“Tardígrado” gorducho é avistado em novo vídeo do sol pela nova sonda espacial da NASA/ESA

Por , em 23.07.2020

Tardígrados ainda não colonizaram o sol, por enquanto. Mas uma mancha em forma de tardígrado apareceu em um vídeo recente de uma sonda solar e levou a piadas sobre a presença do minúsculo animal aquático na superfície solar.

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) e a NASA publicaram as mais recentes imagens capturadas pela sonda Solar Orbiter. Ao observar o vídeo mais de perto algumas pessoas notaram uma mancha escura no canto superior esquerdo um dos vídeos. David Berghmans, cientista principal da missão disse durante uma coletiva de imprensa que a mancha parecia com um tardígrado: os gorduchos animais microscópicos notórios por serem quase indestrutíveis. Mas a mancha é nada mais do que uma falha nas imagens, disse Berghmans.

Zoom do “tardígrado” solar avistado pela sonda Solar Orbiter

A sonda espacial Solar Orbiter, de 1,8 toneladas, foi lançada em fevereiro, transportando 10 diferentes equipamentos científicos para observar nossa estrela-mãe tão de perto quanto nunca chegamos antes. As imagens iniciais da sonda já mostraram novos aspectos intrigantes do sol, que levaram os pesquisadores a dar nomes como “fogueiras, fibrilas e fantasmas escuros”, afirmou Berghmans na entrevista.

A mancha do tardígrado gorducho foi apelidada “nosso experimento extra de biologia”, segundo Berghmans.

O vídeo completo das “fogueiras solares” em que o tardígrado faz uma aparição

Crédito: ESA/Nasa

O tardígrado é um defeito no sensor do equipamento, segundo o cientista.

O “tardígrado solar” fica se movendo porque as imagens eram um pouco instáveis e foram corrigidas através de software.

Apesar da extrema resistência dos tardígrados eles não sobreviveriam na superfície do sol já que a temperatura pode chegar a 5,5 mil graus Celsius. Mas tardígrados foram enviados para a lua e talvez ainda estejam por lá, mas talvez nunca cheguemos a descobrir já que a sonda israelense se espatifou acidentalmente na superfície lunar ano passado. [Space]