As últimas fotos de Saturno da sonda Cassini da NASA

Por , em 17.04.2016

Saturno, a joia do nosso sistema solar, reina supremo nas novas e espetaculares fotografias da sonda Cassini da NASA, que também capturou seus anéis deslumbrantes e a pequena lua Dione. A imagem acima foi tirada no dia 19 de fevereiro.

Nesta imagem raramente vista, que a NASA lançou no último dia 4 de abril, a sonda revela o planeta maciço, seus anéis e pelo terminador – também conhecida como zona de crepúsculo ou “linha cinza”, divisão entre a escuridão e a luz – em uma inclinação de 20 graus. À medida que o planeta se aproxima do solstício de verão do hemisfério norte, o pólo norte de Saturno fica iluminado ao longo de toda a duração do dia do planeta.

Na imagem em preto e branco, a pequena lua Dione – um dos 62 satélites conhecidos de Saturno – pode ser vista apenas como um pequeno ponto de luz, a 1.123 quilômetros de distância, no canto inferior esquerdo.

A Cassini capturou esta imagem de Saturno usando sua câmera grande angular. Na época, a Cassini estava a cerca de 1,9 milhões de quilômetros de Saturno e tinha uma vista do lado iluminado do planeta a cerca de 7 graus acima do plano do anel, de acordo com a descrição da imagem da feita pela Agência Espacial Norte Americana.

Uma iniciativa conjunta da NASA, ESA (Agência Espacial Europeia) e da Agência Espacial Italiana, o Jet Propulsion Laboratory (Laboratório de Propulsão a Jato), na Califórnia, supervisiona a missão Cassini. Desde detectar água em estado líquido na lua Enceladus a um lago de metano monstruoso em Titã, inúmeras revelações sobre Saturno e seu sistema chegaram à Terra pela sonda Cassini e suas duas câmeras de bordo.

Confira mais imagens: [Space.com]