Título de estrela mais fria do Universo está em novas mãos

Por , em 28.03.2011

Cientistas franceses anunciaram nesta semana a descoberta de uma estrela cuja temperatura parece ser de cerca de 100ºC, ponto de fervura da água. Esse número projeta a nova estrela, localizada a cerca de 75 anos-luz da Terra, como a mais fria já registrada pela astronomia.

A rigor, não se trata de uma estrela comum, e sim o que os astrônomos chamam de “Anã-marrom”. Trata-se uma classificação para os astros que deveriam se tornar estrelas, mas “não conseguiram” (estrelas fracassadas). Basicamente, é um corpo celeste que não conseguiu reunir hidrogênio suficiente em seu núcleo para tornar-se uma estrela, mas é mais densa do que um planeta.

Esta nova Anã-marrom (que por enquanto é identificada apenas pelo nome técnico CFBDSIR 1458+10B), vista a partir de um observatório espacial localizado no Chile, foi descoberta por representantes de duas entidades científicas da França. Eles consideram que é possível achar corpos celestes ainda mais frios em breve, procurando no complexo de anãs-marrons onde a CFBDSIR 1458+10B está inserida.

Para comparação: o nosso Sol apresenta uma temperatura de 5500ºC na superfície, ou seja, cerca de 55 vezes mais do que esta nova descoberta. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Julio Barone Neto:

    Não compreendo como uma estrela pode ser tão fria.

    • Daniel Magalhaes:

      Ela é uma anã-marrom, uma estrela que já esta se apagando. Mas por ainda produz calor (algum calor) e radiação próprios pela a fusão de elementos dentro de seus corpos ela ainda pode ser chamada de estrela. Comparando ela com o planeta Vênus, é que bem mais quente que ela, se Vênus por afastado do Sol ele gradativamente se esfriará por o Sol é a fonte de calor para Vênus. Já essa anã-marrom não tem uma fonte externa de calor só ela mesma. Só por tocar no assunto, talvez nosso próprio Sol vire uma anã-marrom, em um futuro incrivelmente distante.

  • Marcos Soares:

    Era interessante se ela fosse 100ºC negativos.

  • Juliano:

    Os processos de formação das anãs marrons são semelhantes aos das estrelas. Acredita-se que elas sejam formadas pela contração gravitacional de nuvens de gás e poeira. Essas nuvens são compostas majoritariamente de hélio, hidrogênio e outros elementos menos significativos em quantidade, como lítio e o deutério. Ao colapsar, a nuvem se torna uma bola de gás gigante com um disco de mesma composição ao seu redor. À medida que a gravidade da anã a comprime, seu núcleo fica mais quente e denso (transformando o gás em plasma).

    Como elas não possuem massa suficiente para realizar a fusão do hidrogênio (as de massa alta conseguem fundir hidrogênio, mas esporadicamente e com baixa eficiência), inicialmente realizam a fusão de deutério. A fusão produz energia suficiente que contrapõe a força gravitacional, fazendo-as brilharem (as anãs marrons com massa superior a 60 massas Júpiter, ainda conseguem realizar a fusão do lítio). Quando o deutério acaba, a contração continua. Essa contração aumenta a pressão térmica do núcleo que se opõem as forças gravitacionais. Os elétrons ficam livres de seus núcleos por causa das altas temperaturas. Como dois elétrons não ocupam o mesmo estado quântico, quando o núcleo é muito denso os estados de baixa energia são preenchidos e muitos elétrons são forçados a ocupar altos estados de energia. Isso gera uma pressão insensível à temperatura. Objetos alimentados por esse processo são denominados de degenerados. Isso já não ocorre com as estrelas, já que elas têm capacidade de fusão constante do hidrogênio. Quando isso ocorre, a estrela para de contrair mantendo seu brilho e tamanho. Já nas anãs marrons, quando a pressão de degeneração diminui seu colapso, a luminosidade gerada por sua contração gravitacional diminui gradativamente.

  • jonnes:

    O nome dessa estrela deve se chamar Brasil.

  • bruno:

    ahah….então a anã-marrom é uma “estrela farcassada” ??? tem uma mais perto de nós…..o que é a musica FRIDAY da REBECA então????

  • bruno:

    ahah….então a anã-marrom é uma “estrela farcassada” ??? e então o que é a musica FRIDAY da REBECA????

  • erica:

    eu adoro CIECIAS
    beijos***

  • lucas xavier:

    sol?

Deixe seu comentário!