Aprenda a diferença entre perfume, eau de parfum e eau de toilette e como utilizá-los

Por , em 29.02.2016

Os cheiros possuem um papel importante nas nossas vidas. Fragrâncias podem aumentar o seu nível de atratividade, o seu nível de confiança, entre várias outras coisas.

Na hora de comprar um perfume, você já deve ter reparado que existem muitos tipos diferentes. Aquelas embalagens que dizem “eau de parfum”, “eau de cologne” e “eau de toilette” não são simplesmente marketing; elas realmente indicam que a substância dentro delas possui uma determinada composição.

Tipos de fragrâncias

As fragrâncias são misturas complexas de matérias-primas, que podem ser extratos de fontes naturais ou sintéticas.

Este termo é unissex e genérico. Para preservar uma mistura de aromas agradáveis, óleos são dissolvidos em um solvente (normalmente o álcool). Quanto maior for a concentração de óleos, maior é a intensidade da fragrância. Essa intensidade determina quanto tempo uma aplicação dura na sua pele.

Fragrâncias vêm em muitas formas e nomes diferentes, mas geralmente se enquadram nessas categorias:

diferencas fragrancias perfume eau

Eau Fraiche – É a versão mais diluída de fragrância, geralmente com 1% a 3% de óleo de perfume em álcool e água. Geralmente dura menos de uma hora.

Eau de Cologne (Colônia) – É o termo mais antigo para perfume. Leve, fresco e frutado, geralmente composto de 2% a 4% de óleos de perfume em álcool e água. Tende a ser usado em fragrâncias voltadas a pessoas mais jovens. Normalmente, tem a duração de cerca de 2 horas.

Eau de Toilette (Água de banho) – Spray com composição de 5% a 15% de pura essência de perfume dissolvida em álcool. Normalmente, tem a duração de cerca de 3 horas.

Eau de Parfum (Perfume) – Historicamente unissex, esse termo é usado para descrever fragrâncias que contêm 15% a 20% de essência pura de perfume e tem a duração de cerca de 5 a 8 horas.

Perfume – Uma corrupção da expressão em latim “per fumum” (através do fumo). É a mais concentrada e cara de todas as opções de fragrâncias. Ligeiramente mais oleosa, é composta de 20% a 30% de essência pura de perfume. Uma única aplicação pode durar até 24 horas.

Como escolher a fragrância certa

Você já deve ter reparado que as fragrâncias artificiais mudam um pouco conforme quem as usa. Isso porque se misturam com os odores naturais, então o ideal é que você escolha uma que funciona melhor com seu próprio cheiro.

Logo, não compre um perfume sem testar ou por recomendação de outra pessoa.

Vá a uma loja e experimente não mais do que quatro fragrâncias de cada vez (duas é o ideal). Você pode aplicar uma em cada pulso, limpando o seu olfato com algo forte, como grãos de café, quando cheirar cada uma delas.

Evite usar as tiras de papel normalmente fornecidas para testar a fragrância. O cheiro inicial não é necessariamente aquele que permanece para o resto do dia.

Após a pulverização das fragrâncias em seus pulsos, caminhe ao redor da loja, cheirando-as em vários intervalos de até uma hora.

Outra dica é não esfregar o perfume na pele. Parece uma coisa sensata a se fazer, mas, na realidade, quebra a ligação molecular, tornando o odor mais fraco. [RealManRealStyle]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!