Veja como assistir ao pouso da sonda InSight em Marte

Por , em 26.11.2018

Depois de sete meses de viagem pelo Sistema Solar, a sonda InSight da NASA finalmente vai pousar nas planícies de Elysium Planitia, em Marte, nesta segunda-feira (26), às 18h do Horário de Brasília.

Apesar de o evento acontecer a 146 milhões de km de nós, é possível acompanhar o pouso pelo site da Missão Insight ou pelo canal NASA TV do YouTube, entre as 17h e 18h30.

Programação:

A sonda InSight (ou “Exploração de Interiores utilizando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor”) vai entrar na atmosfera fina do planeta usando pequenos foguetes, então paraquedas serão abertos para diminuir a velocidade de aproximação e, por fim, foguetes de desaceleração para finalmente tocar a superfície.

A descida vai durar apenas seis minutos, percorrendo 128 km.

Um dos obstáculos que a sonda pode enfrentar são as tempestades de poeira que atingem a região nesta época do ano.

Modelos de computador

Nós só saberemos se o pouso foi um sucesso horas depois do horário programado de pouso. Antes disso, não teremos imagens em tempo real do pouso. Portanto, o que provavelmente vamos ver na NASA TV são comentaristas analisando modelos de computador que representam o evento.

Quando o InSight pousar, ele vai gerar um sinal de rádio chamado “tone”, que telescópios de rádio irão captar aqui na Terra. Se a sonda estiver funcionando normalmente, sete minutos depois do pouso ela vai produzir um bip bem alto.

A sonda orbital Odyssey está acompanhando de perto a InSight, e deve enviar imagens do pouso, assim como duas outras sondas que estão atrás da InSight.

Missão da InSight