns passos (curtos) pra contornar essa situação.

Acredito, sim (como o filme 2012 nos mostrou), que os mais pobres (como eu!) vão sofrer mais com as mudanças climáticas e catástrofes naturais e falta de recursos inerentes à vida humana. Água ficará cara, consequentemente alimentos também, climatizar ambientes idem… Mas acredito que encontraremos, principalmente com ajuda da tecnologia, meios de sobreviver…

Prá investigar um asteróide sem graça eles tem tempo e dinheiro. Mas quando um cometa passa seis anos visível no céu diurno a olho nu (Hale-Bopp) quando o normal são algumas horas de visibilidade noturna com telescópio, eles não se interessam e não tiram nem uma fotinha sequer do objeto.

Meio estranho o estilo de trabalho da NASA né??

• José Ricardo:

Ao menos pela imagem parece ter uma lua.
    Acho que o governo dos EUA,ao invés de gastar tanto com as guerras devia incentivar mais tais projetos que são muito mais profícuos a humanidade.

A imagem qe corresponde ao asteroide Vesta é a imagem de cima a imagem de baixo é do asteroide Ida leia por baixo da imagem “Astroide Ida e sua lua.”, infelismente vc naum fez uma descoberta.
      E o pessoal qe fez a matéria tem qe se decidir se Ida é um ASTEROIDE OU ASTROIDE, mais oqe vale é qe a matéria é legal e todas as outras matérias tb.

kkk