Duas luas e um anel, em uma mesma imagem

Por , em 12.04.2016

Descobertos em 1610 por Galileu Galilei, os anéis de Saturno guardam seus mistérios até hoje. Não há consenso se eles se formaram junto com o planeta, ou se são o que sobrou de uma lua que se aproximou demais dele e foi destruída.

Atualmente, os anéis são “pastoreados” pela gravidade das mais de 60 luas que orbitam Saturno. Dentre elas, duas das mais fascinantes estão nesta foto, Titã e Encélado.

Titã tem 5150 km de diâmetro, sendo 10 vezes maior que Encélado, com 505 km. Na foto, aparece como um disco por causa que a luz do sol está sendo refratada pela densa atmosfera da lua.

Em algum ponto de Titã estão os restos da sonda Huygens, que caiu de paraquedas e fez as primeiras fotos da superfície cheia de montanhas de gelo do satélite.

Encélado não é menos interessante, com um núcleo cheio de água que flui constantemente pelas rachaduras de sua superfície. Até gêiseres já foram vistos.

A imagem que ilustra este artigo foi feita em 10 de junho de 2006, pela câmera de luz vermelha da Cassini, a 3,9 milhões de km de Encélado e 5,3 milhões de km de Titã. Cassini já está no fim de sua vida útil, e será destruída em um mergulho em Saturno, em 2017. [Phys.org]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!