Veja um motor a jato feito com impressão 3D

Por , em 20.05.2015

Curiosos para saber o quão longe podiam levar a tecnologia de fabricação aditiva da empresa, os engenheiros da GE Aviação em Cincinnati, nos Estados Unidos, criaram com sucesso um motor a jato simples, feito inteiramente de peças 3D impressas, que foi capaz de acelerar até 33 mil RPM.

O processo de fabricação aditiva que a GE Aviação usa se baseia em um laser para derreter camada após camada de metal em pó, até que finalmente uma peça personalizada é construída. É semelhante à forma como uma impressora 3D como a MakerBot funciona, mas, por serem feitas de metal real, algumas destas peças já foram aprovadas para uso em aviões pela Administração Federal de Aviação dos EUA.

Veja o vídeo do motor em funcionamento:

O motor a jato em miniatura que os engenheiros da GE construíram era, na verdade, uma versão modificada do que você encontraria em um avião de modelo RC. Como resultado, é incrivelmente simples e básico em comparação com os motores a jato que alimentam aviões modernos.

A experiência ajuda a adicionar credibilidade à ideia de que a impressão 3D acabará por ser usada para mais do que apenas bugigangas de plástico – como já sabíamos por notícias como a da empresa chinesa que está usando essa tecnologia para construir moradias populares. Eventualmente, ela vai se tornar uma parte essencial da produção moderna. [Gizmodo, Singularity Hub]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!