Veja um foguete russo com 600 toneladas de combustível explodir

Por , em 2.07.2013

No início da manhã desta terça-feira (2), o foguete Proton-M, lançado pela Agência Espacial Federal Russa, explodiu poucos segundos depois de decolar de Baikonur, no Cazaquistão, local da maioria dos lançamentos espaciais russos.

O foguete estava transportando três satélites para aumentar o GLONASS ,da Rússia (sigla para Sistema de Navegação Global por Satélite, o sistema de navegação russo equivalente ao NAVSTAR GPS norte-americano).

Você pode ver no vídeo que o foguete, que não era tripulado, começou a desmoronar logo após chegar ao topo do sistema de lançamento (apenas 42 segundos depois do início da decolagem). Em seguida, virou, acendeu e caiu no chão, desencadeando uma enorme bola de fogo. Parece que um de seus motores falhou. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.

De acordo com o chefe da Agência Espacial do Cazaquistão Talgat Musabayev, o foguete estava transportando cerca de 600 toneladas de combustível, incluindo heptil, amila e querosene, e a enorme nuvem de fumaça que apareceu logo após o acidente foi devido à queima do combustível heptil.

A nuvem foi descrita como “tóxica” pela Agência Espacial do Cazaquistão, mas eles insistem que a fumaça não vai chegar à cidade vizinha de Baikonur, que tem uma população de cerca de 36.000. Dito isto, um folheto recomenda que os moradores “não saiam de casa, fechem as janelas e portas bem e não usem ar condicionado”.

Heptil é um combustível perigoso e tóxico, e o Cazaquistão já tentou bloquear seu uso em foguetes russos no passado. Como os foguetes de Baikonur caem em direção à terra, e não no oceano como lançamentos especiais dos EUA fazem, essa toxicidade é um verdadeiro problema.

Alguns agricultores no Cazaquistão alegam que, mesmo depois de lançamentos bem sucedidos, os animais que pastam na terra perto dos locais de lançamento morrem devido a ingestão de grama contaminada. A recente explosão provavelmente não vai ajudar a reputação do heptil entre os cazaques.[POPSCI, SpaceAnswers]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!