Veja uma estrela explodindo “agora mesmo” em uma galáxia próxima

Por , em 27.01.2014

Na imagem animada acima, você confere o aparecimento de uma supernova no céu, em uma composição de fotografias “antes e depois” da M82, também conhecida como “Galáxia do Charuto”.

M82

M82

Embora essa supernova do tipo Ia só tenha surgido no nosso céu agora, a explosão ocorreu na verdade há 11,4 milhões de anos. Felizmente para nós, Steve Fossey, astrônomo da Universidade College London (Reino Unido), conseguiu detectar este raro evento brilhante a partir de um telescópio modesto em um local improvável: no neblinado norte de Londres.

Uma supernova do tipo Ia é um sistema binário no qual uma das estrelas é uma anã branca, enquanto a outra pode variar de uma estrela gigante até uma anã branca menor.

Fossey estava mostrando a galáxia para seus alunos quando notou algo estranho e enviou os dados a seus colegas da Caltech (o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA). Os pesquisadores de lá confirmaram a supernova, que parecia explodir com um brilho previsível, o que sugere uma origem comum.

Supernovas do tipo Ia ocorrem depois que material estelar de uma anã branca, estrela velha e fraca com excesso de massa, se acumula e passa um limiar crítico, acendendo uma explosão termonuclear.

De acordo com os astrônomos que observaram a M82, seremos capazes de ver esta explosão no céu em breve usando um simples par de binóculos, conforme ela fica mais forte e brilhante. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Fernandu Z-luciu:

    muita viagem…..os seres dessa galáxia estão a olhar uma via-láctea repleta de vida. o planeta terra, se certa civilização já assim nos detectou. não vida inteligente, mas na certeza que neste planeta há vida inteligente agora. assim como eu posso deduzir que a m82 atualmente possui vida inteligente, e vida inteligente também desde 11,4 milhões de anos……..

Deixe seu comentário!