Veja o interior da tumba de uma mulher egípcia poderosa, com mais de 4 mil anos

Por , em 5.02.2018

Arqueólogos do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito descobriram a tumba de uma antiga sacerdotisa nos arredores da cidade do Cairo, nos oferecendo uma rara visão da vida de uma mulher egípcia poderosa há mais de 4.000 anos.

O túmulo é ricamente decorado e pertence a Hetpet, que serviu como sacerdotisa para Hator, a deusa da fertilidade, da música e da dança.

Enquanto sacerdotisas não eram comuns no Antigo Egito, o sacerdócio de Hator incluía várias mulheres.

A tumba tem uma entrada que leva a um santuário em forma de L.

A tumba

Dentro da tumba, o nome e os títulos de Hetpet estão gravados em uma “bacia de purificação”.

O túmulo também é decorado com pinturas muito bem preservadas, incluindo Hetpet em cenas de caça e pesca, e representações de pessoas derretendo metal, fabricando artigos de couro e dançando.

Uma visão das pinturas bem conservadas e raras dentro do túmulo da sacerdotisa

Alguns dos desenhos mais surpreendentes são cenas incomuns contendo macacos, que eram mantidos como animais de estimação na época.

Uma das cenas mostra um macaco colhendo frutas e carregando uma cesta, e outra mostra um macaco dançando na frente de uma orquestra. Apenas uma outra pintura egípcia de um macaco dançante foi encontrada anteriormente, no túmulo de Kal-ber, do século XII, em Sacará.

História

Hetpet viveu durante a quinta dinastia do Egito, um período próspero da história egípcia– foi a grande era das construções de pirâmides, quando faraós governavam e erigiam dezenas de templos e palácios.

Mostafa Waziri inspeciona o local do túmulo

Seu nome apareceu pela primeira vez em antiguidades desenterradas no sítio arqueológico em 1909, e enviadas para a Alemanha.

A tumba em si só foi escavada em 2017, mais de um século depois, por uma equipe liderada por Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

A equipe espera fazer mais descobertas enquanto continua a escavar o sítio. [NatGeo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (31 votos, média: 4,81 de 5)

Deixe seu comentário!