Um a cada 3 bebês chegarão aos cem anos de idade na Inglaterra

Por , em 28.03.2012

Segundo o Escritório Nacional de Estatística (ENE) da Inglaterra, um em cada três bebês nascidos no ano passado viverá até pelo menos os 100 anos, enquanto o número de centenários aumentará 40 vezes nos próximos 50 anos.

Em 1961, havia apenas 592 pessoas com mais de 100 anos no Reino Unido. Em 2010, havia 12.000 pessoas com idade acima de 100 anos. Esse número está previsto para subir para 455.000 em 2060, um aumento de quase 40 vezes em relação a 2010.

Isso significa que o número de centenários subirá para quase meio milhão de pessoas até 2050.

O aumento da expectativa de vida apresenta um desafio no quesito “aposentadoria”. “Este desafio tem de ser resolvido para as pessoas não se aposentarem na pobreza”, disse Darren Philp, diretor de políticas da Associação Nacional de Previdência Complementar da Inglaterra.

A expectativa de vida tem aumentado no mundo todo de forma constante ao longo dos séculos, devido a dietas melhores,
avanços na medicina e um afastamento do trabalho manual, coisas que contribuem para a saúde.

O problema do aumento da expectativa de vida é o custo da provisão de pensões e cuidados de saúde nas próximas décadas. Para quem não via a hora de se aposentar, o aumento da expectativa de vida geralmente corresponde ao aumento da idade adequada para a aposentaria.

Sem contar outros fatores e outros tipos de aposentaria que não a integral, essa idade no Brasil é de 65 anos para os homens e 60 para as mulheres.

A idade legal de aposentaria já está programada para subir para 67 anos na Inglaterra, tanto para homens quanto para mulheres, em 2026. Essa medida é uma forma de se certificar de que a idade continue subindo conforme as pessoas vivem mais tempo.

Um relatório do ano passado constatou que metade dos trabalhadores britânicos não está poupando o suficiente para sua aposentadoria, enquanto a Associação Nacional de Fundos de Pensão advertiu recentemente que o número de pessoas que pagam pensões de trabalho caiu para seu nível mais baixo desde 1950.

Com o envelhecimento da população, que está vivendo cada vez mais, essa é a última coisa que a Inglaterra precisa.

Mulheres x Homens

O número de mulheres que chegam aos 100 anos sempre foi maior que o número de homens que atingem o mesmo marco, e é provável que essa tendência continue, porque as mulheres tendem a viver vidas mais saudáveis do que os homens.

Em 2010, havia 10.000 mulheres com mais de 100 anos, e apenas 2.000 homens. Segundo projeções do ENE, o número de centenárias poderia atingir 276.000 em 2060, enquanto o número de centenários será em torno de 179.000.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Gilberto M.:

    O texto diz que as mulheres vivem mais por levarem um vida mais saudável. Peço licença para discordar. Se você tomar um grupo de mulheres e o mesmo número de homens, todos levando uma vida saudável, acompanhando esse grupo por décadas, encontrar-se-há, no futuro, mais mulheres vivas do que homens. E todos levaram uma vida saudável. O estilo de vida é importante sim, mas o principal motivo de as mulheres viverem mais reside, principalmente, em questões hormonais e genéticas.

  • ns8094001:

    a futurologia engana-se muito,antigamente ja diziam que no ano 2000,nao existiriam carros ,os veiculos seriam uma especie de naves ,que ja teriamos colonizado marte que o petroleo ja estaria no fim,etc etc .

  • Gabriel:

    Ei Mariana, dando minha opnião, teu comentário não tem nada haver ;/ Na boa, de onde voce tirou isso? A idade de um país não influencia em nada nos jovens dele.

  • MariannaGoret:

    Os jovens do Brasil estão morrendo muito cedo.
    O jovem esta ficando cedentário. Não tem mais aquele pique do seculo XX. E é muito crítico, para um país que tem 500 anos. Hoje no Brasil existe mais idosos do que jovens. E é exatamente isso que o sistema quer.
    Jovens que nao revolucionam. Ficam o dia inteiro pensando besteiras e assistindo televisão.

    A inglaterra tem muitos anos de vida. Seria normal a população ser mais cedentária.

  • Paulo Eduardo:

    Um dia a gente supera as tartarugas!!

    – Pô natasha corinthiana, fala sério!!

Deixe seu comentário!